Selecione seu Idioma

Esverdeamento traz consigo mudanças na demanda por habilidades
Esverdeamento traz consigo mudanças na demanda por habilidades

O esverdeamento da economia traz consigo mudanças na demanda por certas habilidades no mercado de trabalho. Compreender essas mudanças tem implicações importantes para políticas que visam apoiar a indústria sustentável. Esta coluna usa dados dos EUA para identificar os principais empregos verdes e as habilidades de importação para eles. Os regulamentos de sustentabilidade ambiental afetam a demanda por habilidades verdes no mercado de trabalho. As políticas do mercado de trabalho devem visar a oferta de trabalho, por exemplo, por meio da educação, para evitar possíveis lacunas de habilidades no futuro.

Espera-se que o esverdeamento de nossas economias traga benefícios de longo prazo na forma de redução dos danos ambientais, mas também oportunidades e desafios significativos.

Uma preocupação crescente é que a difusão de tecnologias e práticas organizacionais amigáveis ​​ao meio ambiente pode desencadear disrupções no mercado de trabalho, como obsolescência mais rápida do know-how do trabalhador e uma rápida aceleração da demanda por competências novas e existentes que, se escassearem, levariam a lacunas de habilidades. Como consequência de tais preocupações, a palavra de ordem 'competências verdes' tornou-se linguagem comum nos círculos políticos, ainda mais desde que intervenções governamentais como a estratégia Europa 2020 ou a Lei dos Empregos Verdes nos EUA comprometeram recursos substanciais para apoiar os 'empregos verdes' para o crescimento econômico sustentável (OCDE/Cedefop 2014).

Apesar de um intenso debate sobre a eficácia dessas ações, há surpreendentemente pouca pesquisa empírica rigorosa para orientar as intervenções públicas para atender às mudanças na demanda por habilidades verdes. No entanto, entender até que ponto a ecologização da economia pode induzir mudanças significativas na demanda por certas habilidades e, mais convincentemente, quais habilidades essas podem ser, é crucial para informar a política de educação e treinamento que pode compensar a obsolescência ou evitar lacunas no conhecimento da força de trabalho. como. Abordar essas questões requer a identificação prévia das habilidades que são complementares às tecnologias verdes e às práticas organizacionais.

Green skills ou Competências verdes: o que são?

Em pesquisas recentes, propomos uma estratégia de duas etapas para identificar habilidades que são usadas mais intensamente em empregos verdes em relação aos não verdes (Vona et al 2015). A principal fonte de dados é o programa 'Green Economy' desenvolvido pela Occupational Information Network (O*NET) sob os auspícios do Departamento de Trabalho dos EUA, que contém informações específicas da ocupação sobre tarefas de trabalho, requisitos de educação e experiência, bem como características do contexto de trabalho. Primeiro, calculamos uma medida de habilidade Greenness como a razão entre o número de tarefas verdes específicas e o número total de tarefas específicas realizadas por uma ocupação. Isso nos permite classificar os empregos verdes com base em quanto tempo é dedicado a uma determinada classe de tarefas relacionadas, mais ou menos diretamente, à sustentabilidade ambiental (ver Tabela 1). Interessantemente, 

Tabela 1 . Exemplos de ocupação verde por nível de 'Verdura'

Nota : As ocupações verdes no O*NET incluem (1) aquelas que devem passar por mudanças significativas no conteúdo da tarefa (Green Enhanced) e (2) ocupações totalmente novas (Novas e emergentes) (Dierdoff et al 2009).

O indicador acima é útil para avaliar a importância das tarefas verdes dentro de cada ocupação e, assim, reavaliar as estatísticas de emprego para quantificar o emprego verde. No entanto, traz limitações no que diz respeito ao objetivo de fornecer recomendações de políticas sobre as habilidades mais relevantes para o emprego verde e que, idealmente, deveriam ser alvo de programas educacionais. Para isso, na segunda etapa de nossa metodologia, identificamos conjuntos gerais de habilidades que potencialmente complementam as atividades verdes. Regredimos a pontuação de importância das tarefas gerais de trabalho em cada ocupação em nosso indicador de verdura. Nosso índice de Habilidades Gerais Verdes resultante identifica quatro grupos de tarefas de trabalho que são significativamente importantes para ocupações verdes:

    1. Habilidades técnicas e de engenharia envolvidas no projeto, construção e avaliação de tecnologia. Este tipo de know-how é proeminente para construção ecológica, design de energia renovável e projetos de P&D de economia de energia;
    2. Habilidades científicas decorrentes de corpos de conhecimento, como física e biologia. Um estudo do Cedefop (2009) indica que este tipo de competências tem uma procura especialmente elevada nas fases iniciais das cadeias de valor e no setor dos serviços públicos;
    3. Habilidades de gerenciamento de operações relacionadas à mudança na estrutura organizacional necessária para apoiar atividades verdes por meio do gerenciamento do ciclo de vida, produção enxuta e cooperação com atores externos, incluindo reguladores e clientes (UNEP 2012);
    4. Competências de acompanhamento quanto ao cumprimento de critérios técnicos e requisitos legais regulamentares. A conformidade com as leis e normas ambientais é especialmente importante para as empresas que operam em setores poluentes (OCDE/Cedefop 2014).

Vale destacar que três em cada quatro dessas habilidades verdes (monitoramento sendo a exceção) são adquiridas por meio de treinamento substancial e educação formal, apesar da concentração significativa de ocupações verdes tanto em empregos de alta quanto de baixa qualificação. A prevalência desses perfis de alta habilidade ressoa com pesquisas anteriores, mostrando que novas ocupações exibem níveis mais altos de complexidade de tarefas e exposição a novas tecnologias, em relação às existentes (Lin 2011). No geral, isso reflete que o esverdeamento de nossas economias está em um estágio inicial de seu ciclo de vida.

A regulamentação ambiental e a demanda por habilidades verdes

Tendo identificado um conjunto básico de habilidades verdes, é natural considerar como as regulamentações destinadas a promover a sustentabilidade ambiental afetam os resultados do mercado de trabalho. Pesquisas anteriores encontraram uma série de resultados da regulamentação ambiental, variando de perdas de empregos (Greenstone 2002) a nenhum efeito sobre o emprego (Berman e Bui 2001). Acreditamos que o surgimento de um novo paradigma tecnológico provavelmente fará mais do que apenas criar ou destruir empregos, e também estimulará o surgimento de novas ocupações, novas habilidades e novas combinações de know-how existente (Autor et al 2003). Para entender melhor esses aspectos, também consideramos como a regulamentação ambiental afeta a demanda por habilidades verdes nos EUA. Fazemos isso regredindo as construções de habilidades descritas acima sobre o rigor da regulamentação ambiental no estado por setor1  nível representado pela intensidade de emissão atmosférica de substâncias tóxicas e poluentes cobertos pela Lei do Ar Limpo. 2

Nossa principal descoberta é que um nível mais baixo de emissões per capita (correspondente a uma regulamentação ambiental mais rigorosa) aumenta a demanda por habilidades ecológicas gerais, embora os efeitos sejam bastante modestos.3 Para ilustrar, uma grande redução de 50% nas emissões aumenta a ecologia da indústria em apenas 4,2 % do intervalo interquartil. Efeitos ligeiramente maiores são observados entre habilidades verdes mais específicas – uma redução de 50% nas emissões aumenta a importância do gerenciamento de operações em 12,6% e das habilidades científicas em 9% da faixa interquartil. As habilidades de gerenciamento de operações são especialmente importantes para coordenar diferentes aspectos dos processos de produção para atingir metas de sustentabilidade, como informações técnicas, solução estratégica de problemas e estratégias de marketing. Esses resultados são consistentes com a literatura anterior sobre os efeitos da tecnologia TIC no conteúdo das tarefas das ocupações, uma vez que as habilidades associadas ao raciocínio abstrato e à resolução de problemas são fortes candidatas para a implementação bem-sucedida das mudanças tecnológicas e organizacionais necessárias para lidar com as oportunidades e os desafios. desafios da redução de emissões (Autor et al 2003).

Para explorar ainda mais as consequências da regulamentação ambiental sobre a composição do emprego, enquadramos a análise no contexto mais amplo do prolongado declínio no emprego industrial dos EUA durante as últimas duas décadas, que coincide com a rápida aceleração da China na arena do comércio internacional. Semelhante ao argumento de que a realocação de processos intensivos não qualificados para países com abundância de mão de obra, como a China, leva as empresas dos EUA a compensar a concorrência de preços aumentando a qualidade da produção (Bloom et al 2014), esperamos que uma regulamentação ambiental mais rigorosa acrescente ao comércio em andamento efeito e induz ainda mais encolhimento de setores de alta emissão. Ao mesmo tempo, se a combinação de alta exposição a choques comerciais e regulatórios amplifica os efeitos de composição encontrados para o comércio por estudos anteriores (por exemplo, Ng e Li 2013) é uma questão de debate. Os resultados confirmam que a penetração de importações tende a aumentar a demanda de trabalhadores altamente qualificados, especialmente ocupações que são intensivas em habilidades de gerenciamento de operações. Além disso, os efeitos composicionais conjuntos da regulamentação ambiental e da penetração de importações reforçam-se mutuamente para as habilidades de monitoramento e gerenciamento de operações. Nossa análise sugere que as mudanças na composição devido à contração do emprego em setores altamente expostos ao comércio e à regulamentação impulsionam apenas parcialmente o efeito positivo da regulamentação ambiental nas habilidades verdes. O efeito positivo observado para os setores em expansão pode ser atribuído com mais segurança às mudanças tecnológicas e organizacionais que afetam a demanda por competências. Os resultados confirmam que a penetração de importações tende a aumentar a demanda de trabalhadores altamente qualificados, especialmente ocupações que são intensivas em habilidades de gerenciamento de operações. Além disso, os efeitos composicionais conjuntos da regulamentação ambiental e da penetração de importações reforçam-se mutuamente para as habilidades de monitoramento e gerenciamento de operações. Nossa análise sugere que as mudanças na composição devido à contração do emprego em setores altamente expostos ao comércio e à regulamentação impulsionam apenas parcialmente o efeito positivo da regulamentação ambiental nas habilidades verdes. O efeito positivo observado para os setores em expansão pode ser atribuído com mais segurança às mudanças tecnológicas e organizacionais que afetam a demanda por competências. Os resultados confirmam que a penetração de importações tende a aumentar a demanda de trabalhadores altamente qualificados, especialmente ocupações que são intensivas em habilidades de gerenciamento de operações. Além disso, os efeitos composicionais conjuntos da regulamentação ambiental e da penetração de importações reforçam-se mutuamente para as habilidades de monitoramento e gerenciamento de operações. Nossa análise sugere que as mudanças na composição devido à contração do emprego em setores altamente expostos ao comércio e à regulamentação impulsionam apenas parcialmente o efeito positivo da regulamentação ambiental nas habilidades verdes. O efeito positivo observado para os setores em expansão pode ser atribuído com mais segurança às mudanças tecnológicas e organizacionais que afetam a demanda por competências. os efeitos de composição conjunta da regulamentação ambiental e da penetração de importações reforçam-se mutuamente para as habilidades de monitoramento e gerenciamento de operações. Nossa análise sugere que as mudanças na composição devido à contração do emprego em setores altamente expostos ao comércio e à regulamentação impulsionam apenas parcialmente o efeito positivo da regulamentação ambiental nas habilidades verdes. O efeito positivo observado para os setores em expansão pode ser atribuído com mais segurança às mudanças tecnológicas e organizacionais que afetam a demanda por competências. os efeitos de composição conjunta da regulamentação ambiental e da penetração de importações reforçam-se mutuamente para as habilidades de monitoramento e gerenciamento de operações. Nossa análise sugere que as mudanças na composição devido à contração do emprego em setores altamente expostos ao comércio e à regulamentação impulsionam apenas parcialmente o efeito positivo da regulamentação ambiental nas habilidades verdes. O efeito positivo observado para os setores em expansão pode ser atribuído com mais segurança às mudanças tecnológicas e organizacionais que afetam a demanda por competências. Nossa análise sugere que as mudanças na composição devido à contração do emprego em setores altamente expostos ao comércio e à regulamentação impulsionam apenas parcialmente o efeito positivo da regulamentação ambiental nas habilidades verdes. O efeito positivo observado para os setores em expansão pode ser atribuído com mais segurança às mudanças tecnológicas e organizacionais que afetam a demanda por competências. Nossa análise sugere que as mudanças na composição devido à contração do emprego em setores altamente expostos ao comércio e à regulamentação impulsionam apenas parcialmente o efeito positivo da regulamentação ambiental nas habilidades verdes. O efeito positivo observado para os setores em expansão pode ser atribuído com mais segurança às mudanças tecnológicas e organizacionais que afetam a demanda por competências.

Implicações

Há duas implicações principais decorrentes deste trabalho.

Em primeiro lugar, nossa seleção empírica de habilidades verdes permite a detecção de lacunas de habilidades que podem ser usadas para calcular medidas de transferibilidade de habilidades de ocupações marrons para verdes, ou para especificar em detalhes ainda maiores os tipos de habilidades gerais em alta demanda em setores específicos ou subgrupos de empregos verdes (por exemplo, aqueles relacionados à energia renovável). Com exceção das habilidades de monitoramento, todas as competências que emergem desse exercício têm um forte conteúdo analítico e técnico relacionado a disciplinas de ciências e engenharia que exigem investimentos pesados ​​na educação formal.

Em segundo lugar, nossa descoberta de que a redução de emissões acarreta um aumento na demanda por cientistas e engenheiros tem importantes implicações políticas, com a educação emergindo como um ingrediente crítico na combinação de políticas para promover o crescimento econômico sustentável. Um aumento na oferta dessas habilidades reduziria os salários de engenheiros e cientistas, reduzindo assim o custo da adoção de métodos de produção limpos, bem como as consequências econômicas prejudiciais da regulamentação ambiental.

Referências:

Autor, D, F Levy and R Murnane (2003), “The skill content of recent technological change: An empirical exploration”, Quarterly Journal of Economics, 118(4): 1279-1333.

Berman, E and L Bui (2001), “Environmental regulation and labor demand: Evidence from the south coast air basin”, Journal of Public Economics, 79(2): 265-295.

Bloom, N, P Romer, S Terry and J Van Reenen (2014), “Trapped factors and China's impact on global growth”, NBER Working Paper 19951.

Cedefop (2009), “Future skill needs for the green economy”, Office of the European Union.

Greenstone, M (2002), “The impacts of environmental regulations on industrial activity: Evidence from the 1970 and 1977 Clean Air Act Amendments and the Census of Manufactures”, Journal of Political Economy, 110(6): 1175-1219.

Lin, J (2011), “Technological adaptation cities, and new work”, Review of Economics and Statistics, 93(2): 554-574.

Lu, Y and T Ng (2013), “Import competition and skill content in US manufacturing industries”, Review of Economics and Statistics, 95(4): 1404–1417.

OECD/Cedefop (2014), “Greener skills and jobs”, OECD Green Growth Studies, OECD Publishing.

UNEP (2012), Measuring progress towards a green economy, United Nations Environment Programme Report.

Vona, F, G Marin, D Consoli and D Popp (2015), “Green skills”, NBER Working Paper 21116.

 

Notas de rodapé:

1  O foco são as indústrias poluidoras: manufatura, utilidades, extração e construção civil.

2 Como a escala de empregos e habilidades verdes ainda é relativamente pequena no emprego nos EUA, optamos por uma análise no nível de setor por estado para manter o nível máximo de detalhamento setorial e ocupacional.

3 O efeito da regulamentação ambiental está condicionado às dummies da indústria e do estado, ao tamanho médio da planta, à parcela de plantas monitoradas. Nossa estratégia empírica também considera a endogeneidade na regulamentação ambiental.


Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação sustentabilidades
Francesco Vona, Giovanni Marin, David Popp, Davide Consoli, 22 May 2015.
CEPR

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.