Selecione seu Idioma

Carro elétrico Hyundai Mobis anda de lado para entrar na vaga
Carro elétrico Hyundai Mobis anda de lado para entrar na vaga

O “carro caranguejo” da Hyundai Mobis é capaz de fazer movimentos que antes eram impossíveis, como girar em 90 graus e entrar ou sair de vagas de estacionamento de forma muito prática.

Na CES 2023, a Hyundai Mobis, subsidiária autônoma da montadora sul-coreana, apresentou um novo sistema de roda para carro elétrico que tem o potencial de aliviar um dos problemas mais temidos pelos motoristas: a baliza.

A inovação, que recebeu o apelido de e-Corner, foi apresentada em Las Vegas em um protótipo do Ioniq 5, automóvel elétrico da montadora. O sistema da Hyundai, ao contrário de um conceito semelhante mostrado anteriormente, vem pré-montado com motor elétrico, amortecedor, freio e direção próprios.

Ou seja, a novidade da Hyundai Mobis é um pacote completo que, em tese, poderá ser instalado em vários veículos com mais facilidade em um futuro bem próximo.

Desde a sua introdução em 2018, quando o sistema foi apresentado originalmente pela empresa, essa é a primeira vez em que foi colocado em um veículo e os primeiros resultados já foram excelentes.

Podendo usar este recurso como um aliado útil ao sair ou entrar em uma vaga de estacionamento paralelo, o veículo é capaz de se mover como uma empilhadeira graças a um mecanismo chamado pivô, que faz com que apenas as rodas traseiras girem 90 graus.

A capacidade do carro com o sistema e-Corner da Hyundai Mobis de girar as quatro rodas em até noventa graus permite que ele se desloque lateralmente como um caranguejo, como pode ser visto no vídeo a seguir.

Além de andar de lado, o sistema de rodas da Hyundai Mobis para carros elétricos pode fazer várias outras manobras, como girar por completo praticamente sem sair do lugar.

O sistema e-Corner também é capaz de fazer movimentos adicionais que antes eram impossíveis. Por exemplo, ele pode girar na direção diagonal, exatamente como um modelo Hummer EV, que noticiamos aqui no CPG.

Apesar de a Hyundai Mobis não ter divulgado nenhuma informação adicional sobre o sistema e-Corner ou uma possível data de lançamento neste momento, já está claro que a inovação possui um enorme potencial e também oferece ao motorista um número maior de possibilidades de manobras.

Fonte:

Geovane Souza 
CPG

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.