.

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Livro: SUSTENTABILIDADE: Origem e Fundamentos Educação e Governança Global Modelo de Desenvolvimento de Reinaldo Dias

Livro: SUSTENTABILIDADE: Origem e Fundamentos Educação e Governança Global Modelo de Desenvolvimento de Reinaldo Dias

A questão fundamental que agora vem à tona no debate atual é como os seres humanos podem usufruir legitimamente do ambiente natural sem destruí-lo. A crise ambiental não é um termo qualquer. É um conceito amplamente aceito e reflete uma realidade que se caracteriza como um momento crítico, a encruzilhada em que a humanidade se encontra, cheia de incertezas, mas que exige uma urgente tomada de decisões.

A responsabilidade da atual situação deve recair sobre o modelo atual de crescimento, que está orientado pelo capitalismo predatório, para o qual o principal objetivo está na busca do lucro, e isto condiciona todo o resto, quer seja a natureza ou os próprios seres humanos que se convertem, na lógica do sistema, em mercadoria que pode ser explorada.

 
Conheça a máquina que transforma lixo orgânico em biogás

Conheça a máquina que transforma lixo orgânico em biogás

Durante uma visita do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon ao presidente israelense Reuben Rivlin, em 2014, o chefe das Nações Unidas expressou a necessidade global de uma solução ambientalmente correta para um antigo problema: evitar os problemas de saúde e as mortes causados pela queima de combustíveis sólidos (como madeira e carvão), utilizados muitas vezes para cozinhar.

Só para se ter ideia, até 4,3 milhões de mulheres e crianças morrem anualmente direta ou indiretamente pelos efeitos causados por estes combustíveis, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao pensar nisso, os israelenses da companhia HomeBioGas desenvolveram um biodigestor que funciona através da energia gerada por alimentos orgânicos, como restos de comida, que é convertida em combustível biogás, uma combinação de gás metano e dióxido de carbono (CO2).

 
ABNT lança selo ecológico inédito para eletroeletrônicos

ABNT lança selo ecológico inédito para eletroeletrônicos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentou na segunda-feira, 6 de julho, seu primeiro selo ecológico para produtos eletroeletrônicos: o Colibri. A certificação garante que os produtos ofereçam menor impacto ao meio ambiente, tanto com relação a substâncias tóxicas quanto ao consumo de energia, desde a matéria prima utilizada até o descarte final.

Para serem aprovados, são realizados diversos testes e auditorias nas instalações dos fabricantes, de acordo com padrões internacionais, afirma a associação.

 
Fritjof Capra: "Sobrevivência da humanidade dependerá de nossa alfabetização ecológica"

Fritjof Capra:  Sobrevivência da humanidade dependerá de nossa alfabetização ecológica

O PHD em física e escritor austríaco Fritjof Capra, autor de best-sellers como O Tao da Física, O Ponto de Mutação e As Conexões Ocultas, abriu nesta quinta-feira, 2 de julho, o Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), realizado pelo Sebrae em Cuiabá, no Mato Grosso.

Ao ministrar a palestra magna de abertura do evento, intitulada O estado do mundo: impactos da escassez na economia global, Capra defendeu o que chama de "pensamento sistêmico", baseado na interdependência dos sistemas vivos, os quais ele inclui as sociedades urbanas e os ecossistemas.

 
App converte exercícios físicos em milhas de viagens

App converte exercícios físicos em milhas de viagens

Que tal transformar o tempo de suas atividades físicas em milhas? Essa é a ideia do aplicativo (app) "Mova Mais", que está em fase de teste e já conta com mais de 20 mil usuários inscritos.

Basta fazer um cadastro e conectar a conta a um dos aplicativos suportados pelo Mova Mais (Strava, RunKeeper ou MapMyRun).

 
Energias renováveis devem saltar de 14% para 51% no Brasil até 2040

Energias renováveis devem saltar de 14% para 51% no Brasil até 2040

Até 2040, o Brasil deverá atrair US$ 300 bilhões em investimentos para geração de energia elétrica — a maior parte desses recursos (70%) irá para projetos solares e eólicos, prevê o estudo Energy Outlook (NEO), feito pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

O país vai adicionar 250 gigawatts (GW) de nova capacidade nos próximos anos, chegando a 383GW, um aumento de 189% em sua capacidade total. Cerca de 89% disso, prevê o estudo, serão compostos de energias renováveis, inclusive de pequenas e grandes hidrelétricas.

No entanto, a grande mudança vem participação das renováveis eólica, solar e biomassa, que deverá saltar do atuais 14% de capacidade instalada para nada menos do que 51% em 2040.

 
Primeiro avião elétrico da América Latina realiza voo inaugural

Primeiro avião elétrico da América Latina realiza voo inaugural

O primeiro avião elétrico tripulado da América Latina realizou seu voo inaugural na terça-feira, 23 de junho. A Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), apresentaram oficialmente o modelo Sora-e, no aeroporto de Itaipu, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias.

O Sora-e decolou exatamente às 14h28 (horário de Brasília) e sobrevoou o entorno do reservatório da usina Itaipu. Às 14h33, tocava novamente a pista do aeroporto, exatamente como previsto no plano de voo.

 
Japão vai ter maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo

Japão vai ter maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo

A empresa japonesa Mitsubishi Electric vai construir em Fukuoka (no Sul do Japão) o maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo, com capacidade de 50 mil kilowatts, confirmou nesta quarta-feira, 24 de junho, a agência noticiosa espanhola EFE.

O projeto, encomendado pela companhia elétrica japonesa Kyushu Electric Power e que conta com financiamento estatal, consistirá em uma rede de baterias, que ocupará extensão de 14 mil metros quadrados na localidade de Buzen e será capaz de fornecer eletricidade a 30 mil habitações.

 
Conheça o carregador de celular que utiliza energia das plantas

Conheça o carregador de celular que utiliza energia das plantas

As amigas e colegas de universidade Carolina Guerrero, Camila Rupcich e Evelyn Aravena decidiram que precisavam de uma maneira de carregar seus eletrônicos sem que dependessem da rede de energia. Depois de vários estudos, elas encontraram uma solução bem próxima, mas nada convencional: as plantas.

Tudo começou quando as engenheiras tiveram de entregar um trabalho para a faculdade, mas, no referido dia, o telefone celular e notebook ficaram sem bateria e elas não podiam salvar o conteúdo para entregar a tempo. Da frustração e raiva nasceu a motivação para criar uma solução para o problema.

 
Poluição faz Chile decretar estado de emergência ambiental, restringir carros e indústria

Poluição faz Chile decretar estado de emergência ambiental, restringir carros e indústria

Os altos índices de poluição atmosférica registrados em Santiago, capital do Chile, levou o Ministério do Meio Ambiente a decretar estado de emergência ambiental. Para reduzir os níveis de poluentes, o governo chileno suspendeu parte da indústria pesada e retirou cerca de 40% dos carros das ruas.

O quadro da situação é considerado alarmante por órgãos de saúde. Mais de 900 indústrias foram suspensas e cerca de 40% de 1,7 milhão de carros foram retirados das ruas de Santiago como uma medida temporária. Além dos altos níveis de emissões de gases poluentes, as condições meteorológicas incomuns também estão sendo culpadas pela qualidade do ar, segundo autoridades.

 
Japão inaugura usina solar que flutua sobre a água

Japão inaugura usina solar que flutua sobre a água

Embora as usinas de energia solar produzam uma fonte renovável, que reduz muito a quantidade de emissões de gases do efeito estufa, em geral, elas precisam ocupar uma grande área. Mas no Japão, onde o espaço físico é extremamente escasso, a tendência atual é a construção de usinas de energia solar flutuantes.

Na prefeitura de Hyogo, uma estação solar flutuante foi lançada em maio. Ela se localiza em um reservatório e vai produzir cerca de 2.680 megawatts-hora (MWh) por ano - o suficiente para manter 820 famílias.

 
Maioria dos lençóis freáticos do mundo têm redução alarmante, alerta Nasa

Maioria dos lençóis freáticos do mundo têm redução alarmante, alerta Nasa

Os principais aquíferos subterrâneos do mundo, que servem de fonte de água fresca para centenas de milhões de pessoas, estão se esgotando dramaticamente. A revelação veio de dados fornecidos pelo satélite Grace, da Nasa. De acordo com a agência espacial americana, 21 dos 37 maiores lençóis freáticos apresentam redução alarmante, sendo que 13 deles estão em situação calamitosa.

“A situação é muito crítica. Os lençóis freáticos estão caindo em todo o mundo, não há reserva infinita de água”. afirmou Jay Famiglietti, cientista da Nasa.

 
Cientistas criam motor que funciona com a evaporação da água

Cientistas criam motor que funciona com a evaporação da água

Pesquisadores norte-americanos anunciaram na terça-feira, 16 de junho, que usaram a energia da evaporação da água para operar motores, uma solução barata e ambientalmente correta.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, e da Universidade Loyola, em Chicago, fabricou dois pequenos gadgets experimentais que funcionam de maneira autônoma na presença da umidade do ar.

 
Critérios sustentáveis são fundamentais para os negócios, aponta pesquisa

Critérios sustentáveis são fundamentais para os negócios, aponta pesquisa

A sustentabilidade ganha cada vez mais força nas estratégias de compras das grandes empresas, segundo indica uma pesquisa recente da Ernst & Young (EY). O levantamento, realizado com líderes de 14 empresas de grande porte no País, mostrou que 73% dos gestores acreditam que a incorporação de critérios de sustentabilidade nas compras já é determinante para a realização dos negócios.

O Manual de Compras Sustentáveis desenvolvido pela EY a pedido do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) serviu como base para a pesquisa.

 
Editora Peirópolis lança “Educação e Sustentabilidade – Princípios e Valores para a Formação de Educadores”, de Neca Setubal

Editora Peirópolis lança “Educação e Sustentabilidade – Princípios e Valores para a Formação de Educadores”, de Neca Setubal

São Paulo, 16 de Junho de 2015 - A Editora Peirópolis lança, no dia 17 de Junho, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a obra “Educação e Sustentabilidade: Princípios e Valores para a Formação de Educadores”, de autoria de Maria Alice (Neca) Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal e do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A publicação nasceu do projeto Educar na Cidade, coordenado pelo Cenpec, que tinha como foco refletir e produzir conhecimento sobre princípios e valores para a educação do século XXI: sustentabilidade, equidade, diversidade cultural, educação para a paz, participação e cidadania e novas formas de educar e aprender. Diferentes profissionais que atuam diretamente em territórios vulneráveis, em escolas públicas e organizações locais, e especialistas refletiram sobre o tema. O encontro dessas reflexões está sistematizados neste livro.

 
Ônibus a hidrogênio passam a integrar frota paulista

Ônibus a hidrogênio passam a integrar frota paulista

Três ônibus movidos a hidrogênio foram colocados em circulação nesta segunda-feira, 15 de junho, em São Paulo. No evento de entrega dos carros, em São Bernardo do Campo (SP), inaugurou-se também uma estação de produção de hidrogênio para abastecimento dos veículos.

A novidade, já presente nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, é desenvolvida com tecnologia brasileira, mediante parceria de diversas empresas, com a coordenação nacional do PnuD, direção do Ministério das Minas e Energia (MME) e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (FINEP). Segundo o MME, os veículos ajudam a impulsionar o desenvolvimento da nova economia no país.

 
ONU lança relatório sobre voluntariado no mundo

ONU lança relatório sobre voluntariado no mundo

Um novo relatório do Programa de Voluntários da ONU (UNV) foi lançado na sexta-feira, 5 de junho. O documento afirma que os voluntários têm um papel fundamental para tornar os governos em todo o mundo mais responsáveis e ativos.

No entanto, seu potencial estaria "gravemente subvalorizado". O relatório Estado do Voluntariado no Mundo 2015 é o primeiro estudo global sobre a contribuição de voluntários para uma melhor governança.

 
Tese de desaceleração do aquecimento global é contestada em novo estudo

Tese de desaceleração do aquecimento global é contestada em novo estudo

O aquecimento global não desacelerou como apontavam alguns relatórios. Um novo estudo com dados atualizados, publicado na quinta-feira, 4 de junho, na revista Science, mostra que seu alcance durante os primeiros 15 anos do século foi pelo menos igual ao registrado na última metade do século passado, informou a agência de notícias EFE.

As novas análises sugerem que "não há um diminuição perceptível na taxa de aquecimento" entre a segunda metade do século 20 - marcado pelo aquecimento devido ao homem - e os primeiros 15 anos do atual século, um período qualificado como de interrupção deste fenômeno.

 
Moradores de São Paulo estão autorizados a instalar paraciclos

Moradores de São Paulo estão autorizados a instalar paraciclos

Qualquer proprietário de imóvel na cidade de São Paulo pode instalar em suas calçadas paraciclos, estacionamentos para bicicletas, sem depender das autoridades. A decisão foi publicada pela Prefeitura de São Paulo na quarta-feira, 3 de junho, por meio do Diário Oficial.

Segundo a portaria, quem instalar o paraciclo deverá tratar o bem como um equipamento público. Significa, por exemplo que um comerciante que montar essas peças não poderá permitir que apenas seus clientes os usem. A utilização terá de ser autorizada para qualquer um que decida prender a bicicleta ali. Mas essa regra só vale se o paraciclo não for instalado em área pública. Em uma área particular, como o recuo de um prédio, vão valer as regras do proprietário.

 
Usina transforma lixo em energia para até 80 mil habitantes no RS

Usina transforma lixo em energia para até 80 mil habitantes no RS

A primeira térmica a partir de gás gerado em aterro sanitário no Rio Grande do Sul será inaugurada nesta terça-feira, 2 de junho, em Minas do Leão, a 90 quilômetros de Porto Alegre. Construída com investimento de R$ 30 milhões, a Biotérmica Energia terá capacidade para produzir até 15 megawatts (MW), suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 80 mil habitantes.

O combustível que moverá a usina é o metano existente no biogás captado no aterro do município, que recebe diariamente 3,5 mil toneladas de lixo urbano de Porto Alegre e outras 130 cidades.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 89