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Vantagem de baixo carbono do VE depende da usina que o carrega
Vantagem de baixo carbono do VE depende da usina que o carrega

O setor de transporte dos EUA está no meio de um esforço agressivo para substituir os combustíveis fósseis e o motor de combustão interna por energia renovável e veículos elétricos com emissão zero. Os incentivos do governo foram atualizados recentemente para incentivar não apenas a venda de veículos elétricos a bateria (BEVs), mas também o aumento da produção doméstica de baterias, motores elétricos e estações de carregamento de veículos elétricos.

Embora o desejo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas seja admirável, a análise do impacto ambiental total de um veículo a gasolina deve ser comparada à pegada de carbono completa de um veículo elétrico para entender qual projeto de veículo é realmente melhor para o planeta. Zero emissões de escape são as vantagens mais óbvias que os carros elétricos têm sobre os carros a gasolina, mas se a usina que carrega um EV não estiver usando fontes de energia renováveis, a vantagem de baixo carbono do veículo elétrico cai drasticamente.

O processo de fabricação – junto com a eventual destruição e reciclagem – de um veículo elétrico são dois fatores mais críticos na avaliação da pegada de carbono total de um EV. Esta análise completa do ciclo de vida das emissões de gases de efeito estufa (às vezes chamada de “do berço ao túmulo”) leva em consideração as emissões de CO2 geradas pela produção de baterias de íon-lítio e pelo processo geral de fabricação de veículos elétricos versus veículos convencionais.

Isso significa que os veículos elétricos realmente não são melhores para o meio ambiente? Não, mas significa que suas emissões de carbono e contribuição geral para a qualidade do ar não são tão claras quanto simplesmente apontar para um Tesla e dizer: “Veja, sem tubo de escape significa que não há poluição do ar, o que deve ser melhor para o planeta”.

O site da EPA leva em consideração tudo, desde a produção de baterias de veículos elétricos até fontes renováveis ​​de geração de eletricidade. A agência também avalia o potencial de um veículo elétrico para reduzir a produção de dióxido de carbono e reduzir as emissões gerais ao longo de sua vida útil. Os dados da EPA confirmam as maiores emissões de CO2 de um veículo elétrico na fabricação de baterias de veículos elétricos, mas também mostram a vantagem do ciclo de vida dos carros elétricos – SE eles forem carregados por fontes de energia limpa.

Infelizmente, a principal fonte de energia elétrica nos EUA continua sendo o carvão e o gás natural, o que significa que a maioria dos veículos elétricos está basicamente transferindo as emissões de gases de efeito estufa de seus escapamentos inexistentes para a chaminé de uma usina de energia. No entanto, alguns estados, incluindo o Alasca e a Califórnia, têm uma alta porcentagem de geração de energia limpa a partir de energia hidrelétrica, solar e eólica. Os veículos elétricos nessas áreas provavelmente estão gerando menos emissões durante todo o seu ciclo de vida do que um veículo movido a gasolina.

Embora a realidade das emissões de veículos elétricos seja maior do que muitas pessoas imaginam, não desanime se você pensou que os veículos elétricos eram sua única opção de transporte limpo. Os compradores que procuram reduzir substancialmente sua pegada de carbono, sem usar um EV completo, devem considerar um veículo elétrico híbrido plug-in (ou PHEV). Exemplos incluem o Kia Sorento Plug-In Hybrid e o Toyota RAV4 Prime.

A maioria dos PHEVs são elegíveis para os mesmos créditos fiscais concedidos aos EVs. E como os PHEVs oferecem entre 25 e 50 milhas de operação apenas elétrica, eles podem corresponder essencialmente à operação de emissão zero do tubo de escape de um veículo elétrico para a maioria das tarefas diárias de direção dos consumidores. E, mesmo quando o alcance elétrico de um PHEV está totalmente esgotado e o motor ligado, eles ainda oferecem índices de MPG substancialmente mais altos do que um veículo a gasolina tradicional.

Enquanto algumas montadoras estão se movendo rapidamente em direção a uma frota totalmente elétrica, algumas veem os PHEVs como uma forma alternativa de eletrificação que oferece o melhor dos dois mundos – zero emissões na maioria das condições de direção, com emissões altamente reduzidas mesmo quando operando no modo híbrido. Até que a rede elétrica dos EUA seja alimentada principalmente por energia renovável, os PHEVs podem reduzir as emissões e os custos de combustível no mundo de hoje, muitas vezes a um preço substancialmente menor do que um veículo elétrico de tamanho semelhante.

Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação Sustentabilidades

Karl Brauer
iSeeCars

 

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