Selecione seu Idioma

Tecnologias e métodos para conservar o ambiente natural
Tecnologias e métodos para conservar o ambiente natural

Definição de Greentech

Greentech, também conhecida como tecnologia ambiental, tecnologia verde ou tecnologia limpa, utiliza alguma combinação de ciência ambiental, química, monitoramento ambiental e dispositivos eletrônicos para produzir novas tecnologias e métodos para conservar o ambiente natural e os recursos necessários para a prosperidade contínua na Terra.

Tecnologia verde e tecnologia ambiental definida

Greentech refere-se ao uso de tecnologia para causar impactos ambientais positivos ou reduzir impactos ambientais negativos. Isso pode parecer reduzir as emissões de CO2 ou minimizar o desperdício em suas práticas. Greentech também é conhecida como “cleantech” ou “ tecnologia ambiental ”, e os termos são frequentemente usados ​​de forma intercambiável.

O principal objetivo da tecnologia verde é reduzir os impactos negativos que os humanos impõem ao planeta, como a poluição plástica no oceano, o uso de combustíveis fósseis e o desmatamento. Os produtores de tecnologia verde trabalham para conseguir isso aproveitando o poder das fontes de energia renováveis , como o sol, o vento, a água em movimento, o material vegetal orgânico e o calor da terra. Ao inventar novos métodos e produtos, a tecnologia verde busca identificar e substituir hábitos prejudiciais ou prejudiciais existentes desenvolvidos ao longo do tempo para melhorar a qualidade do meio ambiente da Terra e corrigir o curso para um futuro rico em recursos. Alguns objetivos específicos da tecnologia verde incluem:

Sustentabilidade. O ato de atender às necessidades da sociedade de uma maneira que possa ser utilizada no futuro. Preservar os recursos é fundamental para a sustentabilidade.

Projeto Berço a Berço. Os processos de fabricação atuais geralmente criam produtos com a capacidade de serem usados ​​apenas um número limitado de vezes, às vezes com a intenção de que os produtos sejam usados ​​apenas uma vez antes do descarte. A fabricação “do berço ao berço” substitui esse método de produção “do berço ao túmulo”, mudando o foco para a criação de produtos que podem ser reutilizados ou reciclados.

Inovação. A tecnologia que está em uso hoje pode ter resultados catastróficos no meio ambiente, na saúde global e na sobrevivência das gerações futuras. A inovação busca substituir essas tecnologias por meios mais eficientes por meio de pesquisa, design e desenvolvimento constantes.

Viabilidade. A viabilidade é criada adotando novos métodos de tecnologia verde, criando novas carreiras que facilitam a preservação e projetando medidas econômicas de apoio que abraçam a sustentabilidade permitem o sucesso dos esforços de preservação.

Redução da Fonte. Mudar os métodos de produção e reduzir o consumo de recursos de forma generalizada reduz o desperdício e a poluição, facilitando o sucesso dos esforços de conservação. Isso pode ser chamado de redução de fonte.

História Greentech

Embora a tecnologia de boas-vindas e a tecnologia ambiental sejam comumente consideradas conceitos modernos, a ideia de criar máquinas, dispositivos ou outras formas de tecnologia que sejam ecologicamente corretas não é novidade. 

Por exemplo: os painéis solares foram inventados em 1954; a primeira turbina eólica elétrica foi criada na Escócia em 1887; e inventores na Hungria, Suécia e Estados Unidos fizeram os primeiros veículos elétricos na década de 1830. Essas primeiras inovações mostram o interesse que os humanos tiveram em criar tecnologia limpa por algum tempo. 

Existindo em conjunto com os primeiros sinais de tecnologia verde, havia uma crescente conscientização e interesse em reciclagem. A reciclagem moderna começou durante a Segunda Guerra Mundial, quando 400.000 voluntários coletaram metal, papel, borracha e outros materiais – uma tendência que levou às primeiras coletas seletivas para reciclagem ou compostagem na década de 1960.

Os movimentos e organizações sociais das décadas de 1960 e 1970, como a The Wilderness Society e o Sierra Club - bem como o estabelecimento da Agência de Proteção Ambiental - estavam entre os primeiros exemplos generalizados de interesse público mais profundo em como os humanos impactam o meio ambiente. ambiente. Mas a tecnologia verde, como a concebemos hoje, não decolou até o final dos anos 1990 e início dos anos 2000. 

A virada do século viu muitas mudanças na política climática , incluindo emendas à Lei do Ar Limpo para reduzir as emissões de carbono nos Estados Unidos, a proibição da ONU da pesca com redes de arrasto e o estabelecimento de um imposto sobre o carbono na Suécia. Este período também acolheu mudanças culturais – como celebridades falando sobre mudanças climáticas e engajando-se no ativismo climático.

As mudanças tecnológicas e sociais nas últimas décadas levaram à onda moderna de tecnologia verde. De aplicativos de compartilhamento de viagens a integrações de internet das coisas que nos permitem medir nosso consumo de energia, a tecnologia verde mudou a maneira como vivemos. 

Tendências em Tecnologia Verde e Ambiental

Nas próximas décadas, poderemos ter carros e telefones celulares com emissões zero, com pegadas de carbono reduzidas e acesso a energia renovável para todos os lares. Mas empresas ambientais, empresas de energia e empresas de tecnologia verde precisam fazer investimentos e metas estratégicas antes de chegarmos lá. Felizmente, essas metas já estão em andamento. 

Gigantes da tecnologia como Apple, Meta e Microsoft estabeleceram metas e objetivos para alcançar o consumo de energia livre de carbono. As operações corporativas da Apple usam energia renovável e a empresa planeja aplicar isso aos seus esforços de fabricação até 2030. Em 2021, a Meta usou energia solar e eólica para 7.500 megawatts de potência e tem planos de continuar seu uso de energia renovável. Da mesma forma, a Microsoft criou contratos para remover 2,5 milhões de mtCO2 em 2021 e 2022. 

À medida que tendências como essa continuam, provavelmente haverá empresas de tecnologia verde, grandes e pequenas, visando objetivos semelhantes em um futuro próximo. Algumas startups de tecnologia estão até tomando medidas extras para ajudar o planeta, como iniciativas  de limpeza dos oceanos .

Os investimentos em estágio inicial em tecnologia verde são outro fator de mudança no setor. Nos últimos anos, investidores que representam mais de US$ 60 trilhões em ativos sob gestão se comprometeram a promover ações relacionadas às mudanças climáticas em seus portfólios. 

Greentech muitas vezes anda de mãos dadas com setores como energia, construção, transporte e agricultura. Embora essas áreas continuem a se beneficiar das inovações de tecnologia verde, existem campos emergentes da indústria - como inteligência artificial , aprendizado de máquina e blockchain - que também devem mudar a maneira como as tecnologias verdes são projetadas e usadas. 

Os aplicativos de IA e aprendizado de máquina são capazes de controlar e equilibrar a demanda e o fornecimento de eletricidade em tempo real, permitindo o uso e o armazenamento ideais de energia. A natureza descentralizada e a tecnologia de contabilidade do Blockchain podem servir como ferramentas para simplificar produtos de energia sustentável, que muitas vezes se envolvem em desafios de financiamento. De acordo com um relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas , o blockchain pode capacitar desenvolvedores e investidores de projetos de energia renovável a criar uma plataforma que funcione com padrões internacionais estabelecidos para due diligence e conformidade. As tecnologias verdes também poderão ser implementadas mais rapidamente e de forma mais ampla, graças à computação em nuvem e ao software. 

Até mesmo a indústria aeroespacial deve desempenhar um papel no futuro da tecnologia verde: as principais companhias aéreas que estabelecem novas metas de sustentabilidade são exemplos excelentes da adoção de tecnologias verdes pela indústria, como combustíveis alternativos, captura de carbono e muito mais. Por exemplo, a Boeing pretende tornar seus aviões comerciais capazes de voar com combustível sustentável até 2030 . A empresa também está pesquisando como produzir aeronaves movidas a eletricidade. 

Seja o que for que o futuro reserve para a tecnologia verde, com certeza veremos novas inovações em computação verde , veículos elétricos, produção de energia e reciclagem.  

Exemplos de Tecnologia Verde e Tecnologia Ambiental

Algumas das áreas de assunto mais importantes que abrangem a tecnologia verde incluem compras ambientalmente preferenciais, construção verde, química verde, nanotecnologia verde e, mais importante, produção de energia verde.

Tipos de Tecnologia Verde

A energia verde é o desenvolvimento de alternativas aos combustíveis fósseis, descobrindo novas e eficientes formas de geração de energia.
A construção ecológica leva em consideração todos os aspectos da sustentabilidade ao formar novas estruturas, incluindo materiais de construção, escolha do terreno, uso de aparelhos/equipamentos com eficiência energética e a adoção de medidas adicionais quando possível.
A química verde refere-se à invenção, projeto e aplicação de produtos químicos ou reações que têm a capacidade de substituir materiais perigosos.
A nanotecnologia verde combina química verde e princípios de engenharia verde para manipular materiais em escalas minúsculas, levando a novos meios de produção revolucionários.
A compra ambientalmente preferencial é um método de compra do governo que exige produtos criados por meio de meios de produção com eficiência energética e aqueles que contêm materiais não perigosos são comprados para uso em opções perigosas ou menos eficientes.

Produção de energia verde

A principal função da energia verde é produzir eletricidade e combustível por meio do uso de fontes de energia renováveis ​​e naturais. As tecnologias verdes estão sendo inventadas e refinadas de forma consistente para fazer melhor uso dos recursos recorrentes e aproveitar seu poder na esperança de substituir totalmente os combustíveis fósseis e as formas de produção destrutivas. 

Os métodos amplamente difundidos atuais de produção de energia verde incluem o seguinte:

Solar

Painéis solares, combinados em uma torre, colocados em um campo ou fixados em um telhado, são usados ​​para converter a luz do sol em energia elétrica por meio de componentes fotovoltaicos ou espelhos que concentram a radiação solar.
 
Biogás

Produzido durante a decomposição da matéria orgânica quando o oxigênio está ausente, o biogás é composto principalmente de metano e dióxido de carbono. O biogás pode ser comprimido uma vez que o dióxido de carbono é removido e usado para alimentar veículos motorizados. A tecnologia está se desenvolvendo para aproveitar ainda mais esses gases para reduzir o uso de combustível fóssil em maior escala.
 
Geotérmico

A energia geotérmica é produzida aproveitando o calor da Terra apenas alguns metros abaixo da superfície. As temperaturas aumentam aproximadamente 1°F a cada 70 pés, então bombas de calor e sistemas geotérmicos podem ser usados ​​para aproveitar essa energia para alimentar e resfriar espaços internos e água.
 
Biomassa

A biomassa pode ser quimicamente convertida em combustível líquido ou óleo, criando produtos tipicamente feitos de petróleo que geram eletricidade ou facilitam o transporte.
 
Poder nuclear

A energia nuclear é uma fonte de energia limpa de emissão zero que produz energia por meio da fissão, dividindo os átomos de urânio para obter energia. O calor liberado pela fissão cria vapor que gira uma turbina e gera eletricidade. A produção de energia nuclear elimina com sucesso os subprodutos nocivos emitidos pelos combustíveis fósseis, possui uma pegada mínima e produz poucos resíduos.
 
Hidrelétrica de Baixo Impacto

Utilizando represas, moinhos, aplicações de alcance de fluxo e outras tecnologias, os sistemas hidrelétricos de baixo impacto extraem energia da água em movimento. Embora a energia produzida seja limpa, os sistemas hidrelétricos existentes podem ser prejudiciais aos ecossistemas locais, por isso é necessária uma nova infraestrutura para reduzir o impacto do aproveitamento dessa energia.

Reciclagem e Upcycling

Outro componente massivo de conservação e sustentabilidade é a reciclagem e, por extensão, o upcycling. Esses setores também são candidatos ideais para serem otimizados e otimizados por empresas de tecnologia como TerraCycle , Routeware , Avangard Innovative  e RoadRunner Recycling .
 
Reciclando

A reciclagem é o resultado do projeto berço a berço e é definida como a reutilização de qualquer item após cumprir seu propósito inicial. Pode ser tão simples quanto reutilizar uma jarra como armazenamento ou levar latas de alumínio para uma instalação de reciclagem local.
 
Reutilização

Upcycling é uma forma de reciclagem que se refere à reutilização de um item para uma finalidade diferente de sua finalidade original, incluindo combinar ou transformar itens para formar algo totalmente novo. Um bom exemplo de upcycling é cortar uma garrafa de vidro ao meio e pintá-la para criar um vaso decorativo.
 
Compostagem

A compostagem tem sido usada há séculos como uma forma de transformar resíduos orgânicos de todos os tipos em fertilizante natural rico em nutrientes para a terra. Durante o processo de compostagem, as bactérias trabalham para quebrar e decompor os resíduos em compostos mais simples que são preenchidos com microorganismos e nutrientes, enriquecendo o solo e facilitando o crescimento saudável das plantas. A compostagem pode ser feita em grandes e pequenas quantidades, seja em uma fazenda ou em casa.
 
Exemplos de tecnologia verde para consumidores

Muitos imaginam que a tecnologia verde se pareça com turbinas eólicas ou fileiras expansivas de painéis solares, mas, na realidade, a tecnologia verde também pode ser comumente encontrada nos dispositivos que as pessoas usam todos os dias. À medida que mais produtores de tecnologia adotam a inovação ecológica como caminho a seguir, nossas interações tecnológicas sobrecarregam menos o meio ambiente. Alguns exemplos de greentech de consumo incluem:
 
Painéis solares

Muitos proprietários agora podem optar por afixar painéis solares em seus telhados ou colocá-los em seu quintal para gerar eletricidade. Embora o custo inicial de aquisição de painéis solares possa ser caro, a geração de energia solar  pode reduzir o custo geral da entrega de energia ao longo do tempo.
 
Veículos elétricos

A introdução de veículos híbridos e, recentemente, de veículos totalmente elétricos , em larga escala, reduz o pesado fardo da poluição por combustível fóssil produzida por veículos a gás todos os dias. Prevê-se que 45 por cento  das vendas de carros novos serão elétricos até 2035, de acordo com a análise da indústria IHS Markit.
 
Baterias de íon de lítio

As baterias de lítio tornaram-se padrão na maioria dos dispositivos eletrônicos portáteis para chegar ao mercado. Essas baterias são recarregáveis ​​e podem ser reutilizadas várias vezes, ao contrário das baterias alcalinas. A desvantagem, porém, é que as baterias de lítio podem apresentar riscos de incêndio e conter metais pesados ​​que não se decompõem. As pilhas alcalinas não possuem esses metais, mas devem ser substituídas com mais frequência, gerando excesso de resíduos inorgânicos.
 
Armazenamento na núvem

Computadores, discos rígidos e servidores domésticos ou de escritório podem consumir grandes quantidades de eletricidade e exigir recursos não renováveis, mas graças aos avanços da tecnologia, a computação tornou-se mais eficiente. Uma das inovações de maior impacto foi a criação do armazenamento em nuvem , que permite aos usuários armazenar quantidades quase ilimitadas de dados em servidores superpotentes de terceiros criados para garantir segurança e acesso rápido de qualquer lugar. Isso elimina a necessidade de ter grandes quantidades de energia ou armazenamento disponíveis e consolida essas redes de computação de consumo de energia para um número limitado de locais distribuídos.
 
Barras de energia inteligentes

Computadores e outros eletrodomésticos ainda podem consumir grandes quantidades de energia, mesmo quando não estão em uso. As barras de energia inteligentes combatem isso apresentando tomadas especialmente projetadas que restringem a energia que está sendo usada, a menos que a tomada registre um sinal “ligado” do aparelho.
 
Termostatos Programáveis

Esses termostatos podem ser controlados por smartphones para alterar a temperatura de uma casa a qualquer momento. Reduzir o calor ou desligar o ar condicionado reduz o uso de combustíveis fósseis e eletricidade, levando a custos mensais mais baixos e melhor preservação de recursos cruciais.

Fonte:

Anthony Corbo
builtin

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.