Seleciona sua linguagem

Membros da Comunidade Global Shapers
Membros da Comunidade Global Shapers

O Global Shapers Annual Summit 2023 acontecerá em Genebra, na Suíça, de 16 a 18 de junho.
A Comunidade Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, é uma rede de inovadores, ativistas, empreendedores e agentes de mudança, com menos de 30 anos, que trabalham juntos para promover soluções locais para desafios urgentes.
Os Global Shapers têm acesso a oportunidades únicas de aprendizado, incluindo experiência prática, para desenvolver habilidades práticas para liderar uma mudança social positiva.

Pessoas de todo o mundo estão se preparando para enfrentar os maiores desafios de nosso tempo, desde a mudança climática até a desigualdade e o conflito – e Wanjùhì Njoroge é um deles. Esta é a história dela.

Wanjùhì foi criado no condado de Nyeri, no Quênia, em uma cidade rural que fica no sopé do Monte Quênia. Ela sempre foi apaixonada pela conservação, mas testemunhou a contínua destruição da natureza. Ela sabia que queria mudar o curso do futuro de sua comunidade.

Em 2015, Wanjùhì ingressou no Nairobi Hub - uma iniciativa da Comunidade Global Shapers do Fórum Econômico Mundial - uma rede de inovadores, ativistas, empreendedores e agentes de mudança, com menos de 30 anos, que trabalham juntos para promover soluções locais para desafios urgentes em mais de 500 hubs baseados em cidades em 150 países e territórios.

“A mudança climática é o maior desafio do nosso tempo, com o aumento das temperaturas e a degradação do ecossistema ameaçando a vida como a conhecemos”, diz Wanjùhì.

“No fundo, eu sabia que precisava falar, me posicionar e liderar minha comunidade para restaurar e proteger nossos grandes bens. A Comunidade Global Shapers me deu confiança para não esperar que outra pessoa agisse – mas para testar minhas próprias habilidades de liderança e apoiar outras pessoas a fazerem o mesmo.”

Como Global Shaper, Wanjùhì ganhou acesso a oportunidades únicas de aprendizado, incluindo experiências práticas para desenvolver habilidades práticas para liderar uma mudança social positiva. A exposição ao Fórum Econômico Mundial e sua rede de especialistas e líderes colocou Wanjùhì frente a frente com os tomadores de decisão e ofereceu uma plataforma para ampliar suas ideias.

Em 2018, Wanjùhì e outros agentes de mudança no Centro de Nairóbi organizaram uma das maiores campanhas ambientais da história do Quênia, apelidada de #SaveOurForestKE. Essa campanha levou à proibição total da colheita florestal.

Mais tarde, Wanjùhì criaria várias empresas sociais para apoiar as comunidades rurais, proteger as florestas nacionais e capacitar outras mulheres e meninas.

Em 2022, Wanjùhì avançou ainda mais. Ela concorreu nas eleições gerais do Quênia de 2022 para membro do parlamento do condado de Nyeri. Ela disse: “Embora eu não tenha vencido a corrida, consegui. Demonstrei o poder da juventude em ação. Nossa geração pode alcançar os mais altos níveis de liderança. Podemos influenciar a tomada de decisões, começando agora.”

Esta semana, a Global Shapers Community realiza sua cúpula anual, dando as boas-vindas a 500 jovens líderes locais como Wanjùhì em Genebra, na Suíça. Os participantes discutirão os desafios locais, debaterão abordagens de liderança e compartilharão as melhores práticas de ação.

Aqui estão três maneiras pelas quais a Comunidade Global Shapers está criando mudanças duradouras:

1) Dar aos jovens um lugar à mesa

Jovens como Wanjùhì estão cada vez mais vendo decisões sendo tomadas às custas de seu futuro. Essa geração jovem agora exige ser ouvida. A Comunidade Global Shapers corrige isso fornecendo treinamento, suporte e plataformas que os jovens precisam para realizar todo o seu potencial e participar significativamente das decisões sobre seu futuro.

Desde 2011, a Comunidade Global Shapers integrou centenas de jovens em reuniões internacionais de definição de agendas onde decisões críticas estão sendo tomadas – incluindo a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas Conferência.

"Acredito que os jovens são essenciais para a construção de soluções. Agora, mais do que nunca, precisamos da energia, engenhosidade e visão dos jovens enquanto procuramos enfrentar os formidáveis, mas não intransponíveis, desafios que enfrentamos coletivamente", disse Klaus Schwab, fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial e da Comunidade Global Shapers

Ao dar aos jovens um lugar à mesa, não apenas reconhecemos as importantes e diversas experiências vividas, emoções e conhecimentos da próxima geração - mas também garantimos que as soluções sejam informadas por aqueles que as herdarão a longo prazo.

Os jovens líderes que visitam Genebra, na Suíça, esta semana não apenas ganharão exposição ao sistema multilateral e às organizações internacionais que operam aqui para o bem global - mas também desenvolverão o know-how para influenciar os tomadores de decisão dentro deles.

2) Acelerar a eficácia e a ação dos jovens

Em 500 cidades, de Atlanta a Acra e de Zurique a Zagreb, os membros da Comunidade Global Shapers trabalham juntos para implementar projetos que atendem às necessidades das comunidades locais. Eles respondem a desastres, lideram ações climáticas, aceleram a requalificação, moldam tecnologias e incorporam equidade em economias e sociedades.

Até o momento, a Global Shapers implementou mais de 2.500 projetos de base, apoiando dois milhões de partes interessadas diretas e envolvendo mais de doze milhões de pessoas em todo o mundo. Os resultados desses projetos são descritos no Relatório de Impacto da Década da comunidade .

O impacto da comunidade, no entanto, vai muito além dos resultados do projeto. Talvez o impacto mais importante – e ainda mais difícil de quantificar – seja a eficácia individual e coletiva reconhecida pelos membros ao longo do processo de mudança.

“Ser um Global Shaper não é um título, reconhecimento ou conquista”, diz ela. “É uma mentalidade. Trata-se de moldar ativamente o mundo ao nosso redor, cultivando conexões significativas onde vivemos e trabalhamos. Trata-se de identificar onde temos influência e arregaçar as mangas para fazer a mudança acontecer. E magicamente, conforme reimaginamos e reconstruímos nossas comunidades, começamos a ver o que é possível e quem somos capazes de nos tornar.”

O Global Shapers Summit busca expandir horizontes, aumentar ambições e impulsionar jovens líderes com novas habilidades e soluções para trazer ideias à escala.

3) Demonstrar que a participação global é possível.

Global Shapers são de todas as esferas da vida. Os membros estão ativos em mais de 500 cidades, áreas rurais, campos de refugiados, regiões polares e pequenas ilhas. No entanto, a comunidade é definida menos por suas diferenças e mais por suas paixões, valores, interesses e experiências compartilhadas.

Wanjùhì diz: “Sou apenas um dos 30.000 Global Shapers do passado e do presente que compartilham uma perspectiva semelhante. Nossa geração quer uma nova liderança capaz de enfrentar a insegurança, a desigualdade e a emergência ecológica. Global Shapers em todo o mundo reconhecem que precisamos ser a mudança que queremos ver. Temos que defender e organizar, promover nossos valores comuns e lutar pelo nosso futuro – juntos”.

Em nosso atual contexto geopolítico, a diferença costuma ser usada para nos dividir. No entanto, a Comunidade Global Shapers usa sua diversidade para demonstrar como podemos acelerar a ação coletiva por meio da solidariedade global e do poder das pessoas. É uma rede descentralizada aberta que convida a participação e colaboração dos jovens em todas as oportunidades disponíveis.

“Reunir-se como Global Shapers exige que entendamos e respeitemos experiências e pontos de vista que não imitem os nossos. Esta é uma das lições mais valiosas que você pode aprender com esta comunidade. Por design, cada membro deve abraçar a diversidade, equidade, inclusão, representação e um senso geral de pertencimento”, conclui Wanjuhi.

O Global Shapers Summit reunirá seus membros para celebrar nossas diferenças, encontrar pontos em comum e unir forças para enfrentar os maiores desafios de nosso tempo. Os Global Shapers acreditam que a mudança começa com uma pessoa e uma comunidade de cada vez, e esta semana 500 jovens darão passos importantes para tornar essa visão uma realidade.

Siga a hashtag oficial #ShapersSummit23 no Twitter, Facebook e Instagram para cobertura do Global Shapers Summit e assista às sessões transmitidas ao vivo no LinkedIn .

Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação Sustentabilidades

Natalie Pierce
WEF

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.