Selecione seu Idioma

Bicicleta movida a energia solar chega ao mercado com mais de 100 km de autonomia
Bicicleta movida a energia solar chega ao mercado com mais de 100 km de autonomia

Empresa desenvolve bicicleta movida a energia solar capaz de transportar até 150 kg de mercadoria, evitando a emissão de gases poluentes.

A Ikea, uma das maiores empresas de lojas de móveis e utilidades domésticas da Europa, assim como outras empresas, está sempre atenta às demandas do consumidor moderno e atua encarando todos os desafios para oferecer entregas com zero emissões. A gigante da Suécia está buscando meios de gerenciar sua logística de última geração através de meios econômicos e amigos do ambiente, mantendo ao mesmo tempo elevada a satisfação do cliente.

Nos últimos anos, a Ikea adquiriu diversos caminhões elétricos para realizar entregas mais sustentáveis em sua frota, e atuou também na infraestrutura de carregamento e na utilização generalizada de energia proveniente de fontes de energia limpa. Entretanto, a Ikea tem um objetivo ambicioso: o de se tornar neutra em carbono até o início da próxima década.

De fato, para finalizar a década com uma pegada de carbono positiva, a empresa buscou meios inteligentes e inovadores, e desenvolveu uma bicicleta de carga que utiliza energia solar para se locomover. Chamada de SunRider, a novidade estreou na loja da empresa em Deft, na Holanda.

A bicicleta movida a energia solar já vem sendo utilizada há alguns meses para transportar produtos de pequenas e médias dimensões aos clientes que moram próximos à loja. O projeto, a princípio de natureza experimental, tem sido um grande sucesso, e agora a empresa busca ampliar seu uso em todos os locais que o demandam.

Segundo Helene Davidsson, Gestora de Sustentabilidade da Ikea, a SunRider possui capacidade para transportar cerca de 90% dos produtos que são comercializados dentro dos armazéns da empresa e emite 98% menos CO₂ do que um veículo de entrega comum a diesel.

Bicicleta movida a energia solar consegue transportar até 150 kg

O veículo da Ikea está equipado com uma bateria de íons de lítio de 1,6 kWh que pode ser recarregada por meio de painéis solares integrados à caixa de carga que geram 545 Wp.

A caixa pode conter um palete de tamanho normal e possui capacidade para transportar até 150 kg. Além disso, o veículo conta com uma autonomia de até 100 km. Segundo Davidsson, a empresa busca poder servir cada vez mais pessoas e muitos dos seus futuros clientes que residem em cidades com acesso limitado aos transportes.

Esta iniciativa propicia uma grande oportunidade de explorar novos meios de entregar seus produtos nas casas dos clientes. A bicicleta de carga movida a energia solar será um ótimo reforço ao serviço de última milha, uma vez que fornece uma alternativa silenciosa e sem emissões que também pode evitar os grandes engarrafamentos.

Mercado de bicicletas elétricas não para de crescer

Além de uma bicicleta movida a energia solar, o mercado ganhou diversos modelos com características únicas, tanto em design, quanto em desempenho.

Algumas empresas estão focadas nessa categoria, como é o caso da montadora alemã Haibike, que ganhou fama no setor de bicicletas para trilha. A empresa anunciou a chegada de seu novo modelo chamado de Lyke, que utiliza tecnologia da Porsche.

O modelo promete ser ideal para aqueles que estão à procura de uma mountain bike ágil e com capacidade para enfrentar trilhas íngremes sobre duas rodas, segundo a empresa. Desta forma, a bicicleta é equipada com um motor elétrico da Fazua Motor Technology, empresa que pertence à famosa Porsche.

O trem de força é bastante conhecido por sua construção leve e compacta, podendo pesar apenas 4,2 kg incluindo a bateria removível.

Fonte:

Valdemar Medeiros
CPG

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.