Selecione seu Idioma

Especialista aponta as melhores práticas para o descarte correto
Especialista aponta as melhores práticas para o descarte correto

Fim de ano é tempo de festas e de aumento do consumo na maioria dos lares brasileiros. E já que as celebrações são uma realidade é fundamental conhecer qual a melhor maneira de separar e dar um destino adequado aos resíduos, considerando o aumento do volume desses gerados por essas comemorações.

Embalagens de comidas típicas da época (peru, panetone e salgados), assim como presentes, cartões comemorativos, latas, garrafas e outros materiais, são muito comuns nessa época do ano e precisam ser descartados de forma correta, para que participemos de uma jornada pós-consumo responsável, contribuindo para a economia circular e o meio ambiente. 

Segundo Mariana Cardoso, do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma, é preciso que haja uma reflexão de toda a sociedade sobre a origem dos produtos, a motivação da compra, e seu tempo de vida útil para que sejam evitados os impactos no meio ambiente. “Nossas atitudes e escolhas ambientalmente responsáveis inspiram outras pessoas a agir e pensar de forma consciente. Só assim, podemos transformar o mundo e ajudar a ampliar e elevar a sustentabilidade, favorecendo a nós mesmos, as pessoas ao nosso redor e todo o planeta”, explica.

Abaixo, uma lista com dicas para um fim de ano sustentável: 

Descarte as embalagens sem resíduos: restos de comida dentro das embalagens plásticas dos alimentos desta época do ano e, até mesmo aquele velho hábito de colocar bituca de cigarro dentro das latinhas, é um problema e tanto para os catadores e recicladores. Uma boa dica é manter as embalagens na pia enquanto você lava a louça, assim elas vão sendo lavadas também e dessa forma ainda há economia de água.  

Utilize sacos que diferenciam o material reciclável do orgânico: de um lado a matéria orgânica, que se decompõe mais rápido. De outro, o resíduo reciclável, importantíssimo para a cadeia de reciclagem. Misturar resíduo orgânico com resíduo reciclável dificulta o processo de triagem e reciclagem. 

Use enfeites artesanais ou    feitos a partir de materiais reciclados: este tipo de produto pode ser guardado após as festas e reutilizados no próximo ano, evitando assim o descarte de resíduos e poupando recursos. 

Prefira embalagens que possam ser reutilizadas: podemos reduzir o consumo de embalagens quando optamos por aquelas reutilizáveis ou com refil, reduzindo assim os impactos do nosso consumo.

Sustentabilidade

A reutilização do plástico também é uma atitude importante de estímulo ao que chamamos de Economia Circular, um conceito que basicamente preconiza a permanência estendida dos recursos no ciclo produtivo. Tanto empresas quanto cidadãos comuns podem e devem adotar hábitos de consumo pautados na gestão eficiente dos recursos e resíduos – isso traz benefícios à sociedade e, no caso das crianças, em particular, a consciência sobre a responsabilidade em se gerir bem aquilo que o planeta nos provê é estimulada desde cedo.

Fonte:

Movimento Plástico Transforma

 

 

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.