.

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Joalheria CasaCor marca estreia de escritório de arquitetura italiano no Brasil

Joalheria CasaCor marca estreia de escritório de arquitetura italiano no Brasil

Pela primeira vez um escritório de arquitetura italiano participa da CasaCor, em São Paulo. Com sede na Sardenha, o Cossu&Tedesco, pilotado pelos arquitetos Lilian Tedesco e Pier Paolo Cossu, assina a Joalheria CasaCor . O projeto partiu da premissa de que as pessoas devem se emocionar em um local onde contemplam um objeto tão especial como uma joia. O resultado é a releitura dos elementos clássicos como o ouro e a prata, que são a matéria-prima principal das joias, representados no ambiente em chave moderna.

 
Propagandas sustentáveis estão na mira do Conar

Propagandas sustentáveis estão na mira do Conar

Propagandas que mencionem sustentabilidade deverão obedecer estritamente a critérios de veracidade, exatidão, pertinência e relevância. Esse a principal objetivo das novas normas para regulamentar a publicidade divulgadas, na última semana, pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

 
São Paulo terá núcleo de pesquisa em bioenergia e sustentabilidade

São Paulo terá núcleo de pesquisa em bioenergia e sustentabilidade

Reunir especialistas das três universidades públicas de São Paulo – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –, para realizar pesquisas e formar especialistas focados na geração de energia a partir de biomassa, é a principal proposta do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade (NAPBS), lançado no dia 3 de junho na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Esalq-USP), em Piracicaba.

 
Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, a ONU estabeleceu, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo, o dia mundial do meio ambiente, celebrado ontem. Ele cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Os objetivos sempre foram mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

 
‘Táxi verde’ é alternativa para reduzir poluição em grandes cidades

‘Táxi verde’ é alternativa para reduzir poluição em grandes cidades

Tanto quanto uma questão ambiental, o uso dos chamados “táxis verdes”, que têm combustíveis menos poluentes, se tornou uma questão social em Lima. Na capital do Peru, de acordo com Tania Zamora, assessora da Prefeitura para assuntos das Mudanças Climáticas, a conversão da gasolina para o gás fez com que a qualidade de vida dos taxistas melhorasse porque, entre outros aspectos, eles têm pago menos para abastecer.

 
Sustentabilidade: empresas podem ir além do discurso

Sustentabilidade: empresas podem ir além do discurso

Educar os profissionais para o contexto no qual as organizações consideram abordagens socioambientais em sua gestão é um importante passo para que uma empresa incorpore a sustentabilidade em seu cotidiano.

Para isso, é necessária uma mudança de mentalidade, de consciência, em todas as suas áreas.

 
Empresas se antecipam à lei que dá fim às sacolas plásticas

Empresas se antecipam à lei que dá fim às sacolas plásticas

Depois de quatro anos em tramitação, o projeto de lei que proíbe a distribuição e a venda de sacolas plásticas no comércio da cidade de São Paulo foi aprovado e sancionado. A lei nº 15.374 foi publicada no dia 19 de maio. Mas há uma outra data ainda mais decisiva para os comerciantes paulistanos: a partir de janeiro de 2012, nada de sacolas plásticas nas lojas da cidade. O texto da norma é curto, mas suficiente para prever penalidades. Quem descumprir a lei pagará multa, que varia de R$ 50 mil a R$ 50 milhões, de acordo com o faturamento da empresa.

 
Sustentabilidade já faz parte dos fundos de pensão, diz especialista

Sustentabilidade já faz parte dos fundos de pensão, diz especialista

A sustentabilidade já começa a se incorporar aos fundos de pensão, na avaliação do coordenador da Comissão Técnica de Seguridade da Abrapp (Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Rafael Castro.

 
Loja verde Pão de Açúcar ganha prêmio de sustentabilidade GreenBest

Loja verde Pão de Açúcar ganha prêmio de sustentabilidade GreenBest

Loja Verde Pão de Açúcar de Indaiatuba (SP) foi eleita a vencedora entre os melhores projetos arquitetônicos e construções sustentáveis no Brasil pela Academia GreenBest. Este é o principal prêmio brasileiro da categoria, que destaca as iniciativas e projetos sustentáveis adotados na loja, que também unem  funcionalidade e design. O resultado foi proclamado por um júri acadêmico composto por profissionais reconhecidos que atuam na área do meio ambiente, além de integrantes de empresas certificadoras e organizações ligadas ao manejo florestal.

 
A reciclagem de pneus é viável?

A reciclagem de pneus é viável?

As vendas de carros só crescem no país e, como podemos imaginar, também cresce a produção de pneus. Em 2010, foram produzidos, pelo menos, 67 milhões de unidades, com um crescimento de 15% em relação à produção de 2009, conforme dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

Após o uso, para onde vão todos estes pneus? Qual é a destinação dos mesmos ao final de sua vida útil?

 
Ações criativas em prol da sustentabilidade

Ações criativas em prol da sustentabilidade

Na coluna de abril, comentei que ideias criativas valem tanto quanto recursos financeiros para alinhar o negócio à sustentabilidade. Neste mês, vou contextualizar de que forma isso pode ser feito na operação de pequenas empresas e trazer exemplos de franquias, universo com o qual mais me relaciono no dia-a-dia.

Vou começar pelo Yázigi, que empreendeu em toda a rede uma campanha de ecoeficiência. Para dar um exemplo pontual, uma das escolas, localizada na cidade de Limeira (SP), promoveu uma revolução de hábitos. Ao longo do tempo que durou o projeto, a coordenação da escola gerou iniciativas para conscientização ambiental entre alunos, funcionários e familiares.

 
SP precisa de corredor verde anti enchente, diz pesquisa

SP precisa de corredor verde anti enchente, diz pesquisa

Avenida Paulista, cartão-postal:
muito asfalto e pouco verde

São Paulo - A cidade de São Paulo precisa de pelo menos 48,5 quilômetros de corredores verdes urbanos - ruas e avenidas com árvores de grande porte plantadas em sequência, em calçadas ou canteiros centrais das vias. É o que aponta pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

A malha proposta no estudo iria do Parque Villa-Lobos, em Pinheiros, zona oeste, até o Tatuapé, na zona leste. Pelo estudo os bairros paulistanos com mais urgência no plantio de árvores são Água Rasa, Mooca e Bela Vista.

 
Bovespa lança programa de sustentabilidade empresarial

Bovespa lança programa de sustentabilidade empresarial

São Paulo - A capacidade de obter sucesso ao longo do tempo, sob o prisma econômico, social e ambiental é uma competência desejada por companhias do mundo todo e cada vez mais exigida na negociações atuais. A fim de aprofundar as discussões sobre "sustentabilidade" com as empresas brasileiras, a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) lançou nesta quinta (14) um novo programa de relacionamento, o “Em Boa Companhia”.

 
Sustentabilidade nas salas de cirurgia

Sustentabilidade nas salas de cirurgia

Os resíduos produzidos pelos hospitais são geralmente vistos como um mal necessário, já que muita coisa precisa ser descartável. Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, porém, divulgaram estudo indicando que muito pode ser feito por esses estabelecimentos para diminuir seu impacto no ambiente e diminuir custos.

 
Sustentabilidade gera novas oportunidades e desafios

Sustentabilidade gera novas oportunidades e desafios

Chapada dos Guimarães - Eficiência energética, normas técnicas da ABNT voltadas à sustentabilidade, negócios sustentáveis e o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) são temas de painel do seminário de lançamento do centro nacional de referência da instituição no tema, nesta sexta-feira (15), no município Chapada dos Guimarães (MT).

 
Tecnologia ajuda na sustentabilidade, diz pesquisador
Pesquisador do MIT, o norte-americano Eric Baczuk falou no TEDx Laçador, ciclo de palestras que ocorre hoje na ESPM, em Porto Alegre, sobre como a tecnologia pode colaborar com a sustentabilidade das cidades. Hoje, com câmeras, microfones e monitoramento por satélite, as cidades são vistas com um grau de detalhamento que nunca vimos antes, aponta Baczuk. O desafio agora é usar esse conhecimento para conhecer melhor as cidades e depois desenvolver ações para melhorá-las.
Baczuk fez um apanhado de novas tecnologias usadas em diversas cidades do mundo, como Zaragoza, na Espanha, e Seattle, nos Estados Unidos, que são empregadas para monitorar e estudar como as pessoas descartam o lixo ou utilizam a água fornecida pelos sistema público de abastecimento.
O cientista também trabalha em um projeto na cidade do Rio de Janeiro para melhorar o sistema de abastecimento de água à população. Em seu trabalho, sensores são colocados na água do rio Paraíba do Sul, que abastece grande parte da cidade, e na baía de Guanabara para monitorar os níveis de poluição. A ideia é usar gráficos tridimensionais gerados por programas de computação de gráfica para mostrar o volume da poluição e ajudar a conscientizar as pessoas da importância de conservar a limpeza dos mananciais de água.
Fonte:
Jaime Silva
Zero Hora
09/04/2011

Tecnologia ajuda na sustentabilidade, diz pesquisador


Pesquisador do MIT, o norte-americano Eric Baczuk falou no TEDx Laçador, ciclo de palestras que ocorre hoje na ESPM, em Porto Alegre, sobre como a tecnologia pode colaborar com a sustentabilidade das cidades.

 
Lançada série de episódios para a TV com temas da Agenda 21

Lançada série de episódios para a TV com temas da Agenda 21

Foi lançada nesta sexta-feira no Sesc Pompeia, em São Paulo, a série "Somos 1 só", realizada pelo Sesc TV e pela TV Cultura, que discute o tema sustentabilidade em oito episódios produzidos para televisão. Orçada em R$ 1.600,00, ela será exibida pela TV Cultura entre 15 de abril e 3 de junho, sempre as sextas-feiras, as 20h. Os temas foram escolhidos a partir da Agenda 21, apresentada na Rio-92 (ou Eco-92) como uma tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento mundial.

 
Publicidade se alia à sustentabilidade

Publicidade se alia à sustentabilidade

A propaganda brasileira deu um importante passo para promover a produção de publicidade responsável e o consumo sustentável. Foi anunciado nesta quinta-feira (31) durante reunião da executiva nacional da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) o lançamento dos “Indicadores de Sustentabilidade da Propaganda Brasileira”.  O encontro está sendo realizado em Imbassai, na Bahia, e abriu o evento “Nordeste. A bola da vez”, que vai reunir até domingo empresários de comunicação de todo o país.

 
Sustentabilidade e descarte do e-lixo já impactam investimentos em TI

Sustentabilidade e descarte do e-lixo já impactam investimentos em TI

Iniciativas para reduzir o impacto ambiental e o descarte do lixo tecnológico preocupam cada vez mais as empresas. Nos últimos 24 meses, a adesão à TI verde cresceu 500%, segundo Estudo de Tendências de Investimento em TI 2011 do Instituto Sem Fronteiras (ISF).

A organização colheu informações de 1.140 empresas, entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011, para identificar a tendência dos investimentos em informática em 2011. E constatou que ações para a redução do impacto ambiental passaram a fazer parte da política de governança de muitas delas. A decisão por inciativas sustentáveis está vindo da alta cúpula da empresa e não mais de departamentos isolados.

 
Estrangeiros esperam que Brasil crie soluções sustentáveis

Estrangeiros esperam que Brasil crie soluções sustentáveis

Marcado pelas presenças do ator Arnold Schwarzenegger, do cineasta James Cameron e do ex-presidente americano Bill Clinton, o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade mostrou que o Brasil está ganhando importância no cenário global não só pelo crescimento da economia, mas também pelo potencial de fornecer soluções para um mundo mais sustentável. "Não tenho ideia de como construir uma sociedade sustentável sem o Brasil apontar o caminho", disse Clinton na noite do sábado, último dia do evento realizado em Manaus.

 
<< Início < Anterior 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 Próximo > Fim >>

Página 87 de 90