Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Cuiabá terá exposição sobre projetos de sustentabilidade

Para apresentar suas ações de sustentabilidade o Pantanal Shopping realiza a “Exposição Sustentabilidade Transforma”, de 05 a 25 de outubro, no piso 2 em frente a loja Avenida.
A mostra, além de tornar conhecida todas as ações de sustentabilidade implementados pelo empreendimento, procura incentivar e conscientizar lojistas, colaboradores e a população em geral sobre a importância da responsabilidade socioambiental. Entre as ações realizadas estão: horta orgânica, compostagem, reciclagem do lixo, coleta de óleo, reuso da água, descarte de lâmpadas e recolhimento de pilhas.

De acordo com a arquiteta especialista em sustentabilidade e curadora da exposição, Tatiane Lot, a mostra trabalha com paletes, paisagismo, madeira de reflorestamento e demolição e displays aéreos de uma maneira didática para levar as informações aos visitantes.

“Além das informações, em alguns dias entregaremos verduras e hortaliças produzidas na horta do Pantanal Shopping como alface, cebolinha e rúcula, de acordo com a produção”, conta. Ainda durante a exposição serão entregues lápis semente para os clientes.

Reciclagem
De toda a rede Ancar Ivanhoe, o Pantanal Shopping é centro de compras com o maior percentual de lixo reciclado, são cerca de 60 toneladas de lixo reciclado por mês. Os resíduos são coletados por nossos colaboradores nas ilhas de separação na praça de alimentação, nas lixeiras de mall, que possuem a divisão orgânico e reciclado, nas lojas, no estacionamento, bem como demais materiais gerados nos processos de manutenção do empreendimento. O lixo recolhido é coletado por um caminhão, cedido por meio de parceria com a Prefeitura de Cuiabá e encaminhado a uma cooperativa para reciclagem.

Horta orgânica e compostagem
O Pantanal Shopping conta com uma horta orgânica de 75 m², que produz cerca de 1.200 verduras e hortaliças, como: alface, alface roxo, coentro, salsa, cebolinha, rúcula, pimenta, tomate, couve. Elas são destinadas aos colaboradores do shopping e lojistas que contribuem cedendo mudas para o replantio. A horta foi construída por meio do reaproveitamento de materiais inutilizados pelo shopping: cones e paver do estacionamento, vasos de plantas do paisagismo, lixeiras do mall e resto de tubulações.
Uma pequena parte do lixo orgânico e restos de folhas do paisagismo do mall são utilizados na compostagem, processo que provoca a decomposição da matéria orgânica. O lixo reciclado é então utilizado como adubo para a horta orgânica.

Coleta de óleo
Para evitar o descarte de óleo pela rede de esgoto o centro de compras em parceria com a empresa Fernisis recolhe os óleos usados pelos restaurantes da praça de alimentação. A cada 50 litros de óleo recolhido 5 litros são transformados em detergentes e devolvidos para os lojistas. Em 2017, cerca de 30 mil litros de óleo foram corretamente destinados.

Reuso de água
Outra prática é reuso planejado da água. No Pantanal Shopping cerca de 3,82 m3 de água são reaproveitados todos os dias. A água é proveniente da torre de resfriamento do sistema de ar-condicionado e é reaproveitada e armazenada para uso em descargas, regar os jardins e as plantas do mall, irrigar a horta orgânica, lavar equipamentos e as calçadas do shopping.

Descarte de lâmpadas e recolhimento de pilhas
Ainda o mall possui coletores de lâmpadas, pilhas e baterias que estão espalhados pelo shopping. Os materiais contam com substâncias tóxicas em sua composição, que se descartados de forma incorreta, podem fazer mal para saúde, ainda poluem o ar, o solo e os lençóis freáticos. A coleta é feita por um fornecedor habilitado para o serviço.

Fonte:

Redação
circuitomt.com.br
08/10/2018