Selecione seu Idioma

Tampinha Legal atingiu a marca histórica de 1000 toneladas de tampas plásticas recolhidas
Tampinha Legal atingiu a marca histórica de 1000 toneladas de tampas plásticas recolhidas

No ano em que completou seis anos, o programa Tampinha Legal atingiu a marca histórica de 1000 toneladas de tampas plásticas recolhidas, equivalente a 83 carretas de matéria prima. Estes volumes transformaram-se em 2,3 milhões de reais destinados integralmente para as 309 entidades assistenciais participantes. Este marco foi atingido na última semana, contabilizando uma arrecadação com mais de 555 milhões de unidades do material. Até o momento existem 3.100 postos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Segundo Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, o programa Tampinha Legal promove qualidade de vida a todas as comunidades participantes, pois por meio dos recursos obtidos é possível adquirir os mantimentos necessários, como medicamentos, alimentos, equipamentos e outros. “Juntar tampas plásticas pode parecer uma ação simples, entretanto gera resultados de alto valor para a sociedade. 100% dos valores obtidos são destinados para as entidades assistenciais do terceiro setor, como hospitais, apaes, escolas, asilos, ongs de animais, etc. O Tampinha Legal oportuniza que a economia circular ocorra na prática. Sustentabilidade econômica, social e ambiental, isso é o Tampinha legal”, salienta.

O plástico é um material 100% reciclável e, quando retorna para a indústria, transforma-se em potes, vassouras, pás, baldes, bacias e diversos outros artefatos. Como neste processo economiza recursos como água e energia, diminui as pegadas de carbono e hídrica contribuindo diretamente para a sustentabilidade econômica, social e ambiental. O programa propõe ações modificadoras de comportamento na sociedade, a fim de aumentar os níveis de esclarecimento a respeito dos materiais plásticos e do seu destino adequado, além de atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), Logística Reversa e iniciativas ESG.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, conscientiza sobre os resíduos plásticos e seu destino adequado e faz com que a economia circular ocorra na prática.

Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado.

Recentemente lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o “Copinho Legal” iniciativa que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde podem-se localizar várias informações, tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

Fonte:

Tampinha Legal

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.