Selecione seu Idioma

Créditos de carbono
Créditos de carbono

A Arquitetura para Transações de REDD+ (ART) emitiu os primeiros créditos TREES do mundo para a Guiana. Isso também é um marco porque a primeira vez que um país recebeu créditos de carbono especificamente projetados para os mercados de carbono voluntários e de conformidade para prevenir com sucesso a perda e degradação florestal - um processo conhecido como REDD+ jurisdicional.

Após a conclusão de um processo independente de validação e verificação e aprovação do Conselho de Administração da ART, a ART emitiu 33,47 milhões de créditos TREES para a Guiana para o período de cinco anos de 2016 a 2020. Esses créditos serializados, listados no registro público da ART, estão disponíveis para compradores no mercado global de carbono, inclusive para uso por companhias aéreas para conformidade com o programa global de redução de emissões da Organização de Aviação Civil Internacional, CORSIA, bem como para uso em compromissos climáticos corporativos voluntários.

A conclusão do processo ART na Guiana abre caminho para outros governos que buscam receber financiamento do mercado de carbono para obter sucesso na proteção e restauração de florestas. Atualmente, 14 outros países e grandes jurisdições subnacionais estão trabalhando para emitir seus próprios créditos TREES.

Frances Seymour, presidente do Conselho do ART, parabenizou o governo da Guiana e os muitos grupos de interessados ​​domésticos que contribuíram para essa conquista, que reconhece o sucesso que o país teve na proteção de suas florestas. “A Guiana é a primeira a concluir o processo ART para gerar créditos de carbono de alta integridade alinhados ao Acordo de Paris que permitirão ao país acessar financiamento baseado no mercado para continuar implementando estratégias de manejo florestal. A ART, outros governos e importantes grupos de partes interessadas, especialmente povos indígenas e comunidades locais, em todo o mundo agora podem aproveitar a experiência da Guiana para acelerar o progresso rumo ao cumprimento das metas climáticas e florestais globais de maneira a garantir a integridade ambiental e social.”

O vice-presidente da Guiana, Dr. Bharrat Jagdeo, elogiou a liderança e tenacidade da Guiana, que começou em 2007, quando a Guiana estabeleceu uma visão de longo alcance de como ações em escala nacional nas florestas poderiam gerar enormes benefícios globais na luta contra a mudança climática, a preservação de biodiversidade e construir segurança energética e alimentar. O vice-presidente enfatizou que progressos ambiciosos são possíveis – na Guiana e em outros lugares – se os povos dos países florestais traçarem seu próprio caminho a seguir, de modo que a ação nas florestas impulsione suas legítimas aspirações de desenvolvimento.

“O povo da Guiana continua disposto a fazer sua parte – mas também precisamos de padrões internacionais que acompanhem o que a ciência nos diz ser necessário para proteger as florestas tropicais vitais do mundo. Portanto, estamos satisfeitos que o ART-TREES tenha sido criado para ajudar a acelerar a ação climática global - reconhecendo o que países florestais como a Guiana há muito pedem: que o tempo para pilotos e projetos de pequena escala já passou, o mundo precisa de escala de jurisdição ação para causar o impacto necessário, e o mundo também precisa valorizar os serviços ecossistêmicos que as florestas tropicais fornecem. Hoje, a visão estabelecida em 2007 avança para a próxima fase – onde os pagamentos por serviços climáticos florestais podem ser obtidos dos mercados globais de carbono. Estamos satisfeitos que a visão de quinze anos atrás avança de maneira importante hoje”, disse o vice-presidente.

O processo independente de validação e verificação foi conduzido pela Aster Global Environmental Services, Inc., uma empresa de serviços ambientais credenciada internacionalmente, que auditou os resultados de REDD+ da Guiana para conformidade com os requisitos de contabilidade de carbono e as rigorosas salvaguardas sociais e ambientais do TREES.

Em nome de seus colegas, o presidente do Conselho Nacional de Toshaos na Guiana, Toshao Derrick John, disse: “O Conselho Nacional de Toshaos saúda este importante marco no programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da Guiana, que apoiará ainda mais o desenvolvimento de meios de subsistência sustentáveis ​​e proteção das florestas dentro das comunidades indígenas. Como órgão nacional que representa todos os líderes eleitos das aldeias indígenas na Guiana, o NTC está satisfeito com o fato de a Guiana ser pioneira em esforços de financiamento climático que trarão benefícios diretos aos povos indígenas no avanço da resiliência climática e das oportunidades de subsistência sustentáveis.”

O aval para que o governo venda os créditos das terras indígenas da Guiana – tituladas e não tituladas – incluindo os termos de repartição de benefícios, foi dado pelo Conselho Nacional dos Toshaos, que inclui líderes eleitos por cada comunidade e é o representante legal dos povos indígenas na Guiana .

Os créditos TREES da Guiana também são os primeiros créditos prontos para o mercado emitidos para uma jurisdição classificada como “Alta Floresta, Baixo Desmatamento” (HFLD), o que significa que possui alta cobertura florestal e baixas taxas históricas de desmatamento. Os mercados de carbono têm historicamente focado predominantemente em áreas que já experimentaram altas taxas de desmatamento. Isso agora está começando a mudar com os primeiros créditos TREES emitidos para a Guiana.

Antes da abordagem de crédito no TREES, não havia uma abordagem orientada para o mercado que permitisse que as jurisdições HFLD se beneficiassem do financiamento do mercado de carbono. A abordagem de crédito HFLD no TREES reconhece que as jurisdições HFLD devem continuar a proteger agressivamente as florestas para evitar o desmatamento e a degradação, e que o financiamento do mercado de carbono pode ser um poderoso incentivo para ajudar a alcançar isso. Todos os créditos HFLD são marcados como tal no registro público da ART.

Mary Grady, Diretora Executiva do Secretariado da ART, disse: “As últimas florestas intactas do nosso planeta estão sob crescente ameaça de perda irreversível e permanente se novas abordagens para protegê-las não forem apoiadas com urgência. Sem os devidos incentivos financeiros para valorizar as florestas e as ações que as protegem, não há garantia de que as florestas nas áreas de DHLD permanecerão em pé no longo prazo. Fornecer um caminho que incentive as jurisdições a manter suas florestas em pé criará um sistema global mais eficaz e equitativo para proteção e restauração florestal”.


Fonte:

ART

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.