Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Plantbottle, a garrafa ecológica


A maior fabricante de refrigerantes do mundo, a Coca-Cola, anunciou desde o ano passado a fabricação de uma garrafa de plástico que agride menos o meio ambiente do que a garrafa tradicional. Este mês ficaram mais frequentes as propagandas anunciando que algumas garrafas deste tipo já estão sendo comercializadas no Brasil, ressaltando os aspectos sociais e ambientais dessa iniciativa que, diga-se, foi voluntária.

Só que, assim como a garrafa antiga, a nova também é feita de PET, a sigla para o plástico poli(tereftalato de etileno). Se também é feita de PET, por quê a nova garrafa é melhor?

 
Coca-Cola elabora Garrafa de cana-de-açúcar: -``Plant BottLe``


A Coca-Cola Brasil dá o primeiro passo rumo à garrafa sustentável do futuro e torna-se pioneira no lançamento da PlantBottle na América Latina. Trata-se de uma embalagem revolucionária, feita de PET no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Por ter origem parcialmente vegetal - 30% à base da planta -, a novidade reduzirá a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 25% as emissões de CO².

 
Metrópoles buscam crédito para tecnologia verde


Prefeitos de várias grandes cidades de 90 países, que se reuniram na Cidade do México, buscam um mecanismo de financiamento global para tornar as cidades mais sustentáveis até 2030. O foco da reunião, que terminou no sábado e faz parte do 3.º Congresso de Cidades e Governos Locais Unidos, é acelerar a luta contra a desigualdade social e os efeitos das mudanças climáticas nas grandes metrópoles.

 
ONU aposta na tecnologia para compensar custos climáticos


Os custos do combate ao aquecimento global aumentarão inexoravelmente se o mundo não limitar as emissões de gases do efeito estufa até 2015, mas novas tecnologias podem contrabalançar tais custos, disse na segunda-feira o chefe da comissão climática da ONU.

 
Aprenda a montar uma casa sustentável sem gastar muito


Na hora de construir ou reformar um imóvel, não é preciso lançar mão de ideias mirabolantes para evitar o impacto ambiental. Escolhas simples e pequenas ações podem fazer toda a diferença e contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente.

 
Sustentabilidade permeia Expo 2010


Philip Kotler, Vijay Goviandarajan, Jim Collins, Sir Terry Leahy são alguns dos principais gurus internacionais do mundo dos negócios presentes na Expomanagement 2010. O evento, realizado pela HSM em São Paulo com o patrocínio da Algar, reúne milhares de empresários executivos e profissionais liberais para um ciclo de três dias de palestras e debates.

 
Sindicato destaca a sustentabilidade do plástico


A importância do plástico para o desenvolvimento de diversos setores da economia é indiscutível. Em um passado recente, o plástico foi considerado uma grande solução para o meio ambiente. As suas aplicações desde as sacolas que substituíram os sacos de papel, os canos de PVC que não contaminam a água, embalagens higiênicas para alimentos e muitas outras aplicações facilitaram a vida de todos.

 
Sustentabilidade aumenta valor de mercado em até 4%, diz estudo


Projetos socioambientais aumentam em até 4% o valor de mercado das empresas, segundo um levantamento da consultoria espanhola Management & Excellence divulgado nesta segunda-feira.

A conclusão foi feita com base nos resultados de uma metodologia que cruza números de capitalização de mercado de empresas listadas no Dow Jones Sustainability Index World (DJSI) e no MSCI.

 
Brasil defenderá repartição de benefícios na COP-10


A partir de 18 de outubro, representantes de 193 nações estarão reunidos na cidade japonesa de Nagoya para integrar os debates da 10ª Conferência das Partes (COP-10), da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). As autoridades vão tratar, até o dia 29 de outubro, de um tema de alto interesse ambiental e econômico em todo o mundo: a perda de biodiversidade.

 
Homem está acabando com a vida na Terra, alerta diretor da ONU


Na abertura da décima edição da Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10), o diretor do programa para meio ambiente das Nações Unidas (ONU), Achim Steiner, foi enfático ao afirmar que o homem está acabando com a vida na Terra.

 
Campanha Plante o Futuro


Plante árvores voce também e contribua para um futuro melhor. Veja os benefícios:

Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas! Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.
Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça. 

 
Artigo da ‘Unesp Ciência’ aponta falhas do projeto de Código Florestal


No mês que vem, quando o governo federal anunciar de quanto foi o desmatamento da Amazônia neste ano, é muito provável que ele mostre a menor taxa desde 1988, quando o dado começou a ser medido anualmente pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Uma vitória no caminho do compromisso assumido internacionalmente de reduzir o desmatamento para diminuir as emissões de gases de efeito estufa do país. Paralelamente, porém, é provável que o Congresso esteja votando um projeto de lei que substitui o atual Código Florestal – e que muitos pesquisadores e ambientalistas entendem ir na contramão desse compromisso, ao diminuir a proteção às florestas e permitir novos desmatamentos.

 
Wal Mart Lança End to End - Sustentabilidade de Ponta a Ponta

O QUE É END TO END?
"Sustentabilidade de Ponta a Ponta"

 
Sustentabilidade garante alimento saudável com mais qualidade


Oferecer alimento seguro com qualidade é um dos princípios da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), oficializada, nesta terça-feira, 31 de agosto, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com a Instrução Normativa nº 27, o sistema, antes restrito às frutas, passa a valer também para toda a cadeia agropecuária. Leite, mel, amendoim, arroz e flores são alguns exemplos de cadeias produtivas que já se inseriram voluntariamente no sistema e que passarão a ter norma técnica específica apoiada pelo Mapa. A expectativa é que outros setores manifestem interesse em se habilitar.

 
Bienal de Design tem como tema central a sustentabilidade


Curitiba está respirando design até o dia 31 de outubro. É que a capital do Paraná sedia deste a última quarta-feira a Bienal Brasileira de Design. Em seis locais públicos, o curitibano pode visitar mostras, participar de seminários, palestras e fóruns sobre o tema, além de ações educativas para crianças e atividades culturais das mais variadas. O tema central desta bienal é a sustentabilidade.

 
Nações Unidas criam painel sobre sustentabilidade global


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta segunda-feira, 9 de agosto, a criação de um painel de sustentabilidade global.

 
50 ações pelo Planeta

50 ações pelo Planeta

1. TAMPE SUAS PANELAS ENQUANTO COZINHA
Parece óbvio, não é? E é mesmo! Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

 

2. USE UMA GARRAFA TÉRMICA COM ÁGUA GELADA
Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros . Abasteça-a de água bem gelada com uma bandeja de cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira.

 
A eco-cidade de Masdar: uma utopia ecológica


Em 2008 o homem tornou-se um animal urbano. Pela primeira vez, mais da metade da população do mundo vive em cidades, totalizando 3,3 bilhões de pessoas. Esse número vai aumentar para 5 bilhões em 2030, prevê a ONU, impondo uma pressão colossal ao meio ambiente. As cidades de hoje têm sede, fome de energia, e produzem a maior parte do lixo e dos gases de efeito estufa do mundo.

 
Fórmula Sustentável


Um carro de corrida feito com vegetais e movido a chocolate que em vez de poluir, purifica o ar!

 
LIXO URBANO : ALGUÉM ESTÁ PREOCUPADO?

LIXO URBANO : ALGUÉM ESTÁ PREOCUPADO?

O lixo é um problema urgente, e para solucionar questões relativas ao excesso e ao desperdício é necessária a construção de políticas públicas que tenham como preocupação a educação para a sustentabilidade, em especial a conservação do meio ambiente. É necessária também conscientização individual.

 
<< Início < Anterior 91 92 Próximo > Fim >>

Página 91 de 92