.

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Transporte sustentável via internet
Transporte sustentável via internet


O Instituto de Mobilidade Verde (IMV) com o apoio do site Catraca Livre, Green Mobility e apoio institucional da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de SP, CPTM e Metrô-SP, lançou ontem site de informações sobre meios mais sustentáveis de deslocamentos e compartilhamento de carro e táxi, com o objetivo de melhorar a mobilidade do público universitário.

 
Abertas inscrições para pós em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade na Unifesp
Abertas inscrições para pós em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade na Unifesp


A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está com inscrições abertas para a primeira turma de mestrado inédito em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade. O curso funcionará no campus de Diadema e recebe candidaturas até o dia 4 de março.

 
Estudo vincula aumento das cheias a mudanças climáticas

Estudo vincula aumento das cheias a mudanças climáticas

PARIS — O aquecimento global provocado pela atividade humana aumentou a intensidade de chuvas, nevascas e, consequentemente, das cheias registradas ao longo da última metade do século XX, mostram estudos publicados nesta quarta-feira.

Dois estudos divulgados na revista científica britânica Nature estão entre os primeiros a estabelecer um vínculo direto entre as mudanças climáticas e seu impacto em eventos climáticos potencialmente destrutivos e mortais.

Brasil, Austrália, Sri Lanka e Paquistão têm sofrido cheias maciças, dando origem a questões sobre se o aquecimento global seria pelo menos parcialmente responsável pelo problema.

 
FGV e Walmart desenvolvem cursos gratuitos sobre Sustentabilidade

FGV e Walmart desenvolvem cursos gratuitos sobre Sustentabilidade


O FGV Online e o Walmart Brasil desenvolveram juntos três diferentes cursos gratuitos, sob o tema Sustentabilidade, para aulas à distância no projeto intitulado “Walmart e FGV: O papel de cada um na sustentabilidade”. Os cursos farão parte do conjunto de programas oferecidos pelo FGV Online por meio do Open Course Ware Consortium (OCWC), consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem cursos e materiais didáticos, de forma gratuita, para qualquer usuário de internet.

 
Corrida Pelo Planeta promove sustentabilidade ambiental
Corrida Pelo Planeta promove sustentabilidade ambiental

No próximo dia seis a Molico Corrida Pelo Planeta vai aliar sustentabilidade ambiental e estilo de vida saudável em uma corrida de oito quilômetros e uma caminhada de quatro quilômetros na Praia da Enseada, no Guarujá.

Todo o carbono emitido na produção do evento será compensado com o plantio de árvores, além disso, o material de divulgação é produzido com papel reciclado.

 
Sacola plástica vira vilã do consumidor
Sacola plástica vira vilã do consumidor

Campanhas em favor do uso de materiais sustentáveis e abolição das sacolas acarretaram em crise na indústria de sacolas flexíveis. O item sofreu quedas substanciais na produção nos últimos quatro anos. Em 2007 foram produzidas no Brasil 17,9 bilhões de unidades de sacolas plásticas; em 2008, a cifra caiu para 16,4 bilhões, uma queda de 8,4%. Um ano depois a produção foi de 15 bilhões. Já em 2010, segundo estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a queda foi de 20%.

 
Fórum discute importância das florestas para sustentabilidade do planeta
Fórum discute importância das florestas para sustentabilidade do planeta
Estimativas de tendência de perda de florestas feitas nos últimos dez anos revelam risco de extinção das florestas tropicais nos próximos 50 anos

Afinal, qual é a importância das florestas não só para o equilíbrio fundamental do planeta, mas também para a sobrevivência das populações humanas?

Já se sabe que alguns dos serviços ambientais essenciais oferecidos pelas florestas são a regulação do clima, a manutenção e oferta de água e de alimentos. Sua importância também pode ser traduzida em inúmeras possibilidades econômicas decorrentes de sua utilização.

 
Responsabilidade social normatizada, o caminho da sustentabilidade das organizações

Responsabilidade social normatizada, o caminho da sustentabilidade das organizações

Após cinco anos de debates internacionais e de trabalho que envolveu especialistas, autoridades, personalidades, organizações e entidades de todo o mundo, foi oficialmente lançada no final de 2010 a ISO 26000, conhecida como a norma da responsabilidade social.

 

 
Sustentabilidade não é brincadeira
Sustentabilidade não é brincadeira

O clima no globo terrestre tem mandado recados cada vez mais pontuais. A sustentabilidade não é um tema para ser tratado como mera frase retórica ou de moda. É preciso que todas as instituições governamentais e privadas, a sociedade em geral, abram os olhos para os níveis de catástrofes que acontecem todos os dias. As geleiras derretendo, inundações em várias partes, nevadas como nunca ocorridas, terremotos, furacões, tempestades cada vez mais frequentes, enfim, ninguém está salvo, nós brasileiros também não escapamos da tragédia.

 
Planeta no Parque: Evento gratuito comemora o aniversário de São Paulo

Planeta no Parque 2011 (imagem: reprodução)

Planeta no Parque 2011 (imagem: reprodução)

Entre sábado, 22 de janeiro, e terça, 25, das 10h às 18h, o Parque Ibirapuera é invadido por uma programação lúdica e gratuita em defesa da floresta e da sustentabilidade. Caminhadas, shows, teatro, oficinas, brincadeiras e diversas outras atividades prometem divertir crianças, jovens e adultos. As atrações da quarta edição do PLANETA NO PARQUE são uma celebração especial ao aniversário da cidade de São Paulo, que conta com o patrocínio das empresas Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Camargo Corrêa e CAIXA – todas integrantes do projeto Planeta Sustentável – e o apoio da Fibria, do WWF-Brasil e da Prefeitura de São Paulo.

 
ESPM discute sustentabilidade e design nas embalagens


O Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, com dados da ferramenta Global News Products Database – GNPD - da MINTEL, registrou 265.530 embalagens lançadas em todo o mundo em 2010, crescimento de 0,3% em relação a 2009. O Brasil é o 6º maior produtor de embalagens. Setores como cosméticos e alimentos se mantém entre as 10 principais categorias, como maquiagens, produtos para o corpo, esmaltes, biscoitos doces, bolos, temperos, entre outros. A busca pela vida cada vez mais saudável, o aumento das mulheres no mercado de trabalho e o posicionamento das empresas em atuarem com responsabilidade social foram alguns dos motivos desta transformação.

 
Só 6% das lâmpadas fluorescentes têm descarte correto


Das mais de 200 milhões de unidades de lâmpadas fluorescentes que são consumidas anualmente no Brasil, apenas cerca de 6%, ou 12 milhões, recebem destinação correta - o que inclui a retirada do mercúrio e a reciclagem de seus componentes, como vidro e alumínio.

 
Projeto incentiva reciclagem de aparelhos eletrônicos


O setor de tecnologia da informação e comunicação (TI) nacional deverá aprofundar, a partir de janeiro próximo, o projeto Reciclaação, que objetiva difundir o hábito de reciclar eletrônicos em todos os locais em que aparelhos eletrônicos estejam em uso.

 
O que o brasileiro pensa sobre sustentabilidade


O brasileiro leva em conta as iniciativas sustentáveis das empresas antes de fazer compras e está ficando cada vez mais preocupado com problemas ambientais como a quantidade de lixo gerada e o aquecimento global. As conclusões são do estudo Futuros Sustentáveis, realizado pela consultoria Havas e pelo instituto de pesquisas GlobalScan.

 
Inaugurada árvore de Natal sustentável no Ibirapuera (SP)


A tecnologia e a sustentabilidade são as marcas da árvore de Natal do Ibirapuera neste ano.

A principal atração turística do mês de dezembro em São Paulo foi inaugurada neste domingo, com shows musicais e queima de fogos.

 
Falta aprender o que é sustentabilidade


Em um país com economia frenética, falar de consumo consciente não é algo simples. Para traçar um perfil da relação dos brasileiros com o ato da compra, o Instituto Akatu e o Instituto Ethos acabam de lançar a pesquisa O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade.

 
Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz


O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e está instalado em uma área com mais de cinco mil metros quadrados, que contempla a preservação de um bioma aquático com flora e fauna nativos.

 
Os economistas e o tema da sustentabilidade


Crescer, distribuir, sustentar...continuar a crescer sem agredir o meio ambiente. Esse é o desafio mais premente dos dias que correm. Isso é possível ou é utopia? O que não é possível é fazer uma economia crescer sem produzir na esteira desse acontecimento impacto ambiental e emissão de gás carbônico. Nos últimos cem anos da história do mundo, a produtividade aumentou significativamente, prosperou o capitalismo, diversificou-se a capacidade produtiva. No entanto, elevaram-se consideravelmente as emissões de carbono. Contudo, é sabido que nenhuma população e nenhum padrão de vida elevado se sustentam indefinidamente. Em algum momento, os limites vão surgir. Quais são esses limites diante do mais urgente desafio de construir uma economia de baixa emissão de carbono?

 
Arco Verde promove sustentabilidade na Amazônia


O governo federal tem trabalhado de forma integrada para alcançar metas da Operação Arco Verde, em funcionamento desde 2008, segundo o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, que encerrou o 2º Encontro Nacional da Operação Arco Verde, na noite desta segunda-feira, 13 de dezembro, em Brasília. Para Bertone, inúmeros programas em execução na Amazônia vão proporcionar a utilização adequada da terra e a geração de renda para os agricultores da região.

 
"Sustentabilidade é a prioridade do mundo"


Heni Ozi Cukier, principal executivo da Core Asset Management, defende o papel do mercado na elevação do status social de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, é especializado na gestão de ativos socioambientais. Em entrevista, ele falou sobre o conceito de sustentabilidade no mundo corporativo, sobre a ascensão das classes C, D e E no País e sobre as novas perspectivas econômicas mundiais.

 
<< Início < Anterior 81 82 83 84 85 86 87 88 89 Próximo > Fim >>

Página 87 de 89