
Com potencial para ser um dos maiores produtores de hidrogênio verde do mundo, o Brasil tem vantagens naturais associadas a uma matriz elétrica predominantemente renovável. Um projeto desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação (RBCIP) e a Aliança da Inovação de universidades do Rio Grande do Sul promete transformar esgoto em água limpa para a produção de hidrogênio verde — fonte de energia não poluente que pode substituir combustíveis derivados de fontes fósseis, como a gasolina, o diesel, o gás e o carvão.
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O mercado de carros elétricos no Brasil teve um avanço considerável em 2023. As opções disponíveis, especialmente nos segmentos de "entrada", fizeram as vendas atingirem números históricos.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o segmento emplacou 7.462 unidades em julho - a maior parcial nos últimos 11 anos, desde que a série foi iniciada em 2012. O dado representa um aumento de 138% em relação ao mês de julho do ano anterior.
Com essa maior procura, vamos relembrar aqui quais são os modelos 100% elétricos à venda no país atualmente. A lista também traz os preços, a capacidade da bateria, a potência, o torque e o alcance considerando os dados do Inmetro.
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Quando os elétricos eram apenas veículos experimentais, medir a poluição dos automóveis consistia em analisar gases de escapamento e evaporados (combustível não queimado). Com a chegada dos elétricos às ruas, o sarrafo subiu. Porque, apesar de serem classificados como ZEV (Zero Emissions Vehicle), os elétricos podem contribuir para as emissões se consumirem energia elétrica gerada por fontes poluidoras – o que é muito comum.
Antes, bastava medir as emissões “do tanque à roda”; mas, agora, é necessário avaliar o que acontece “do poço à roda”, ou seja: desde a origem do combustível ou da energia até seu consumo. Só assim é possível saber quais as rotas tecnológicas se apresentam como mais limpas em termos de CO2, o principal gás causador do efeito estufa (não existe solução perfeita).
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A comercialização de veículos elétricos ou híbridos teve um aumento de 55,5% em março de 2023. A alta é ante o mesmo mês do ano anterior. Nos últimos três meses, o crescimento registrado foi de 50% na comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Abve (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
No total, foram comercializadas 5.989 unidades, transformando março deste ano no segundo melhor mês para a venda de elétricos da série histórica, iniciada em 2021. O mesmo vale para o resultado do trimestre, o melhor já registrado, com 14.787 eletrificados leves vendidos. Na comparação com os 3 primeiros meses de 2021, a alta foi de 223%.
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A Eve Air Mobility, subsidiária de mobilidade urbana da Embraer (EMBR3), anunciou nesta quinta-feira (20) que sua primeira fábrica para produzir aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) será no Brasil, na cidade de Taubaté (SP).
A linha de produção ficará dentro de uma unidade da Embraer na cidade, entre as rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), em uma área a ser ampliada. A empresa ressalta, no entanto, que a planta ainda está sujeita à aprovação final das autoridades.
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Com o avanço da eletrificação da frota de veículos e da produção de hidrogênio no País, a demanda extra por energia deve exigir investimentos de R$ 2,2 trilhões até 2050. Esse é o montante estimado para instalar cerca de 540 gigawatts (GW) de energia renovável, como solar e eólica, segundo levantamento do Portal Solar, empresa franqueadora de projetos fotovoltaicos.
O estudo foi feito com base no cruzamento de dados oficiais e projeções de entidades setoriais, órgãos de governo e institutos internacionais. De acordo com o trabalho, a transição energética da atual frota de veículos circulantes do Brasil traria uma demanda adicional de 403 terawatts-hora/ano (TWh/ano), um volume que se aproxima da capacidade total de geração de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ou seja, seria necessário acrescentar 270 GW de capacidade instalada.
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