Selecione seu Idioma

Como fazer o descarte do lixo corretamente
Como fazer o descarte do lixo corretamente

O verão atrai muitos turistas para as praias, clubes, parques e com eles também grandes danos para o meio ambiente. Infelizmente o descarte de maneira errada de resíduos ocorre com frequência na estação e principalmente nas areias das praias. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Oceanográfico da USPIO/USP, mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto de plástico, sendo assim grande parte desse lixo acaba parando nos oceanos e gerando toda uma cadeia de problemas.

Explica Juçara Ribeiro, que alerta sobre os danos causados nessa época e orienta para a conscientização das próximas gerações. 

Qual a importância do descarte do lixo?

Ter os cuidados corretos e descartar de forma consciente o lixo traz benefícios para todos. Seja para as crianças que podem se divertir na areia sem preocupação com cacos de vidro, banhistas que podem entrar em um mar apropriado e principalmente para família e amigos que passam a aproveitar o verão em um local limpo e seguro.

Juçara explica o procedimento correto para o descarte dos lixos, resíduos e do óleo usado. E alerta sobre a compreensão de ter a destinação correta para cada um deles, veja como deve ser feita a separação.

Descarte de lixo e resíduos: devem ser separados em sacolas plásticas, sendo uma para o lixo reciclável, outra para o lixo orgânico e comum.
Descarte do óleo usado: quando tiver óleo de cozinha usado, espere esfriar e guarde-o em garrafas PET. Existem empresas que realizam a coleta em sua residência, se informe sobre a coleta em sua região, pois há muitos pontos de coleta voluntários.
Descarte lixos nas praia ou parques: onde estiver e encontrar lixeiras disponíveis com as indicações dos materiais que devem ser descartados, você poderá destinar seus sacos de lixo (importante estarem bem amarrados). Se as lixeiras estiverem muito cheias ou não houver nenhuma perto do seu local, leve o seu lixo para o descarte em casa ou no seu local de hospedagem.

“O descarte do lixo plástico nas praias, é apenas um dos problemas que temos que evitar, temos que pensar que todo o lixo que produzimos deve ter uma destinação correta, pois, fazendo a nossa parte estamos cuidando não apenas do planeta, mas das próximas gerações.” , alerta Juçara Ribeiro

Dicas de como não acumular lixo

Existem três ações que são importantíssimas para o cuidado com o ambiente, elas são chamadas de os "3 R's da sustentabilidade": Reduzir, Reutilizar e Reciclar!

Reduzir a quantidade ou até mesmo deixar de usar itens que não são necessários;
Reutilizar ou reaproveitar algo que poderia seria descartado, mas que talvez possa ser utilizado para outras finalidades;
Reciclar visar a consciência da importância de separar o lixo e destiná-lo adequadamente. Mas para quem já faz isso em casa, é imprescindível que mantenha a disciplina onde esteja.

Veja 5 dicas básicas para serem sustentáveis

    Separe o lixo comum e o lixo reciclável;
    Use material reciclável;
    Leve sempre sua sacolinha na praia ou parque para armazenar seu lixo;
    Reduza o consumo de plásticos, faça troca eficientes;
    Participe de um mutirão de limpeza da praia.

A conscientização deve começar pelo pequenos gestos no dia a dia, como a separação dos lixos, descarte nos lugares corretos e pensar no alto consumo de itens não recicláveis que atinge ao meio ambiente.

Fonte:

Globo

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.