Selecione seu Idioma

Carros elétricos moveram bilhões em investimento
Carros elétricos moveram bilhões em investimento

Batendo um recorde verde, quase quatro em cada cinco carros novos comprados na Noruega foram elétricos em 2022, o que representa 80% das vendas. Em 2021, o país escandinavo havia batido a marca de 64,5%. É isso que mostram dados da Federação Norueguesa de Estradas (OFV), com o topo do ranking sendo liderado pela montadora americana Tesla, que sozinha vendeu 138.265 veículos elétricos no ano passado - 79,3% do total.

"Nossa mensagem para o resto do mundo é clara: não há desculpa para a poluição desnecessária dos motores de combustão interna quando a crise climática é tão urgente de resolver", disse Christina Bu, secretária-geral da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, ao CBS News.

O mês de dezembro superou as expectativas: os carros elétricos monopolizaram 82,8% das vendas e o motivo da alta é que os noruegueses correram para comprá-los antes de uma mudança tributária que entrou em vigor em janeiro de 2023. É que por lá, quem garantiu o seu elétrico em 2022, se beneficiou da isenção de impostos, além de serem cobrados taxas mais baixas por pedágios rodoviários e estacionamento público, uma das formas do governo incentivar a compra.

Com a mudança, a partir deste 1º de janeiro, a isenção de 25% do imposto sobre vendas na compra se aplica apenas às primeiras 500 mil coroas norueguesas (cerca de US$ 50.500) do preço. Segundo as autoridades, a medida foi tomada em razão da subsequente perda de renda para o estado e a popularização desses automóveis.

Grande produtora de óleo e petróleo, a Noruega vêm sendo pioneira em carros com emissão zero e a meta é que não haja mais nenhum movido à combustão até 2025. Em comparação com a União Europeia, os carros elétricos representaram apenas 8,6% dos registros de carros novos nos primeiros nove meses de 2022.

"Oito em cada 10 pessoas que escolhem totalmente elétricos em vez de motores de combustão é um passo considerável para a Noruega atingir sua meta climática de 100% de vendas de BEV [veículo elétrico a bateria] em 2025", destacou Christina Bu.

Fonte:

Um Só Planeta 

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.