Parcerias

Curtir no Facebook

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Empresários desenvolvem banho solidário para pessoas em situação de rua

Empresários desenvolvem banho solidário para pessoas em situação de rua

Um dia, ao voltar para casa pela BR 116 (Rodovia Rio-Bahia), o empresário e diretor da Conquista Solar (empresa especializada em sistemas de aquecimento de Vitória da Conquista – BA), Cláudio Lacerda da Silva, observou as pessoas em situação de rua que vivem na região. No conforto de sua casa, durante um banho quente, pensou que estas pessoas não podiam dispor de um momento como o que estava desfrutando e decidiu fazer algo a respeito.

Em uma visita à rodovia, conversou com eles para conhecer melhor as suas necessidades. “O banho era uma das maiores dificuldades, pois recebiam alimentos e roupas de outras entidades e pessoas solidárias, mas para fazer sua higiene eles utilizam um balde com água fria cedida por um posto de gasolina”, conta.

 
Todos os países da ONU adotam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Todos os países da ONU adotam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram formalmente na sexta-feira, 25 de

setembro, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS substituem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), vigentes até o fim deste ano.

“A nova agenda é uma promessa dos líderes para a sociedade mundial.É uma agenda para acabar com a pobreza em todas as suas formas, uma agenda para o planeta”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no discurso de abertura da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será encerrada neste domingo (27).

O discurso do secretário da ONU precedeu a adoção formal do documento Transformando Nosso Mundo, composto por 17 objetivos e 169 metas para países desenvolvidos e em desenvolvimento.

 
Em São Paulo, 40% dos ciclistas começaram a pedalar há menos de um ano

Em São Paulo, 40% dos ciclistas começaram a pedalar há menos de um ano

A recém instalação da malha cicloviária na capital paulista pode ter elevado consideravelmente o número de ciclistas na cidade. É o que aponta pesquisa Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), realizada em parceria com a ONG Transporte Ativo, Observatório das Metrópoles, e com apoio do banco Itaú.

O levantamento, que será lançado na íntegra na noite de hoje (21), mostra que cerca 40% dos ciclistas da cidade começaram a pedalar há menos de um ano; 29% dos entrevistados pedalam há mais de cinco anos, enquanto 19% há menos de 6 meses.

 
Começa sexta-feira (25) a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável

Começa sexta-feira (25) a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável

Mais de 150 líderes mundiais são esperados para participar na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada entre 25 e 27 de setembro na sede da ONU em Nova York, para adotar formalmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável.

Esta agenda servirá como plataforma de ação da comunidade internacional e dos governos nacionais na promoção da prosperidade comum e do bem-estar para todos ao longo dos próximos 15 anos.

 
Postos de combustíveis da Rússia terão de instalar estações de recarga elétrica

Postos de combustíveis da Rússia terão de instalar estações de recarga elétrica

O primeiro ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, assinou um decreto, no fim de agosto, que obriga todos os postos de combustível do país a instalem uma estação de carregamento elétrico de veículos até 1º novembro de 2016. A medida é uma tentativa de alavancar as vendas de veículos elétricos, já que a indústria local de automóveis está em baixa, assim como a produção de combustível fóssil.

Ainda não está evidente qual será a punição para o proprietário que não obedecer a medida. O decreto também não especifica o modelo de estação que precisa ser instalada - o que pode levar donos de postos a optarem por tipos mais baratos, que levam muito tempo para carregar um veículo.

 
Estudo alerta que população de animais marinhos caiu pela metade desde 1970

Estudo alerta que população de animais marinhos caiu pela metade desde 1970

A população de mamíferos, pássaros, peixes e répteis marinhos caiu quase pela metade (49%) desde 1970, de acordo com um relatório da WWF e da Zoological Society of London.

O estudo afirma que algumas espécies que as pessoas costumam comer, como atum e cavala, estão diminuindo ainda mais - a queda na população dessas espécies foi de 74%. Os autores da pesquisa citam pesca excessiva e a mudança climática como algumas das principais razões.

 
Lixo reciclável dará desconto na conta de luz em Niterói

Lixo reciclável dará desconto na conta de luz em Niterói

Os moradores de Niterói, na região metropolitana do Rio, poderão diminuir o preço da conta de luz, usando o lixo reciclável para obter o desconto concedido pela Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no município.

Na segunda-feira, 14 de setembro, foi inaugurado um ecoponto itinerante na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na cidade, para onde as pessoas, tendo em mãos a conta de energia, poderão levar o material reciclável como papel, plástico, papelão, entre outros.

 
Carro elétrico dotado de painéis solares pode minimizar problema da recarga

Carro elétrico dotado de painéis solares pode minimizar problema da recarga

A questão da recarga costuma ser um dos principais empecilhos quando o assunto são os carros elétricos, uma vez que as estações destinadas a esse fim ainda são escassas e, quando estão disponíveis, demandam pelo menos meia hora para recarregar os veículos.

Ao pensar nisso, a companhia australiana EVX Ventures desenvolveu um carro elétrico alimentado por painéis solares, capazes de recarregar as baterias enquanto o condutor dirige. Batizado de "The Immortus", o veículo apresenta um visual futurista e espaço para duas pessoas. Sua autonomia permite dirigir por um dia inteiro sem a necessidade de parar para recarregar. Para tanto, o automóvel dispõe de apenas uma pequena bateria com capacidade de 10 kWh.

 
Cidades produzem até 10 bilhões de toneladas de lixo por ano

Cidades produzem até 10 bilhões de toneladas de lixo por ano

As zonas urbanas produzem, por ano, entre sete e 10 bilhões de toneladas de lixo, segundo um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgado nesta semana.

Além disso, 3 bilhões de habitantes do planeta não têm acesso a locais apropriados para descartar esse material. O Pnuma afirma que a situação já é um problema econômico, ambiental e de saúde pública. O estudo foi feito em parceria com a Associação Internacional dos Resíduos Sólidos.

 
Para conscientizar população, Paris não terá carros por um dia

Para conscientizar população, Paris não terá carros por um dia

Famosa por ser a "Cidade da Luz" e dos amantes, Paris também será no dia 27 de setembro a cidade dos pedestres, ciclistas e demais tipos de cidadãos não motorizados. É que nessa data será celebrado o evento Une Journée Sans Voiture (Um dia sem carro), iniciativa da prefeitura da capital francesa que busca conscientizar à população sobre a importância dos meios de locomoção alternativos aos carros.

Dessa forma, ao menos por um dia, parisienses e turistas que estão estressados por causa do trânsito da cidade, do barulho e da poluição que os automóveis provocam estarão mais aliviados.

 
Construções ecologicamente corretas

Construções ecologicamente corretas

Termos como “sustentabilidade”, “casa verde” ou “construções ecológicas” estão cada vez mais presente no vocabulário do brasileiro. Estes jargões, embora diferentes, significam uma única coisa: o emprego de materiais reciclados e sustentáveis e a construção de um sistema que não ofereça riscos ao meio ambiente, tirando o maior proveito do entorno para atender a questões fundamentais em residências sustentáveis como a economia de energia, recursos hídricos e o bem estar do habitante.

Só no ano de 2015 o mercado de construção civil teve um crescimento de 30% com novos projetos sustentáveis, apresentando um PIB de 8,3% no setor imobiliário em relação ao mesmo período do ano passado.

 
Conheça o plástico orgânico comestível desenvolvido por pesquisadores brasileiros

Conheça o plástico orgânico comestível desenvolvido por pesquisadores brasileiros

Depois de duas décadas de trabalho, os pesquisadores da Embrapa Instrumentação desenvolveram uma série de películas comestíveis que funcionam como plástico biodegradável e podem ser utilizadas no preparo de alimentos.

O processo de produção do “plástico comestível” é considerado simples. Primeiro, a matéria-prima, como frutas e verduras (espinafre, mamão, goiaba, tomate, entre outros) é transformada em uma pasta. Em seguida, os pesquisadores adicionam componentes para dar liga no material e o colocam em uma forma transparente, que é levada a uma câmara que emite raios ultravioleta. Após poucos minutos, a película sai da máquina pronta para ser consumida.

 
Programa da ONU para o Meio Ambiente lança novo portal no Brasil

Programa da ONU para o Meio Ambiente lança novo portal no Brasil

Modernidade, agilidade e facilidade. Essas são as principais novidades que o novo portal do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) traz para os internautas brasileiros. Com layout inovador, a nova página proporciona mais interatividade com o usuário, um novo espaço para multimídia, além de ferramentas que, entre outras coisas, aumentam o conteúdo informativo.

Mais leve e mais prático para o usuário, o portal oferece melhor usabilidade, aprimora funcionalidades, mecanismos de pesquisa, rapidez e está ainda mais seguro.

 
Como cuidar de nossa Casa Comum

Como cuidar de nossa Casa Comum

Hoje para cuidar da Terra como nos sugeriu detalhadamente o Papa Francisco em sua encíclica “Cuidado da Casa Comum” exige-se “uma conversão ecológica global”, “mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder”(n.5). Esse propósito jamais será alcançado senão amarmos efetivamente a Terra como nossa Mãe e soubermos renunciar e até sofrer para garantir sua vitalidade para nós e para toda a comunidade de vida (n.223).

A Mãe Terra é a base que tudo sustenta e alimenta. Nós não podemos viver sem ela. A sistemática agressão que sofreu nos últimos séculos tiraram-lhe o equilíbrio necessário. Eventualmente, poderá continuar pelos séculos afora, mas sem nós.

 
Tesla lança 'serpente de metal' para carregar próximos modelos elétricos

Tesla lança  serpente de metal  para carregar próximos modelos elétricos

Os próximos modelos dos carros da Tesla virão acompanhados de um carregador especial para a bateria. Mas isso pode ser muito mais estranho do que qualquer um esperava. A empresa de Elon Musk mostrou recentemente o protótipo do robô - e ele é um pouco assustador.

Um vídeo (que você pode assistir ao final do post) mostra o carregador em ação. Ele tem a aparência de uma serpente de metal. O carregador é inteligente e é capaz de buscar e se encaixar sozinho no orifício de energia dos carros da Tesla.

 
Aquecimento climático continua a aumentar, mostra estudo

Aquecimento climático continua a aumentar, mostra estudo

Os objetivos de redução dos gases de efeito estufa, anunciados até agora em nível mundial, levariam a um aquecimento climático “bem superior a 2 graus”, limite fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo estudo divulgado nesta quarta-feira, 2 de setembro, em Bonn (Alemanha).

O mundo continua em trajetória de subida de 2,9 a 3,1 graus até 2100, informa o Climate Action Tracker (CAT), organismo que integra quatro centros de investigação e que analisa as emissões e os compromissos dos países, no estudo divulgado paralelamente às negociações preparatórias à Conferência de Paris sobre o Clima.

 
Carro compacto movido a ar comprimido tem autonomia de 128 km e quase não polui

Carro compacto movido a ar comprimido tem autonomia de 128 km e quase não polui

O AirPod é um carro movido a ar comprimido arquitetado pela empresa de tecnologia MDI, de Luxemburgo, e pela companhia automotiva indiana Tata Motors. Ao contrário do que parece, o veículo não se movimenta por meio de um jato de ar que o impulsiona para frente, como em filmes de ficção.

Ao contar apenas com três rodas, ele utiliza motores pneumáticos que agem com o ar pressurizado para conduzir os pistões. Esses, por sua vez, dão mobilidade ao carro, que não possui um volante. A direção se dá por uma espécie de "joystick".

 
Nível do mar subiu em média 8 centímetros desde 1992, alerta Nasa

Nível do mar subiu em média 8 centímetros desde 1992, alerta Nasa

O nível do mar subiu, em média, quase 8 centímetros em todo o mundo desde 1992 devido ao aquecimento global, informou na quarta-feira, 26 de agosto, a Agência Especial Norte-Americana (Nasa), alertando que a tendência deverá manter-se nos próximos anos.

Um grupo de cientistas da agência apresentou os mais recentes dados sobre o aumento do nível da água do mar em todo o mundo – que foi, em média, 7,62 centímetros superior ao de 1992 –, apesar de o panorama variar em diferentes regiões. Em alguns casos, o nível chegou a superar os 22 centímetros.

 
Donos de carros elétricos e híbridos passam a pagar só metade do IPVA em São Paulo

Donos de carros elétricos e híbridos passam a pagar só metade do IPVA em São Paulo

Os proprietários de veículos híbridos (com um motor a combustão e outro elétrico) e elétricos de São Paulo passarão a ter desconto de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, segundo estabelece decreto de regulamentação assinado pelo prefeito Fernando Haddad na sexta-feira, 21 de agosto.

O IPVA é um imposto estadual pago anualmente pelo proprietário de todo e qualquer veículo automotor. A Prefeitura fica com metade do valor do imposto pago por veículos emplacados no município de São Paulo. Para estimular a utilização de carros não-poluentes, a administração devolverá ao contribuinte sua parte.

 
Bikes dobráveis – mobilidade com praticidade

Bikes dobráveis – mobilidade com praticidade

Utilizar a bicicleta como meio de deslocamento é uma ótima alternativa para escapar do transito caótico nas grandes cidades, além de proporcionar também a pratica de exercício físico enquanto se desloca de um local ao outro.

Existem diversos modelos da magrela, porém um vem se destacando por sua praticidade, eficiência e mobilidade, que são as bikes dobráveis. Fáceis de carregar, guardar e adequada para ambientes urbanos pois são praticas e bem leves, elas proporcionam ao ciclista carrega-las pelos meios de transporte convencionais como trem, Metrô, ônibus além de caberem até no porta malas de um carro pois dobradas em apenas 15, 20 ou 30 segundos elas ficam compactas, podendo ser carregadas facilmente e pesam entre 10 e 13 kg.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 87