Selecione seu Idioma

Projeção de como a ciclovia solar de Freiburg, na Alemanha, deve ficar.
Projeção de como a ciclovia solar de Freiburg, na Alemanha, deve ficar.

A cidade de Freiburg, na Brisgóvia, na Alemanha, tem se destacado como um exemplo de sustentabilidade urbana: atualmente, 52 megawatts são produzidos lá por sistemas fotovoltaicos. Até 2030, a cidade planeja dobrar as instalações para que possam ser gerados até 100 gigawatts-hora, com a ajuda de um novo projeto-piloto que vai combinar os benefícios da energia solar e das bicicletas.

O projeto do município alemão planeja cobrir a ciclovia na feira de Freiburg com painéis solares, gerando energia para a cidade. Para isso, cerca de 300 metros serão cobertos com módulos solares de vidro translúcido com alumínio, no primeiro projeto desse tipo na Alemanha. Isso mostra que a energia fotovoltaica não precisa apenas ser instalada de forma clássica no telhado de uma casa, mas também que as áreas de tráfego podem ser usadas de maneira inteligente, especialmente em áreas urbanas.

Até agora, o alto custo da estrutura de suporte dos módulos fotovoltaicos era um obstáculo, pois se fazia necessário trabalhar com produtos feitos sob medida. Um dos objetivos do projeto é desenvolver um sistema de suporte padrão que possa ser posteriormente utilizado em outras localidades a baixo custo, permitindo assim a multiplicação do projeto piloto.

Sob o projeto conjunto, a construtora badenovaWÄRMEPLUS está planejando e erguendo a cobertura da ciclovia e a cidade de Freiburg está fornecendo o projeto e apoiando-o com recursos financeiros do fundo de proteção climática da cidade. Além disso, o Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE está envolvido como operador da instalação, conduzindo sua própria pesquisa na área de rota de tráfego e montando um sistema de monitoramento.

O objetivo da empreitada coletiva é desenvolver uma estrutura de telhado tecnicamente escalável como exemplo de utilização em áreas urbanas que anteriormente não eram utilizadas para produção de eletricidade neutra para o clima. Entre outras coisas, o foco está nos tópicos de seleção do local, garantia de terreno, licenças de construção e comercialização de eletricidade.

A construção começou em 14 de novembro, e 912 módulos fotovoltaicos serão instalados em 38 segmentos de telhado suportados por uma estrutura de aço galvanizado. Com uma capacidade de pico de 282,7 quilowatts, 280.000 kWh de eletricidade verde podem ser gerados por ano, o que, por sua vez, pode cobrir as necessidades anuais de eletricidade de mais de 180 pessoas. 

Fonte:

Um Só Planeta

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.