Parcerias

Curtir no Facebook

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Critérios sustentáveis são fundamentais para os negócios, aponta pesquisa

Critérios sustentáveis são fundamentais para os negócios, aponta pesquisa

A sustentabilidade ganha cada vez mais força nas estratégias de compras das grandes empresas, segundo indica uma pesquisa recente da Ernst & Young (EY). O levantamento, realizado com líderes de 14 empresas de grande porte no País, mostrou que 73% dos gestores acreditam que a incorporação de critérios de sustentabilidade nas compras já é determinante para a realização dos negócios.

O Manual de Compras Sustentáveis desenvolvido pela EY a pedido do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) serviu como base para a pesquisa.

 
Editora Peirópolis lança “Educação e Sustentabilidade – Princípios e Valores para a Formação de Educadores”, de Neca Setubal

Editora Peirópolis lança “Educação e Sustentabilidade – Princípios e Valores para a Formação de Educadores”, de Neca Setubal

São Paulo, 16 de Junho de 2015 - A Editora Peirópolis lança, no dia 17 de Junho, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a obra “Educação e Sustentabilidade: Princípios e Valores para a Formação de Educadores”, de autoria de Maria Alice (Neca) Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal e do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A publicação nasceu do projeto Educar na Cidade, coordenado pelo Cenpec, que tinha como foco refletir e produzir conhecimento sobre princípios e valores para a educação do século XXI: sustentabilidade, equidade, diversidade cultural, educação para a paz, participação e cidadania e novas formas de educar e aprender. Diferentes profissionais que atuam diretamente em territórios vulneráveis, em escolas públicas e organizações locais, e especialistas refletiram sobre o tema. O encontro dessas reflexões está sistematizados neste livro.

 
Ônibus a hidrogênio passam a integrar frota paulista

Ônibus a hidrogênio passam a integrar frota paulista

Três ônibus movidos a hidrogênio foram colocados em circulação nesta segunda-feira, 15 de junho, em São Paulo. No evento de entrega dos carros, em São Bernardo do Campo (SP), inaugurou-se também uma estação de produção de hidrogênio para abastecimento dos veículos.

A novidade, já presente nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, é desenvolvida com tecnologia brasileira, mediante parceria de diversas empresas, com a coordenação nacional do PnuD, direção do Ministério das Minas e Energia (MME) e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP). Segundo o MME, os veículos ajudam a impulsionar o desenvolvimento da nova economia no país.

 
ONU lança relatório sobre voluntariado no mundo

ONU lança relatório sobre voluntariado no mundo

Um novo relatório do Programa de Voluntários da ONU (UNV) foi lançado na sexta-feira, 5 de junho. O documento afirma que os voluntários têm um papel fundamental para tornar os governos em todo o mundo mais responsáveis e ativos.

No entanto, seu potencial estaria "gravemente subvalorizado". O relatório Estado do Voluntariado no Mundo 2015 é o primeiro estudo global sobre a contribuição de voluntários para uma melhor governança.

 
Tese de desaceleração do aquecimento global é contestada em novo estudo

Tese de desaceleração do aquecimento global é contestada em novo estudo

O aquecimento global não desacelerou como apontavam alguns relatórios. Um novo estudo com dados atualizados, publicado na quinta-feira, 4 de junho, na revista Science, mostra que seu alcance durante os primeiros 15 anos do século foi pelo menos igual ao registrado na última metade do século passado, informou a agência de notícias EFE.

As novas análises sugerem que "não há um diminuição perceptível na taxa de aquecimento" entre a segunda metade do século 20 - marcado pelo aquecimento devido ao homem - e os primeiros 15 anos do atual século, um período qualificado como de interrupção deste fenômeno.

 
Moradores de São Paulo estão autorizados a instalar paraciclos

Moradores de São Paulo estão autorizados a instalar paraciclos

Qualquer proprietário de imóvel na cidade de São Paulo pode instalar em suas calçadas paraciclos, estacionamentos para bicicletas, sem depender das autoridades. A decisão foi publicada pela Prefeitura de São Paulo na quarta-feira, 3 de junho, por meio do Diário Oficial.

Segundo a portaria, quem instalar o paraciclo deverá tratar o bem como um equipamento público. Significa, por exemplo que um comerciante que montar essas peças não poderá permitir que apenas seus clientes os usem. A utilização terá de ser autorizada para qualquer um que decida prender a bicicleta ali. Mas essa regra só vale se o paraciclo não for instalado em área pública. Em uma área particular, como o recuo de um prédio, vão valer as regras do proprietário.

 
Usina transforma lixo em energia para até 80 mil habitantes no RS

Usina transforma lixo em energia para até 80 mil habitantes no RS

A primeira térmica a partir de gás gerado em aterro sanitário no Rio Grande do Sul será inaugurada nesta terça-feira, 2 de junho, em Minas do Leão, a 90 quilômetros de Porto Alegre. Construída com investimento de R$ 30 milhões, a Biotérmica Energia terá capacidade para produzir até 15 megawatts (MW), suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 80 mil habitantes.

O combustível que moverá a usina é o metano existente no biogás captado no aterro do município, que recebe diariamente 3,5 mil toneladas de lixo urbano de Porto Alegre e outras 130 cidades.

 
Expedição de National Geographic luta para salvar a maior planície inundável da África

Expedição de National Geographic luta para salvar a maior planície inundável da África

O delta do Okavango é um dos últimos refúgios da África. Uma vez por ano as chuvas aumentam o volume do rio, que percorre um grande caminho antes de chegar à Botswana. Porém, ao contrário da maioria dos rios, o Okavango não chega ao oceano. Ele desagua no meio do Kalahari para formar a maior planície inundável do continente. O lugar se transforma em um paraíso para a vida selvagem. Peixes invadem as planícies, insetos saem de suas tocas subterrâneas e servem de banquete para as aves. Grandes herbívoros, como búfalos, zebras e elefantes, começam a chegar e são esperados por leões, leopardos, mabecos, guepardos e outros predadores. É uma época de fartura para todos os animais africanos.

 
Frente fria obriga Solar Impulse a pousar no Japão depois de voo recorde de 40 horas

Frente fria obriga Solar Impulse a pousar no Japão depois de voo recorde de 40 horas

O Solar Impulse, avião suíço movido a energia solar, iniciou na tarde do último sábado (30/05), na China, o que era para ter sido a jornada mais longa e arriscada da viagem ao redor do planeta.

Ao partir de Nanjing, com destino ao Havaí, nos Estados Unidos, o piloto André Borschberg deveria ficar cinco dias consecutivos voando sobre o Oceano Pacífico, impulsionado somente pela energia que vem do sol.

 
Florianópolis quer bater recorde de reciclagem de óleo

Florianópolis quer bater recorde de reciclagem de óleo

Para bater o recorde da reciclagem de óleo do Guinness Book, a cidade de Florianópolis (SC) realizará campanha que começa hoje (01) e vai até o dia 30/06. A marca mais alta já registrada, de 18.670 litros em um mês, é da própria capital catarinense desde 2012.

O objetivo do programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), é superar a marca anterior e chegar a 20 mil litros de óleo vegetal coletados e reciclados em 30 dias. Para isso, toda a comunidade - moradores, escolas, hotéis, bares e restaurantes - será mobilizada para alcançar a meta e abandonar a prática de descarte de óleo na pia ou no solo.

 
Quando passear no parque é uma péssima ideia para sua saúde

Quando passear no parque é uma péssima ideia para sua saúde

Para quem mora em grandes centros urbanos, abarrotados de fábricas, carros e poluição, não há nada como dar uma escapadinha da agitação do dia a dia e respirar um pouco de ar puro, cercado de verde, em um parque local, não é mesmo? Nem sempre.

Dependendo das condições do clima e horário escolhidos, passear no parque pode virar motivo de preocupação. Em São Paulo, a Cidade Universitária e o parque do Ibirapuera, dois endereços que atraem centenas de pessoas nos finais de semana, aparecem no topo das regiões que registraram, em 2014, a maior concentração de ozônio (O3) na Região Metropolitana.

 
Livro: MARKETING SUSTENTÁVEL: Valor Social, Econômico e Mercadológico

Livro: MARKETING SUSTENTÁVEL: Valor Social, Econômico e Mercadológico

A falta de equilíbrio entre os humanos e seu meio ambiente está forçando o estabelecimento de um novo modelo de crescimento econômico e social. O mundo caminha para uma nova estrutura onde as relações passam a ser mais éticas e responsáveis.

Estratégias empresariais baseadas em conceitos de sustentabilidade, mesmo que ainda de forma lenta, vêm sendo incorporadas pelas empresas. Esse novo modelo de consumo é, sem dúvida, o grande desafio do século e pode representar tanto oportunidade de negócios como ameaças para as empresas que não se ajustarem a essa realidade.

A pressão pela mudança vem de todas as partes, pois nosso condomínio global apresenta sinais claros de esgotamento e a sociedade sente os impactos negativos desse desgaste.

 
10 carreiras para quem se interessa por sustentabilidade

10 carreiras para quem se interessa por sustentabilidade

Foi-se o tempo em que sustentabilidade era apenas um tema para discursos vazios e demagógicos.

Nos últimos anos, diz a consultora Juliana Pereira, da Catho, a cobrança por responsabilidade social e ambiental se tornou muito mais concreta - e, no limite, até ameaçadora para o sucesso de uma empresa.

Para atender às exigências de uma sociedade cada vez mais crítica, tem crescido a demanda por profissionais capazes de pesquisar, implementar e atestar práticas sustentáveis.

O leque de carreiras possíveis na área é amplo: vai de biologia a arquitetura, passando por engenharia, logística e até design.

 
"Chip verde"promete marcar início da indústria de componentes eletrônicos biodegradáveis

 Chip verde promete marcar início da indústria de componentes eletrônicos biodegradáveis

Pesquisadores conseguiram construir um chip biodegradável composto de celulose, a fibra presente na madeira. Cientistas da universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, se uniram ao departamento de Agricultura americano para desenvolver o novo semicondutor. O estudo foi publicado na última edição da revista Nature.

A maior parte de um chip convencional é composta por uma camada de suporte, que abriga a parte do processador que faz o computador funcionar. A equipe de pesquisadores trocou essa camada, normalmente composta por um metal que não é biodegradável, por um composto chamado de celulose nanofibril (CNF), um material flexível e biodegradável.

 
Bairros pobres nos EUA ganharão paineis solares comprados com dinheiro de poluidoras

Bairros pobres nos EUA ganharão paineis solares comprados com dinheiro de poluidoras

Bairros pobres no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, receberão painéis solares comprados com o dinheiro de empresas que poluem o meio ambiente. O projeto foi idealizado pela ONG Grid Alternatives, de Oakland, e utiliza a verba resultante de uma lei estadual que exige medidas compensatórias das companhias poluidoras.

Ao todo, 14,7 milhões de dólares do fundo serão utilizados e, para as famílias que receberão os painéis, o custo será zero. A ONG pede apenas que os beneficiados ajudem na instalação do equipamento e que alimentem os voluntários –, mas isto não é obrigatório.

 
Solução para pobreza: dar o peixe e ensinar a pescar

Solução para pobreza: dar o peixe e ensinar a pescar

O debate sobre o combate à pobreza às vezes cai na oposição entre "dar o peixe" ou "ensinar a pescar". Na verdade, o que costuma funcionar é uma combinação das duas coisas.

É essa a conclusão de um estudo conduzido por um grupo internacional de 9 economistas que incluiu Abhijit Banerjee, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Dean Karlan, da Universidade de Yale, e Jeremy Shapiro, da Universidade de Princeton.

O projeto "Graduation" envolveu cerca de 10.495 participantes identificados como "os mais pobres dos pobres"; metade vivia com menos de US$ 1,25 por dia.

 
Polvos e lulas conseguem "enxergar" usando a pele

Polvos e lulas conseguem  enxergar  usando a pele

A classe dos cefalópodes é conhecida pela capacidade de se camuflar no ambiente. Os polvos, por exemplo, podem mimetizar a cor e textura de uma pedra ou um coral. Acreditava-se que essa capacidade devia-se principalmente aos grandes e poderosos olhos desses animais.

Mas dois novos estudos mostram que proteínas encontradas nos olhos desses animais também estão presentes na pele dos cefalópodes, permitindo que eles detectem diferentes tipos de luz sem a interferência do cérebro nesse processo.

 
Roma sofre com lixo e mau cheiro nas ruas

Roma sofre com lixo e mau cheiro nas ruas

Roma está suja, cheia de lixo que transborda dos contêineres e caem nas calçadas, enquanto a Prefeitura, o órgão responsável pelo recolhimento dos resíduos (AMA, na sigla em italiano) e um consórcio privado, Colari, jogam de um para o outro a responsabilidade pela situação. A situação que desagrada os moradores e turistas da capital italiana foi admitida pelo prefeito Ignazio Marino, que prometeu regularizar a coleta e o processamento do lixo urbano. Com as altas temperaturas da primavera romana, a sensação de desconforto é agravada pelo mau cheiro.

A população está zangada e se queixa das grandes quantidades de sujeira que se amontoa nos contêineres e lixeiras da cidade. Alguns pontos estão em situação crítica, com o lixo nas ruas e obstruindo calçadas.

 
A importância de cada plâncton para o planeta

A importância de cada plâncton para o planeta

Em setembro de 2009, um veleiro saiu da Bretanha francesa para o que seria a primeira expedição científica global para estudar o plâncton, organismos microscópicos fundamentais para o equilíbrio marinho. Por pouco mais de quatro anos, os cientistas da Tara Oceans enfrentaram ameaças de piratas, ventos e tempestades para recolher 35 mil amostras de 210 regiões em todos os oceanos da Terra. Os resultados das análises revelaram, em cinco estudos publicados na quinta-feira (21) na revista Science, que esses organismos são mais diversos, variados e importantes para o ecossistema do que se imaginava. Descobriu-se, por exemplo, que, em sua maior parte unicelulares e invisíveis a olho nu, os minúsculos plânctons, antes pouquíssimos conhecidos pela ciência, são responsáveis por produzir metade do oxigênio encontrado na Terra.

 
Pesquisadores desenvolvem célula solar mais eficiente

Pesquisadores desenvolvem célula solar mais eficiente

Apesar de toda a atenção que se dá ao debate sobre mudanças climáticas, um número pode parecer desanimador: hoje, 80% da energia consumida no mundo vem de fontes fósseis, como petróleo e carvão. Segundo estimativas, porém, as energias renováveis representarão 40% do consumo até 2030 e 90% até 2060. Só que, para que se atinja essas metas, algumas evoluções tecnológicas precisam ser realizadas. Uma delas é a melhora da eficiência dos painéis solares, que ainda representam apenas 0,7% do total de energia renovável consumida no planeta.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 7 de 87