Selecione seu Idioma

Segundo os cientistas, a madeira transparente também é mais econômica e muito mais resistente.
Segundo os cientistas, a madeira transparente também é mais econômica e muito mais resistente.

Que invenção incrível para o meio ambiente. Uma madeira transparente, que poderá ser usada para substituir materiais plásticos e vidro, está sendo desenvolvida por cientistas da Índia.

 O material inovador diminui os impactos ecológicos no meio ambiente devido às suas propriedades renováveis e biodegradáveis.

“A madeira transparente como material sustentável pode substituir efetivamente os plásticos à base de petróleo prejudiciais ao meio ambiente, como polipropileno, cloreto de polivinila (PVC), acrílico e polietileno”, explicou Dhar, professor de engenharia química do Instituto de Tecnologia da Universidade de Nova Déli e autor principal do estudo.

Econômico e mais resistente

Segundo os cientistas, esse material também é mais econômico e muito mais resistente que o vidro, além de reduzir drasticamente o custo de energia para sua produção.

E em comparação a madeira natural, a madeira transparente se mostrou tão resistente quanto a madeira natural, porém mais leve e durável.

“Os plásticos são utilizados como substitutos do vidro, um material naturalmente muito frágil. No entanto, nossa madeira transparente é uma alternativa ainda melhor do ponto de vista ecológico, com uma vida útil muito maior e sem causar danos ao meio ambiente”, acrescentou o professor Dhar.

O projeto

Apresentada pela primeira vez em 1992 pelo cientista alemão Siegfried Fink, a madeira transparente é obtida por meio da remoção do conteúdo da lignina presente na madeira natural, substituindo-o por materiais plásticos. A lignina é um biopolímero orgânico usado na fabricação de tecidos vegetais biodegradáveis e não tóxicos.

Utilizando clorito de sódio, os pesquisadores conseguiram remover a lignina da madeira e preenchê-la com infiltrações de epóxi. De acordo com os cientistas, esse processo tem um impacto ambiental muito menor em comparação com métodos atuais que usam polímeros de metacrilato para obtenção de plásticos.

“A madeira transparente tem sido usada na construção, armazenamento de energia, eletrônica flexível e embalagens, mas dadas as crescentes preocupações com o impacto ambiental do petróleo em materiais plásticos, a madeira transparente também tem um papel fundamental na sustentabilidade ambiental”, concluiu o professor.

Fonte:

newsrondonia.com.br

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.