Selecione seu Idioma

Ações de diversidade e inclusão trazem impactos positivos
Ações de diversidade e inclusão trazem impactos positivos

Ações de diversidade e inclusão no mundo corporativo trazem impactos positivos. É o mostra o estudo realizado pelo Instituto Identidades do Brasil – ID_BR. A pesquisa, sobre o impacto de ações por ambientes mais plurais no mercado de trabalho, aponta que, para cada 10% de aumento da diversidade étnico-racial dentro da empresa, observa-se uma alta de quase 4% na produtividade dos colaboradores.

Ainda segundo o estudo, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, observa-se uma adição de quase 5% na produtividade das instituições.

De todas as empresas atendidas pelo ID_BR, 48,5% fazem parte do setor de Serviços; 34,3% da Indústria; 16,2% do Comércio. Os resultados por setores econômicos apontam que, para cada 1% no acréscimo da diversidade étnico-racial das empresas do setor de serviços, em média, a produtividade dos negócios aumentou em 0,19%. Nos setores comerciais o aumento foi de 0,16%, já no setor industrial 0,15%.

Segundo a pesquisa, a melhora na produtividade das empresas que investiram em diversidade étnico-racial e de gênero são: melhorias no nível de bem-estar; composição de quadros com competências e habilidades mais diversificadas; melhorias no clima organizacional e declínio na rotatividade de funcionários, além de uma maior capacidade da organização em atrair pessoas com elevadas habilidades e competências, e priorizam ambientes de trabalho mais inclusivos e menos preconceituosos.

Os dados analisados pelo ID_BR, destacam um avanço significativo para a compreensão da abertura das instituições à diversidade e inclusão. De 2020 a 2022, mais de 60 mil colaboradores foram alcançados pelo censo Étnico-racial Interseccional do ID_BR, que é realizado anualmente.  Para a organização, esforços e investimentos corporativos, em prol da diversidade e inclusão nas organizações, podem fazer enorme diferença não somente para a criação de uma sociedade mais justa e equitativa, mas também na otimização da produção das empresas em um sistema econômico que se mostra cada vez mais competitivo e dinâmico.

Fonte:

Amanda Alvesda
CNN 

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.