.

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Quais os principais benefícios dos relatórios de sustentabilidade para as empresas?

Um bom relatório de sustentabilidade, construído dentro de regras claras, como as do Global Reporting Iniciative (GRI), é um diferencial importante para a análise da posição da empresa em seu mercado, além de ser um fator de valorização de suas ações. É também um bom instrumento de prestação de contas à sociedade, mas é, principalmente, uma excelente ferramenta que reflete a reputação de uma organização.

A pesquisa Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2017, divulgada pela empresa B3, aponta que do total de 443 empresas listadas, 147, ou seja, 33%, responderam à pesquisa, das quais apenas 13% fazem o relatório usando os critérios ODS. O estudo faz parte dos esforços da B3 para estimular as empresas listadas a publicar relatórios de sustentabilidade ou integrado os conceitos ODS, um conjunto de 17 objetivos globais definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo Mônica Lobenschuss, diretora de Marketing e Vendas da Core, agência responsável por relatórios para marcas como Unimed, Sabesp e Unicred, entre outras, a prestação de contas da empresa e publicação de seus números é obrigatória para Sociedades Anônimas e organizações listadas em bolsa, pois promovem a divulgação dos impactos positivos e negativos da companhia no meio ambiente, na sociedade e na economia. “Essas informações são muito importantes para que investidores e consumidores possam saber se o seu dinheiro está sendo destinado a projetos com baixo risco ambiental, alto valor social e lucratividade justa, por exemplo”, argumenta.

Para Lobenschuss, os benefícios no desenvolvimento dos relatórios de sustentabilidade também incluem maior conhecimento das empresas sobre os seus próprios pontos fracos. “Para a produção de informações há um levantamento de toda a estrutura da organização e por isso funciona como instrumento de gestão capaz de oferecer clareza em relação aos fatores de impacto ambiental e social das organizações”, explica.

A seguir confira, os principais benefícios no desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade para a sua empresa:

1. Apoio na definição de estratégias a longo prazo e controle das atividades no curto prazo;
2. Esclarece pontos fortes e fracos que precisam ser trabalhados e na definição de metas, processos, políticas e programas;
3. Apresentam a diversidade das comunidades onde estão presentes, demonstrando o impacto social de suas ações;
4. Significa trabalhar com a transparência das atividades de uma empresa levando em conta cenários de corrupção;
5. É importante para a busca de recursos para futuros investidores, pois demonstra confiabilidade e presta contas de suas atividades;
6. Enfatiza os aspectos positivos e negativos de sua performance que podem trazer parceiros que a apoiem;
7. A transparência com a gestão financeira da organização é importante principalmente para aquelas que dependem de doadores e apoio público.

Fonte:

Karina Spedaniei
Segs
15/01/2018