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O futuro dos negócios é digital e sustentável.
O futuro dos negócios é digital e sustentável.

A próxima era de transformação industrial, possibilitada pela tecnologia e dados, impactará todos os setores e remodelará a forma como operamos, interagimos e consumimos. Ele apresentará uma oportunidade para os líderes empresariais transformarem seus modelos de negócios e cadeias de valor de maneira sustentável. Isso envolverá navegar por vários riscos e navegar por um contexto complicado.

Precisamos passar por duas grandes transformações em paralelo: a transformação digital e a transformação da sustentabilidade. O digital pode não apenas tornar os negócios mais eficientes e lucrativos, mas também mais ágeis e inteligentes, ajustando-se às necessidades do consumidor e às mudanças nas condições do mercado. O advento de produtos inteligentes dará aos consumidores uma capacidade muito maior de assumir o controle com base em insights precisos para suas vidas cotidianas.

Ao mesmo tempo, os líderes empresariais precisam fazer sua parte em nossa descarbonização coletiva e na transição para uma economia mais sustentável. A mudança para uma economia de baixo carbono dependerá fortemente de inovações tecnológicas, como hidrogênio verde e captura de carbono, bem como da evolução das baterias. No entanto, a transição para energia renovável não nos permitirá alcançar reduções de carbono da magnitude necessária: produtos e serviços representam cerca de 45% das emissões globais de gases de efeito estufa, com o uso de energia respondendo pelos 55% restantes. Precisamos repensar como projetamos e produzimos ambos, a fim de fazer negócios de maneiras novas e melhores.

Na Capgemini, estamos trabalhando em experiências imersivas, que podem permitir que você visite um monumento histórico sem a necessidade de viajar pelo mundo, use a tecnologia mais recente para ampliar a inovação verde em todo o setor, regenere produtos com uma abordagem de design sustentável e descarbonize o fornecimento correntes. A IA pode ser usada para proteger a biodiversidade oceânica ou rastrear dados espaciais para monitorar o impacto das secas nas florestas.

Incorporando tecnologia digital

Dados, Nuvem, Inteligência Artificial (IA), bem como Internet das Coisas (IoT), 5G e Edge computing têm o potencial de transformar nossas economias e sociedades. Trazem mais eficiência e rentabilidade, mas também mais agilidade e inteligência para se ajustar às necessidades do consumidor. As empresas podem usar a tecnologia digital para tudo, desde o desenvolvimento de produtos até a fabricação e operações, fazendo uso de grandes quantidades de dados.

Isso será amplificado pela nova geração de tecnologias como a biologia sintética e a computação quântica, que nos permitirão encontrar respostas para problemas como nunca antes. Mas esta transformação para uma economia digital implica vários riscos como a cibersegurança, a privacidade, a ética e a inclusão digital. As empresas devem integrá-los em seu plano de transformação para evitar a perda de confiança.

Transformar modelos de negócios para “fazer mais e melhor, com menos”

Para projetar, construir e dimensionar produtos, operações e serviços que sejam mais inteligentes, eficientes, sustentáveis ​​e resilientes, os líderes empresariais precisam repensar todos os seus modelos de negócios e cadeias de valor, incorporando o digital e a sustentabilidade em tudo o que fazem. 80% dos impactos ambientais de um produto estão ligados a decisões tomadas na fase de projeto. O design de produto sustentável ou as práticas circulares, por exemplo, não apenas reduzem a pegada ambiental de um produto, mas também melhoram a eficiência de custo e uso de recursos, tornando os fabricantes mais resilientes à escassez da cadeia de suprimentos.

Hoje, muitos líderes empresariais ainda não estão claros sobre o caso de negócios para a sustentabilidade. Mas a economia de amanhã precisará dissociar o crescimento do consumo de recursos. Para prosperar nessas condições, as empresas precisam priorizar a sustentabilidade agora e torná-la uma alavanca competitiva.

Indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG)

Compreender o desempenho ESG das cadeias de abastecimento continua a ser um desafio fundamental para as empresas dedicadas a abordar a sustentabilidade de forma eficaz. Os dados geram insights acionáveis, especialmente ao apontar para uma meta líquida zero. No entanto, 45% das organizações com metas líquidas zero usam dados de emissões apenas para relatórios obrigatórios e não os incorporam na tomada de decisões.

As empresas podem usar dados para entender e prever seu impacto. Isso vai desde o gerenciamento ativo da exposição ao risco climático até a geração de relatórios sobre a conformidade regulatória e o atendimento de novas ambições de crescimento. Construir um sistema de dados de ponta a ponta que aborde indicadores ambientais, sociais e de governança é fundamental para esse esforço.

Hoje, as empresas têm os meios para projetar, construir e dimensionar produtos, operações e serviços mais inteligentes, eficientes, sustentáveis ​​e resilientes. O desafio será a rapidez com que essas transformações são alcançadas e dimensionadas. Tornar-se um negócio verdadeiramente sustentável requer não apenas uma transformação em nível empresarial e um redesenho fundamental de modelos operacionais e processos de negócios, mas também uma ampla mobilização dos ecossistemas dessas organizações.

Este artigo foi publicado pela Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos 2023 - The future of business is digital and sustainable. Here's why.

Fonte:

Aiman Ezzat
CEO , Capgemini
World Economic Forum
16/01/2023

 

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