Quando praticamos exercícios físicos, nosso corpo aumenta a frequência cardíaca e respiramos mais que em estado de repouso. Por isso, quando nos exercitamos em locais públicos nas cidades, inalamos uma quantidade muito maior de poluição e prejudicamos nossos pulmões.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população urbana mundial está exposta a níveis de poluição acima do prejudicial para o corpo humano. Entre as cidades mais poluídas, as do Oriente Médio e o leste asiático são algumas das piores.
E foi visitando a China, país que vem reduzindo gradativamente seu tradicional uso de bicicletas como meio de transporte e substituindo pelos carros, que o designer de inovações sustentáveis holandês, Daan Roosegaarde, teve a ideia de desenvolver uma bicicleta que proteja seus usuários da exposição excessiva às micropartículas nocivas.
A bike está em estágio de protótipo no momento. Ela funciona como um aspirador de partículas ao redor do usuário por meio de um filtro instalado na parte da frente e exala ar puro em seus usuários. Assim, além de proteger o ciclista, a invenção estimula os cidadãos que não usam esse meio de transporte por medo da poluição a deixarem seus carros na garagem, melhorando a qualidade do ar.
O mecanismo é semelhante ao Smog Free Project, uma torre que o escritório do designer desenvolveu com o mesmo propósito e funciona hoje em dia em Roterdam e em Pequim, coletando partículas do ar e emanando ar puro ao seu redor.
Assita à palestra de Daan Roosegaarde no Wired Festival Brasil 2017:
https://www.facebook.com/wiredfestivalbrasil/videos/1915821608696032/
Fonte:
EPOCA 11/07/2017
|