Parcerias

Curtir no Facebook

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Uma única moradia

Uma única moradia

O termo grego, oikos, designa “moradia” ou “casa” e se encontra na raiz dos termos “economia” (oikos nomos) e “ecologia” (oikos logos), lembrando-nos com isso que a Terra é um único lar para todos nós, porque habitamos uma única moradia.
A esse respeito, muito apropriadamente o educador canadense Herbert M. McLuhan (1911-1980), disse certa vez o seguinte: “Na espaçonave Terra não há passageiros. Todos somos tripulantes”. Portanto, na verdade, todos somos hóspedes da “Casa da Vida”, do Planeta Terra que nos acolhe.
Ter essa noção de que somos participantes (e não os donos) do Planeta Terra ajuda a disseminar a consciência que precisamos para tratar com mais cuidado a Mãe Natureza.

 
Uso de agrotóxicos subiu 162% em 12 anos, mostra pesquisa

Uso de agrotóxicos subiu 162% em 12 anos, mostra pesquisa

O setor agrícola brasileiro comprou, no ano de 2012, 823.226 toneladas de agrotóxicos – muitos deles, proibidos em outros países. De 2000 a 2012, o aumento em toneladas compradas foi 162,32%. Os dados estão no Dossiê Abrasco – Um Alerta sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde, lançado no dia 28/4 pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em evento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

“Desde 2009, o Brasil assumiu a posição de primeiro consumidor mundial de agrotóxico. O consumo daria 5,5 quilos por brasileiro por ano”, disse o diretor da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Paulo Petersen.

 
Animais selvagens são tema de curso de pós-graduação na Unesp

Animais selvagens são tema de curso de pós-graduação na Unesp

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, está concluindo a criação do Programa de Pós-Graduação em Animais Selvagens, nos níveis Mestrado e Doutorado.

O novo programa já foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Iniciará suas atividades com conceito 4, conferido pela Capes a partir de avaliação de critérios como produtividade científica do corpo docente, estrutura disponível e o ineditismo da proposta.

 
Pós-doutorado em Ecologia na Unesp, com Bolsa da FAPESP

Pós-doutorado em Ecologia na Unesp, com Bolsa da FAPESP

O projeto temático "Consequências ecológicas da defaunação na Mata Atlântica", apoiado pela FAPESP no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP, tem uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro.

O objetivo principal do projeto é investigar os efeitos da defaunação em cascatas tróficas.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros e a data-limite para inscrições é 13 de maio de 2015. O resultado da seleção será informado em 13 de junho de 2015, devendo o candidato selecionado estar apto a iniciar as atividades tão logo sejam finalizados os trâmites de sua aprovação.

 
Anvisa simplifica importação de derivados do canabidiol

Anvisa simplifica importação de derivados do canabidiol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu novos critérios para simplificar a importação de produtos à base de canabidiol, um dos derivados da maconha, em casos de tratamentos de saúde.

Com a nova norma, definida no dia 22/4, a agência passará a adotar uma lista de produtos para os quais a importação será facilitada. Até agora, cinco deles, que representam cerca de 95% das importações já realizadas, fazem parte da lista.

 
Desmatamento na Amazônia cresce 195% em março, em relação ao mesmo período de 2014, diz Imazon

Desmatamento na Amazônia cresce 195% em março, em relação ao mesmo período de 2014, diz Imazon

Último relatório divulgado pelo Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)* aponta que o desmatamento na Amazônia Legal, área que compreende nove estados brasileiros e corresponde a quase 60% do território do país, atingiu 58 km2 em março. No mês anterior, tinham sido desmatados 42 km2 de florestas.

Em março de 2014, entretanto, o desmatamento registrado pelo Imazon foi muito menor: 20 km2 . Isso significa que na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve aumento de 195% na taxa de corte raso da floresta.

 
Corante extraído do açafrão pode ser útil no combate à dengue

Corante extraído do açafrão pode ser útil no combate à dengue

Um composto extraído da raiz da cúrcuma (Curcuma longa L.), também conhecida como açafrão-da-índia, está sendo testado com sucesso por pesquisadores da cidade de São Carlos (SP) no combate às larvas do mosquito transmissor da dengue.

A pesquisa está sendo conduzida no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (Cepof), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, sob coordenação do professor da Universidade de São Paulo (USP) Vanderlei Bagnato.

“A curcumina, uma das substâncias que conferem a cor alaranjada ao açafrão, possui propriedades fotodinâmicas naturais. Na presença da luz, ela induz a produção de espécies reativas de oxigênio, que são altamente tóxicas”, disse Bagnato.

 
Poluição em Londres atinge nível máximo

Poluição em Londres atinge nível máximo

O famoso fog londrino - nevoeiro que constantemente aparece sobre a capital da Inglaterra, deixou de ser simplesmente parte do cenário local para se tornar sinal de alerta, feito pelas autoridades de saúde e meteorologistas, nesta sexta-feira (10/04).

A bruma cinza e espessa é reflexo da poluição, que alcançou o nível 10, indíce máximo estabelecido pelo Departamento do Meio Ambiente do Reino Unido.

A nuvem de poluição é composta por uma mistura de partículas de fuligem (proveniente sobretudo da emissão de poluentes de veículos) e poeira vinda do Deserto do Saara, que atingiu o continente europeu.

 
Fundo europeu de transporte verde financia maior aeronave do mundo, que emite menos carbono

Fundo europeu de transporte verde financia maior aeronave do mundo, que emite menos carbono

Airlander 10. Este é o nome da maior aeronave do mundo, um misto de dirigível, avião e helicóptero. Ela tem 92 metros de comprimento, praticamente o tamanho de um campo de futebol oficial. Todavia, o mais interessante da tecnologia é ser sustentável.

Ao ser inflada com gás hélio, a aeronave flutua e com isso, produz menos barulho, menos poluição e emite uma quantidade muito menor de gases de efeito estufa, já que consome apenas um terço de combustível do que um avião convencional.

 
OMS estima 2 milhões de mortes por comida e água contaminadas

OMS estima 2 milhões de mortes por comida e água contaminadas

No Dia Mundial da Saúde lembrado nesta terça-feira (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a importância da segurança alimentar. A estimativa do órgão é que, todos os anos, 2 milhões de pessoas morrem após ingerir comida e água contaminadas.

Os dados mostram que, em 2010, ocorreram pelo menos 582 milhões de casos de 22 tipos de doenças de origem alimentar, além de 351 mil óbitos associados a esse tipo de problema. Os agentes responsáveis pela maioria das mortes são a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E.coli (37 mil mortes) – a Escherichia Coli, que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais – e o norovírus (35 mil mortes).

 
Semana Martin Luther King debate diversidade e preconceito em evento aberto ao público, em SP

Semana Martin Luther King debate diversidade e preconceito em evento aberto ao público, em SP

Martin Luther King não chegou a completar 40 anos. Foi assassinado em 4 de abril de 1968, poucos meses após completar 39 anos. Mas seu ativismo e, principalmente - suas palavras – fizeram história. Deixaram um legado forte e duradouro, só comparado a de outros líderes mundiais como Gandhi ou Nelson Mandala.

Para refletir sobre diversidade e preconceito, a Associação Palas Athena* promoverá, em 14/04, a 12ª Semana Martin Luther King, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Com apoio institucional da Unesco, Consulado Geral dos Estados Unidos e Sesc, especialistas formarão duas mesas redondas, que terão como tema “Linha de Montagem do Preconceito – Reprodução de Uma Mentira” e “Diversidade nos Estados Unidos – Uma Perspectiva Atual”.

 
'Felinos - A luta pela sobrevivência' será lançado em São Paulo, em 9/4

 Felinos - A luta pela sobrevivência  será lançado em São Paulo, em 9/4

O livro Felinos - A luta pela sobrevivência, da Editora abook, relata a vida de oito espécies de felinos brasileiros ameaçados de extinção, O lançamento ocorrerá na próxima quinta-feira (9), a partir das 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Imagens do livro registradas por Adriano Gambarini, Fabio Colombini, Araquém Alcântara e Paulo Fridman serão leiloadas durante o evento. A renda do leilão e 20% do preço da capa do livro serão doados à ONG Associação Mata Ciliar.

A obra, patrocinada pela Tetra Pak, tem curadoria do biólogo Peter Crawshaw e traz a ficha-técnica de cada animal, análises de seus habitats naturais, além de dados atualizados das condições das florestas do Brasil.

 
Conheça Songdo, cidade em construção na Coreia do Norte que promete não agredir o meio ambiente

Conheça Songdo, cidade em construção na Coreia do Norte que promete não agredir o meio ambiente

Já imaginou morar em uma cidade onde nada agride a natureza? Esse é o projeto de uma cidade que está sendo erguida na Coreia do Norte, chamada Songdo, à beria do Mar Amarelo, com o que há de mais moderno em tecnologia e conceitos de urbanismo. O projeto, orçado em US$ 35 bilhões, prevê a construção de 80 mil apartamentos, 46 milhões de metros quadrados de escritórios e pode abrigar até 40 mil habitantes. Construída sobre uma ilha artificial, a cidade promete ser a mais sustentável do planeta, contando com controle inteligente de tráfego, wireless, 40% de áreas verdes, programas de reciclagem e uso consciente de água e energia.

 
Projeto carioca Nave do Conhecimento está entre finalistas de prêmio internacional de arquitetura

Projeto carioca Nave do Conhecimento está entre finalistas de prêmio internacional de arquitetura

Um projeto brasileiro chamou atenção mundial e agora está disputando um prêmio de um mais famosos sites americanos de arquitetura, o Architizer. As Naves do Conhecimento, do Rio de Janeiro, estão competindo na categoria "Edíficos Públicos" com outros quatro concorrentes da Bélgica, Itália, Japão e França.

Criadas em 2012, as Naves do Conhecimento foram projetadas pelo arquiteto Dietmar Stark, da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe). São uma parceria público-privada, entre o Instituto Embratel Claro e a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do RJ.

 
"Se Liga na Praça" convida paulistanos para revitalizar espaços públicos

 Se Liga na Praça  convida paulistanos para revitalizar espaços públicos

Se o espaço é público significa que é de uso comum e que nele podem ser realizadas atividades coletivas e se desenvolver relações entre diferentes grupos da sociedade. Sendo o mais democrático dos espaços, significa também que a responsabilidade por ele não é apenas do poder público.

Esse é um dos conceitos que guia o projeto Se Liga na Praça na capital paulista, realizado pelo Movimento Boa Praça, e pelas ONGs Acupuntura Urbana e Atados.

Contemplado pelo Edital Redes e Ruas, da Prefeitura de São Paulo, visa a conexão de moradores locais, instituições, poder público e voluntários para revitalizar e reativar duas praças da cidade, devolvendo-lhes sua função como local de lazer e integração entre as pessoas.

 
Edifícios comerciais na França deverão ter telhado verde ou painel solar

Edifícios comerciais na França deverão ter telhado verde ou painel solar

A França quer tudo "verde e renovável no alto". O país aprovou uma lei que obriga todos os novos edifícios comerciais a instalarem telhados ecológicos ou painéis solares.

A medida é parte da estratégia energética de reduzir a dependência das usinas nucleares que, atualmente, suprem cerca de 75% da demanda de energia do país, segundo dados da World Nuclear Association.

Aprovada na última semana pelo parlamento francês, a nova lei traz vários benefícios. As vantagens de painéis solares são simples: quando há sol, eles geram eletricidade, que pode ser usada tanto localmente, pelo próprio prédio, ou injetada de volta na rede elétrica.

 
Social Good Lab 2015 está com inscrições abertas para inovadores sociais de todo Brasil

Social Good Lab 2015 está com inscrições abertas para inovadores sociais de todo Brasil

Com a dinamização do mercado de trabalho e a presença cada vez mais forte das tecnologias, muitos profissionais estão “largando” a carteira assinada e se tornando donos do seu próprio negócio. Nesse cenário, o empreendedorismo social tem conquistado bastante destaque, por conta da promoção de mudanças onde, antes, só seria possível empreender com apoio do governo e de grandes corporações.

Com base nisso, o movimento Social Good Brasil, criado em 2012, desenvolveu o Social Good Lab, laboratório catalisador de ideias destinado a todos que querem fazer uso das tecnologias e de novas mídias para impactar positivamente a sociedade. Assim, inovadores de todo país podem inscrever seus projetos com vídeo de apresentação até o dia 12/4.

 
A desgovernança mundial da sustentabilidade

A desgovernança mundial da sustentabilidade

Ultimamente tenho lido muito sobre sustentabilidade. Muito mesmo. E tenho tristes constatações. Uma delas é que nunca se falou tanto em sustentabilidade como nos anos 2000, ao mesmo tempo em que esta foi simplesmente uma década perdida para a sustentabilidade nas empresas.

O último livro lido foi o recém-lançado “A desgovernança mundial da sustentabilidade” do professor de economia José Eli da Veiga, publicado pela Editora 34. O livro não é sobre sustentabilidade corporativa, mas de relações internacionais a partir da ótica da sustentabilidade. Fazendo um apanhado histórico de conferências, tratados, protocolos e uma série de encontros e documentos que, ao longo do último século, vêm tentando colocar a sustentabilidade na pauta dos países.

 
Escolas na Finlândia pretendem abolir a divisão do ensino por disciplinas

Escolas na Finlândia pretendem abolir a divisão do ensino por disciplinas

Depois de acabar com a obrigatoriedade do ensino da letra cursiva, a Finlândia vai lançar um programa revolucionário no sistema educacional do país. A reforma visa a acabar com a divisão do ensino por disciplinas, como matemática, história e química. Até 2020, todas as escolas do país, que é referência mundial pela qualidade da educação, devem substituir as matérias por tópicos e assuntos multidisciplinares na grade curricular.

Ao invés de ministrar aulas isoladas de geografia e história, os professores tratarão um tema como União Europeia, por exemplo, abordando elementos geográficos, econômicos, históricos e até de linguagem relacionados à Europa.

 
Primeiro arranha-céu feito de madeira ficará pronto em 2023, na Suécia

Primeiro arranha-céu feito de madeira ficará pronto em 2023, na Suécia

O Västerbroplan, de 11 mil m², é ambicioso: será o primeiro arranha-céu com estrutura de madeira maciça do planeta.

Desenvolvida pelo escritório dinamarquês C.F. Moller, a obra de 34 andares, com término previsto até 2023, tem tudo para se tornar um marco em Estocolmo graças às suas múltiplas características sustentáveis.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 9 de 87