Selecione seu Idioma

Elétrico vs combustão: como calcular o custo total do carro
Elétrico vs combustão: como calcular o custo total do carro

Quanto custa realmente manter um carro elétrico? Os entusiastas das quatro rodas sabem que, apesar do preço inicial de compra mais alto, os carros movidos a bateria ajudam os motoristas a economizar muito dinheiro, incluindo incentivos, baixa manutenção e outros fatores econômicos.

O primeiro obstáculo continua a ser superado, amenizado (mas não eliminado) pela crise energética, com as últimas previsões que falam de um ponto de equilíbrio em 2026-2027. Enquanto se espera que a paridade de preços entre veículos elétricos e térmicos se torne uma realidade, a Agência Internacional de Energia (AIE) publica uma função interessante para calcular o custo total de propriedade (TCO) de todos os carros. Vamos conferir. 

Como funciona?

Primeiro de tudo, vamos lembrar o que é TCO. O nome diz tudo: é o custo total de propriedade do carro, que considera não apenas o preço de tabela, mas também todas as outras despesas, como suprimentos, reparos, impostos e outros itens. E já hoje ele diz que os carros elétricos são os mais acessíveis, dependendo da quilometragem rodada. 

A ferramenta da AIE está em inglês, mas é bem intuitiva e fácil de acessar. Com ela é possível fazer uma comparação entre vários sistemas de fonte de alimentação. Para começar, você tem que clicar neste link; então você seleciona o país, mesmo que, no momento, haja apenas cinco, então para o Brasil você terá que selecionar o genérico Custom (Personalizado).

Passamos então para o ano (hoje ou cerca de 10 anos a partir de agora), distância média percorrida (de 1.000 a 50.000 km/ano), tipo de carro (pequeno, médio, grande, picape ou SUV) e powertrain: em relação aos motores, existem duas colunas, para fazer a comparação entre diesel, gasolina, híbrido, plug-in e totalmente elétrico. Uma vez que esses itens são indicados, a função pergunta se você tem um ponto de recarga em casa e quais são os custos de eletricidade e combustível (incluindo impostos).

Fez tudo? Agora, o sistema calculará automaticamente o custo total de propriedade dos carros. O resultado sai em dólares, então você terá que convertê-lo em reais (lembre-se que, atualmente, US$ 1 = R$ 5,29). No entanto, se você quiser números mais precisos, terá que mudar da versão Básica para a versão Avançada, o que exigirá uma série de informações adicionais.

Motoristas (quase) concordam

Enquanto isso, um novo índice da empresa de pesquisa J.D. Power mostra que o carro elétrico também está se aproximando de seu ancestral a gasolina na percepção dos motoristas norte-americanos. São seis os fatores analisados pela pesquisa, mas o que se destaca é sobretudo a comodidade dos veículos movidos a bateria, que recebe bons 86 em 100 (onde a pontuação máxima representa o empate). Restam ainda quatro aspectos a serem melhorados:

    Interesse dos motoristas: 30
    Modelos disponíveis: 30
    Nível de adoção: 22
    Conveniência: 86
    Maturidade da infraestrutura: 28
    Experiência do Cliente: 89
    Média: 47


"Depois de comprar um veículo elétrico, os clientes se apaixonam por sua tranquilidade, condução suave e torque no início", explica Elizabeth Krear, vice-presidente de questões de mobilidade sustentável da J.D. Power.

Fonte: 

Automotive News

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.