Selecione seu Idioma

Samsung e Apple lideram pesquisa de sustentabilidade
Samsung e Apple lideram pesquisa de sustentabilidade

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Counterpoint Research, dentre as cinco maiores fabricantes de smartphones do mundo, a Apple e a Samsung são as que mais têm apresentado medidas de sustentabilidade mais objetivas e eficazes. Isso mostra, que mesmo havendo muito trabalho pela frente, as empresas tem acertado nas suas abordagens de sustentabilidade.

O “Smartphones and Circular Economy: Creating a Sustainable Future” afirma que a Apple é uma empresa que sempre que pode, anuncia novas medidas e fala dos avanços na área, desde a origem dos materiais utilizados em seus produtos até a energia consumida em seus escritórios e lojas pelo mundo.

O relatório da Counterpoint Research avalia como as empresas estão reduzindo seu impacto no meio ambiente, reutilizando materiais, reciclando dispositivos e minimizando o desperdício em cada estágio, desde o design do smartphone, chips de processamento e embalagem até o consumo de energia.

Além disso, ainda é avaliado iniciativas em nível corporativo, progresso na neutralidade de carbono e ODS 13 (um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pelas Nações Unidas).

Na linha da produção, fabricantes como Apple, Samsung, Xiaomi, OPPO e VIVO tem apostado na adoção de materiais mais ecologicamente corretos, enquanto embalagens biodegradáveis ​​e ecologicamente corretas são a norma agora. Além de adotarem mecanismos que ajudam a poupar água na fabricação de um smartphones. Dentre elas, Apple, Samsung e OPPO já começaram a propagar essas medidas, embora a receita e o lucro continuem sendo os principais objetivos.

Quando se trata de tempo de vida dos dispositivos, cada empresa adota uma abordagem diferente. Segundo a pesquisa, o ideal é balancear a promoção de novos produtos e tecnologia e a geração de lixo eletrônico. Segundo o relatório, líderes chineses como OPPO, Xiaomi e VIVO estão constantemente tentando melhorar a duração da bateria e a eficiência energética.

A Apple pontua alto em longevidade geral, atualizações e inovações em direção à sustentabilidade, enquanto que a Samsung pontua mais em reparos , eficiência energética e redes pós-venda.

Por fim, quando se fala de recondicionamento de dispositivos no mercado, o relatório aponta que há muito ainda para se fazer para que os smartphones sejam usados ​​de volta no sistema é necessário para lidar com eles de forma sustentável. Eles precisam ser reparados/recondicionados para reutilização ou reciclados de forma responsável para completar o ciclo circular. O principal objetivo aqui é reduzir o lixo eletrônico.

Fonte:

Cleane Lima
Minha Operadora

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.