Selecione seu Idioma

Os VCM têm um papel fundamental a desempenhar globalmente
Os VCM têm um papel fundamental a desempenhar globalmente

Os mercados voluntários de carbono (VCM) têm um papel fundamental a desempenhar na proteção da natureza e na concretização das nossas ambições climáticas globais.
A participação no mercado estabilizou e são necessárias intervenções urgentes, reformas de mercado e compromissos empresariais para acelerar e dimensionar o VCM.
Um novo white paper descreve quatro áreas principais de ação que as empresas podem adotar para se envolverem efetivamente com o VCM.

Os impactos devastadores das alterações climáticas no planeta, nas pessoas e nas economias são cada vez mais bem compreendidos. A questão chave é o que fazemos para catalisar a ação imediata e acelerar os esforços de mitigação. O mercado voluntário de carbono (VCM) é uma das poucas opções de financiamento de transição que pode acelerar a ação, dimensionar novas tecnologias e ligar o capital privado a projetos de elevado potencial no tempo limitado disponível.

O investimento hoje é fundamental, não só para proteger a natureza e mitigar imediatamente as emissões de carbono, mas também para criar oferta de crédito em preparação para as metas e ambições para 2030. No entanto, o VCM não conseguiu garantir o investimento financeiro necessário para escalar e inovar suficientemente.

O risco de críticas, a complexidade do cenário de mercado e a falta de incentivos estratégicos estagnaram recentemente o crescimento do VCM. Embora estejam a ser abordadas preocupações válidas do mercado, as empresas devem começar a utilizar os mercados de carbono para implementar medidas climáticas agora e posicionar-se a si próprias e à sociedade para alcançar ambições de emissões líquidas zero. As empresas precisam de uma abordagem estratégica para integrar a gestão dos riscos climáticos, conceber processos de divulgação transparentes e garantir o acesso futuro aos créditos de carbono. O Fórum Económico Mundial e a Bain & Company colaboraram com mais de 30 empresas de grande ambição, motivadas pelo objetivo partilhado de avaliar e aproveitar o potencial dos mercados de carbono, para publicar um documento branco com o objectivo de acelerar o envolvimento empresarial com o VCM.

Uma visão futura para mercados voluntários de carbono

Desenvolvemos uma visão para o futuro do VCM visto através de seis lentes:

Uma nova narrativa: Uma nova narrativa deve reconhecer e recompensar a utilização de créditos de carbono de alta integridade como complemento, e não como alternativa, a outras atividades de descarbonização. Algumas empresas abusaram dos mercados de carbono como um atalho de baixo custo para evitar a tomada de medidas significativas de descarbonização. Isto levou a riscos de reputação mesmo para empresas que agem com integridade. Sem esta nova narrativa, os conselhos de administração e os investidores não têm a justificação para mobilizar capital significativo para o VCM.

Estratégia, não filantropia: Hoje, o VCM é usado principalmente por empresas para fins filantrópicos ou para atingir seus objetivos de responsabilidade corporativa. As empresas precisam de implementar créditos de carbono como um custo integral da atividade empresarial, em vez de encararem os créditos como despesas discricionárias.

Reconhecimento pragmático dos esforços: O reconhecimento explícito dos esforços de elevada integridade é fundamental para incentivar a ação. No entanto, este reconhecimento deve reconhecer que as empresas têm perfis de emissões diferentes, acesso desigual às alavancas de descarbonização e estão em diferentes fases do caminho para a neutralidade carbônica. Reconhecendo estas limitações e diferenças entre setores, os reguladores e os organismos de normalização podem conceber quadros que forneçam incentivos específicos para as empresas afetarem capital aos esforços de mitigação para além das suas cadeias de valor, mantendo ao mesmo tempo a hierarquia de mitigação “abate-first”. Um mercado de carbono próspero no futuro proporcionará incentivos para investimentos paralelos em esforços de redução e mitigação para além da cadeia de valor.

Divulgação e reivindicações transparentes: A próxima onda de envolvimento corporativo no VCM exigirá confiança no mercado e nas reivindicações associadas que as empresas podem fazer. O Código de Prática de Reivindicações da Iniciativa Voluntária de Integridade dos Mercados de Carbono (VCMI) fornece uma base para comunicar ações corporativas de maneira padronizada. No entanto, várias normas e barreiras precisam de ser ainda mais harmonizadas. A dedicação empresarial a relatórios transparentes e precisos deve ser sustentada para construir confiança, combater o greenwashing e estabelecer as bases para a próxima onda de ação corporativa.

Gestão de risco madura: Os futuros mercados de carbono devem emular sistemas de mercado maduros com múltiplos níveis de gestão de risco e controlo de qualidade. Por exemplo, os dados de projetos e registros devem ser regulamentados e sujeitos a auditorias frequentes e avaliações de agências de classificação para dar confiança aos compradores antes de fazerem grandes investimentos.

Convergência num mercado global: À medida que o VCM amadurece, pode ser desenvolvido um sistema integrado de precificação global do carbono, oferecendo maior transparência. Hoje, os sistemas de preços estão fragmentados por geografia e entre mercados voluntários e de conformidade, complicando ainda mais o cenário para as empresas que, de outra forma, estariam prontas para se envolverem. Os créditos de carbono proporcionam ligações fracas entre os mercados; isso pode se fortalecer com o tempo. À medida que os preços, os mercados e os padrões evoluem, os intervenientes vencedores monitorizarão continuamente a evolução e ajustarão as suas estratégias em conformidade.

Para que o VCM cresça de forma eficaz e para que as empresas incorporem o VCM nas suas estratégias mais amplas de descarbonização, deve haver vontade de agir agora e aprender abertamente, e as empresas precisam de cobertura aérea contra críticas injustificadas se avançarem neste sentido.

Quatro pistas de ação

Para acelerar a participação, identificámos quatro vias de ação principais para permitir que a próxima vaga de empresas navegue no VCM.

1. Definir função zero líquida para créditos

As empresas devem definir um papel claro para os créditos de carbono, complementar à descarbonização na cadeia de valor. Tanto uma ambição concreta como objectivos ambiciosos devem ser definidos com resultados quantificáveis e a curto prazo.

2. Crie valor e reconhecimento

Garantir o capital necessário para dimensionar significativamente o VCM requer um argumento claro para a criação de valor. As empresas devem considerar toda a gama de oportunidades de criação de valor, tanto para os seus interesses comerciais como empresas, como para as partes interessadas ao longo da cadeia de valor e dentro do ecossistema mais amplo.

3. Personalize um portfólio

Para complementar os esforços de redução primária, as empresas podem construir uma carteira de créditos de carbono que maximize o impacto da sua estratégia de transição. As carteiras devem consistir em créditos de alta qualidade adaptados aos seus negócios, com foco de curto prazo nas emissões evitadas que transitam para a remoção de carbono ao longo do tempo.

4. Orquestre o esforço

As empresas podem projetar seu modelo operacional para posicioná-las no nível desejado de participação no VCM. As empresas podem atuar como compradores, parceiros ou construtores de negócios completos com capacidade crescente e requisitos de FTE. O nível de apoio externo necessário também deve ser considerado neste contexto.

Sem mudanças hoje, os conselhos de administração e os investidores não têm uma justificação para investir à escala necessária – milhares de milhões por ano, não milhões – e o capital natural será perdido, as comunidades serão ainda mais afetadas e o investimento inicial em soluções necessárias para o caminho para a neutralidade carbónica não será possível. ser feito. Simplificando, mover o VCM para uma adoção corporativa mais ampla exige repensar os incentivos e o reconhecimento para acelerar a ação agora.

Consulte nosso white paper recentemente publicado para obter especificidade adicional sobre cada linha de ação e estudos de caso detalhados: Dimensionando Mercados Voluntários de Carbono: Um Manual para Ação Corporativa.

Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação sustentabilidades

Nasim Pour
Dale Hardcastle
Henning Huenteler
Sara Figel
WEF

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.