Selecione seu Idioma

Recessão global em 2023 é provável para a maioria dos economistas
Recessão global em 2023 é provável para a maioria dos economistas

Os principais economistas chefes do mundo esperam uma recessão global em 2023, veem as tensões geopolíticas continuando a moldar a economia e antecipam que haverá mais aperto monetário nos Estados Unidos e na Europa. As conclusões estão na pesquisa Chief Economists Outlook, do Fórum Econômico Mundial, cuja reunião anual começou hoje em Davos-Klosters, na Suíça.

Segundo a pesquisa, quase dois terços dos principais economistas acreditam que uma recessão global é provável em 2023, sendo que 18% consideram que seja “extremamente provável” – mais do que o dobro da pesquisa anterior, realizada em setembro de 2022. Por outro lado, um terço dos entrevistados considera improvável uma recessão global este ano.

O consenso é que as perspectivas de crescimento para 2023 são ruins, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Todos os principais economistas entrevistados esperam um crescimento fraco ou muito fraco em 2023 na Europa, enquanto 91% esperam um crescimento fraco ou muito fraco nos EUA.

Isso marca uma deterioração nos últimos meses (na época da última pesquisa, os números correspondentes eram de 86% para a Europa e 64% para os EUA).

Para a China, as expectativas de crescimento estão polarizadas, com os entrevistados quase igualmente divididos entre aqueles que esperam um crescimento fraco ou forte. Espera-se que movimentos recentes para relaxar a política altamente restritiva de combate ao covid-19 no país impulsionem o crescimento, mas dúvidas esta saber o quão perturbadora será a mudança de política, principalmente em termos de seus impactos na saúde.

Neste final de semana, após muitas cobranças sobre transparência nos dados sobre a pandemia, as autoridades chinesas informaram que quase 60 mil pessoas morreram por conta da covid-19 desde que o país abandonou a política de tolerância zero, no fim de 2022.

Após um ano de forte e coordenado aperto por parte dos Banco Centrais no ano passado, os principais economistas disseram esperar que a orientação da política monetária permaneça constante na maior parte do mundo este ano.

A maioria espera mais aperto na Europa e nos EUA (59% e 55%, respectivamente). Eles observaram que 2023 provavelmente envolverá um ato de equilíbrio difícil para os formuladores de políticas entre apertar muito ou pouco.

“O atual ambiente de alta inflação, baixo crescimento, dívida alta e fragmentação reduz os incentivos para os investimentos necessários para voltar ao crescimento e elevar os padrões de vida dos mais vulneráveis ​​do mundo”, disse Saadia Zahidi, diretor administrativo do Fórum Econômico Mundial.

“Os líderes devem olhar além das crises de hoje para investir em inovação alimentar e energética, educação e desenvolvimento de habilidades, e na criação de empregos, mercados de alto potencial. Não há tempo a perder.”

Sobre a atividade empresarial em 2023, nove em cada 10 entrevistados esperam que a demanda fraca e os altos custos de empréstimos pesem sobre as empresas, com mais de 60% também apontando custos de insumos mais altos. Espera-se que esses desafios levem as empresas multinacionais a cortar custos, com muitos economistas-chefe esperando que as empresas reduzam as despesas operacionais (86%), demitam trabalhadores (78%) e otimizem as cadeias de suprimentos (77%).

Ainda de acordo com o estudo, 100% dos entrevistados esperam que as tendências geopolíticas globais continuem redesenhando o mapa da atividade econômica global, gerando novas fissuras e falhas geopolíticas. Essa mudança econômica mais ampla provavelmente repercutirá nos fluxos de comércio, investimento, mão de obra e tecnologia, criando uma miríade de desafios e oportunidades de negócios, segundo as projeções.

Embora o Relatório de Riscos Globais de 2023 do Fórum tenha considerado recentemente que a crise do custo de vida está entre os riscos mais urgentes do mundo, os principais economistas veem a crise potencialmente chegando ao seu pico, com a maioria (68%) esperando que ela se torne menos severa até o final de 2023.

Uma tendência semelhante é evidente em relação à crise de energia, com 64% esperando alguma melhora até o final do ano. Além disso, os entrevistados destacaram várias fontes potenciais de otimismo no início de 2023, incluindo a solidez das finanças domésticas, sinais crescentes de redução das pressões inflacionárias e resiliência contínua do mercado de trabalho.

Fonte:

Roberto de Lira
InfoMoney

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.