Parcerias

Curtir no Facebook

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Para conscientizar população, Paris não terá carros por um dia

Famosa por ser a "Cidade da Luz" e dos amantes, Paris também será no dia 27 de setembro a cidade dos pedestres, ciclistas e demais tipos de cidadãos não motorizados. É que nessa data será celebrado o evento Une Journée Sans Voiture (Um dia sem carro), iniciativa da prefeitura da capital francesa que busca conscientizar à população sobre a importância dos meios de locomoção alternativos aos carros.

Dessa forma, ao menos por um dia, parisienses e turistas que estão estressados por causa do trânsito da cidade, do barulho e da poluição que os automóveis provocam estarão mais aliviados.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou o evento na primavera de 2014 através de um tweet junto a uma foto da famosa Avenue des Champs-Élysées da cidade, completamente livre de carros:

De acordo com o site Une Journée Sans Voiture, áreas que serão reservadas exclusivamente para pedestres incluem a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 10ª e 11ª zonas municipais da cidade, bem como ruas ao redor da Torre Eiffel, o parque público Bois de Boulogne e o Champs-Élysées.

Enquanto a proibição de carro não é absoluta (veículos do governo serão autorizados a conduzir nas áreas afetadas, assim como as pessoas que se vivem nesses bairros), a meta é difundir a iniciativa o suficiente para ter a capacidade de mudar radicalmente a forma como as pessoas existem e cuidam da cidade.

O dia sem carros também coincide com a Semana Europeia da Mobilidade e da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), que será realizada em dezembro, em Paris.

Apesar de um único dia não ser suficiente para reduzir as taxas de poluição global, a iniciativa espera que os moradores possam assim experimentar seus arredores cotidianos sob uma nova luz, menos agitada e poluente.

Fonte:

Redação
EcoD
11/09/2015