Selecione seu Idioma

Conectando Negócios com Sustentabilidade Ambiental
Conectando Negócios com Sustentabilidade Ambiental

Muitos veem a mudança climática como um tema político hoje em dia, que passa de uma questão de vida ou morte para uma que não é real – e tudo mais. Independentemente de sua posição sobre o assunto, o governo está tomando medidas agressivas sobre as mudanças climáticas que afetarão seus negócios.

Os Estados Unidos prometeram uma meta de emissão zero líquida até 2050, e a pontuação ambiental, social e de governança (ESG) faz parte desse plano. ESG é semelhante a uma pontuação de crédito que mede a exposição de uma empresa a riscos ambientais, sociais e de governança de longo prazo, muitas vezes negligenciados durante a análise financeira tradicional. O objetivo é que o ESG ajude a gerar valor competitivo ao reconhecer a importância de se adaptar às mudanças nas condições socioeconômicas e ambientais para identificar melhores oportunidades e desafios estratégicos.

Os requisitos para o programa ESG estão se expandindo rapidamente. Atualmente, a notificação é voluntária, mas em breve será exigida, começando pelas empresas de capital aberto. As empresas devem aderir aos regulamentos federais e estaduais, e os requisitos de relatórios estão chegando em 2024. Além desses requisitos, bancos, investidores e seguradoras já estão começando a exigir essas métricas.

O que isso significa para empresários e futuros empreendedores? Isso significa que precisamos começar agora sendo proativos no ajuste às mudanças que virão e aprendendo a ser bons administradores da Terra.

Os modelos de negócios sustentáveis ​​são totalmente diferentes dos modelos de negócios comuns. Você não olha mais apenas para a empresa; você olha para todo o sistema, desde funcionários, cadeia de suprimentos, consumidor e vida útil/resíduos em fim de uso. Um modelo de negócios padrão olha apenas para o cliente e como lucrar satisfazendo a demanda do cliente. Em um modelo sustentável, você também observa o impacto social e ambiental, de modo que a sociedade e o meio ambiente se tornem seus principais interessados.

O caminho para se tornar um negócio mais sustentável é longo e nenhum plano estratégico de sustentabilidade é igual. Pode parecer uma tarefa difícil de resolver, mas pode ser feito em etapas pequenas e alcançáveis. A jornada de sustentabilidade de cada empresa é apenas isso – uma jornada única. Haverá inúmeros desafios, altos e baixos e momentos educativos ao longo da jornada. Existem muitos pequenos objetivos que você pode definir e realizar hoje. A cada plano, novas portas se abrirão e você se tornará um administrador do planeta mais eficiente a cada conquista.

Procurando um lugar para começar? Aqui está uma visão geral rápida de sete etapas para começar o processo.

    Passo 1: Crie uma equipe verde ou força-tarefa de sustentabilidade.
    Passo 2: Defina sua nova visão, missão e valores.
    Passo 3: Avalie seu desempenho atual de sustentabilidade.
    Etapa 4: crie um plano de mudança (defina metas pequenas e alcançáveis ​​para começar).
     Etapa 5: envolva seus funcionários e participe.
    Passo 6: Implemente o plano e avalie os resultados.
    Passo 7: Não se esqueça de comemorar seus sucessos.

Fora das visões e opiniões políticas, simplesmente faz sentido que todos nós sejamos melhores cuidadores deste planeta que chamamos de lar. Começa com cada negócio dando um passo em direção à sustentabilidade para fazer a diferença. Vamos fazer uma mudança em direção a um futuro de negócios mais verde e sustentável.

Na Moonshot, sentimos que é essencial ajudar a construir empresas com ESG em mente e que seja incorporado ao processo de design desde o início. É muito mais fácil construir a sustentabilidade e considerar cada estágio da cadeia de valor do que se adaptar posteriormente a um modelo de negócios totalmente novo.

* Amanda Kristinat é diretora financeira e de operações da Moonshot. Ela é uma executiva premiada com 24 anos de experiência em gestão com e sem fins lucrativos, possui certificação em Gestão de Sustentabilidade Empresarial pelo Instituto de Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, faz parte do Forbes Finance Council e é uma empresária experiente . Para saber mais sobre o Moonshot e nossos programas, acesse www.moonshotaz.com .

Fonte:

Amanda Kristinat 
FBN

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.