Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Planeta no Parque: Evento gratuito comemora o aniversário de São Paulo

Planeta no Parque 2011 (imagem: reprodução)

Planeta no Parque 2011 (imagem: reprodução)

Entre sábado, 22 de janeiro, e terça, 25, das 10h às 18h, o Parque Ibirapuera é invadido por uma programação lúdica e gratuita em defesa da floresta e da sustentabilidade. Caminhadas, shows, teatro, oficinas, brincadeiras e diversas outras atividades prometem divertir crianças, jovens e adultos. As atrações da quarta edição do PLANETA NO PARQUE são uma celebração especial ao aniversário da cidade de São Paulo, que conta com o patrocínio das empresas Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Camargo Corrêa e CAIXA – todas integrantes do projeto Planeta Sustentável – e o apoio da Fibria, do WWF-Brasil e da Prefeitura de São Paulo.


Com o Planeta no Parque 2011, os organizadores buscam estimular a criatividade e a imaginação e também a reflexão sobre a responsabilidade de cada um com o equilíbrio do planeta e a conservação das florestas. No Ano Internacional das Florestas, o evento coloca seus participantes no movimento mundial pela conservação do verde. Com a campanha “A floresta invade a cidade”, a equipe do Planeta Sustentável, organizador do evento, promove caminhadas monitoradas diárias para conhecer a fauna e a flora do Parque Ibirapuera. A proposta é levar as pessoas a refletir, enquanto aprendem um pouco mais sobre a floresta. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no próprio evento.

É importante ressaltar que o Planeta no Parque 2011 conta com a consultoria de uma empresa especializada em neutralização de carbono, que garantirá o plantio de novas árvores na cidade para compensar a emissão de CO2 gerada pelo evento. “O Planeta Sustentável é uma plataforma de comunicação e um aprendizado constante. Temos muita interação com o público por vários meios, mas não há interação mais direta do que a que experimentamos no Planeta no Parque. É nesse evento que a gente interage mesmo, apresentando o que temos aprendido e também ouvindo quem vai até lá, para saber quais são suas dúvidas e interesses sobre sustentabilidade. É uma experiência e tanto!”, explica Caco de Paula, publisher do Planeta Sustentável.

 

Música

Entre os destaques do Planeta no Parque 2011 está o show da banda mineira Pato Fu, às 11h do dia 22. No palco, Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo apresentam “Música de Brinquedo”, inspirado no CD que foi gravado utilizando instrumentos musicais de brinquedo e miniaturas, como realejos, caixinhas de música, kazoo de plástico e até um “tecladinho-calculadora”.

Outras atrações marcam presença nos quatro dias de evento, como o show Treme Terra – oferecimento Petrobras – e apresentação de Taikô, atração do Planeta Sustentável. O grupo Camargo Corrêa lança a rádio web Planeta Sustentável, criada para divulgar conhecimento sobre sustentabilidade. Ela entra no ar durante a realização da edição 2011 do Planeta no Parque. A programação com música de artistas engajados na sustentabilidade e traz com dicas sobre consumo e práticas sustentáveis, além de curiosidades, entrevistas e outras informações sobre o tema.


Teatro

Peças teatrais também estão no palco do Planeta no Parque 2011. O público pode conferir gratuitamente as atrações distribuídas pelos quatro dias de programação: “O Papel da Floresta” e o Teatro de Sombras de Animais, respectivamente, atrações da Fibria e do WWF-Brasil. Além disso, a equipe do Planeta Sustentável escalou a atriz Kiara Terra como contadora histórias.


Oficinas e Palestras

Diversão e aprendizado com as oficinas de Reciclagem Criativa (oferecimento Editora Abril); Máscaras e Pintura em Placa de Celulose (Fibria); Jardinagem para Crianças e Compostagem (Planeta Sustentável); Jardins Comestíveis, Como Produzir e Cuidar de Mudas e Montagem de Terrários (Bunge), e Sombras de Animais (WWF-Brasil). A programação inclui ainda as palestras sobre o Projeto Juçara”, da Petrobras, “Mobilização e Conservação”, do WWF-Brasil, e “Plantio e Recuperação de Àreas: Como Produzir Mudas”, da Bunge.

E mais…

No estande da CPFL Energia, o público pode conhecer o projeto de veículos elétricos, que vem sendo desenvolvido pela empresa desde 2008, e o modelo utilitário ARIS, fabricado pela Edra Automotores. O publico poderá se divertir ainda com o Jogo de Sustentabilidade, promovido pela Fibria; tirar fotos com o panda, símbolo do WWF, e uma série de atividades programadas para esta edição do Planeta no Parque.

Planeta no Parque 2011

Data: de 22 a 25 de janeiro de 2011
Horário: das 10h às 18h
Local: Marquise do Parque Ibirapuera
Endereço: Parque Ibirapuera – Entrada pelos portões 3, 6 e 10 – São Paulo/SP
Entrada Gratuita
Realização: Planeta Sustentável – Editora Abril
Patrocínio: Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Camargo Corrêa e CAIXA
Apoio: Fibria,Prefeitura de São Paulo e WWF-Brasil.

Planeta Sustentável

Planeta Sustentável é um plano de comunicação multiplataforma inovador, que traz a discussão da sustentabilidade para a pauta do dia. Liderado pela Editora Abril e empresas patrocinadoras, o projeto começou em 2007 e conta com a força de 38 títulos de revistas, bem como sites, aplicativos para iPhone e eventos, como o PLANETA NO PARQUE. A missão do Planeta Sustentável é difundir conhecimento sobre a sustentabilidade e idéias inovadoras. Trabalhar com diferentes plataformas e títulos permite que o projeto atinja diversos públicos, falando com cada um deles dentro de sua própria linguagem, tornando assim a mensagem mais eficaz.

Para estimular a produção de conhecimento e promoção da Sustentabilidade, o projeto conta com o Conselho Consultivo, formado por autoridades em diversas áreas do conhecimento, como Hélio Mattar, diretor- presidente do Instituto Akatu; Tasso Azevedo, engenheiro florestal e consultor para Florestas e Clima do Ministério do Meio Ambiente; Roberto Damatta, antropólogo e autor de diversas obras referenciais nas ciências sociais; Jaime Lerner, consultor das Nações Unidas (ONU) para assuntos relacionados a urbanismo, entre outros. Vale lembrar que o Planeta Sustentável conta com o patrocínio de importantes empresas públicas e privadas: Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Camargo Corrêa e CAIXA.

 

Fonte:

bagarai.com.br
21/01/2011