Selecione seu Idioma

5 tecnologias que as pessoas ainda não entendem e que mudam vidas
5 tecnologias que as pessoas ainda não entendem e que mudam vidas

A tecnologia pode ser incrível e pode mudar o mundo de maneiras positivas – avanços que foram feitos na medicina que salvam vidas, por exemplo, ou novos desenvolvimentos em automação industrial que nos salvam de arriscar nossas vidas fazendo trabalhos perigosos ou simplesmente desperdiçá-las em atividades rotineiras e mundanas.

No entanto, também pode ser assustador – seja por preocupações com as implicações de privacidade dos computadores e da Internet ou por medos mais existenciais, como robôs dominando o mundo e causando danos – criando emissões e poluição.

Às vezes, porém, esse medo e incerteza são simplesmente causados ​​por uma falta de compreensão. Isso nem sempre é nossa culpa, pois a nova tecnologia geralmente é apresentada a nós por profissionais de marketing ou vendedores que estão mais interessados ​​em vendê-la como uma solução para nossos problemas do que em explicar exatamente o que é e o que realmente pode fazer na realidade!

Então, aqui está uma olhada em cinco desenvolvimentos inovadores em tecnologia que emergiram no mainstream na última década. Na minha experiência, a maioria deles ainda não é bem compreendida e pode causar muitos equívocos! Então, tentarei dar uma explicação supersimples do que cada um deles realmente é, bem como esclarecer alguns dos mal-entendidos comuns que encontro!

Inteligência Artificial (IA)

Esta é talvez a tecnologia número um mais incompreendida e também aquela que causa bastante ansiedade! Certamente não estou dizendo que não seja motivo de preocupação e que quem quer usá-lo não deva ser cauteloso. Mas não se trata de construir robôs que um dia vão tirar nossos empregos ou nosso planeta!

O termo “inteligência artificial”, como é usado hoje em tecnologia e negócios, geralmente se refere ao aprendizado de máquina (ML). Isso significa simplesmente programas de computador (ou algoritmos) que, em vez de precisarem ser instruídos explicitamente sobre o que fazer por um operador humano, são capazes de se tornar cada vez melhores em uma tarefa específica à medida que a repetem continuamente e são expostos a mais dados. Eventualmente, eles podem se tornar melhores que os humanos nessas tarefas. Um ótimo exemplo disso é o AlphaGo, uma inteligência de máquina que se tornou o primeiro computador a derrotar um campeão humano no jogo de Go. Go é um jogo em que há mais movimentos possíveis do que átomos no universo. Isso significa que seria muito difícil programar um computador para reagir a todos os movimentos possíveis que um jogador humano pudesse fazer. É assim que os computadores de jogos programáticos convencionais, como os computadores de xadrez, funcionam. Mas, ao ensiná-lo a jogar Go e tentar estratégias diferentes até vencer, atribuindo maior peso a movimentos e estratégias que ele descobriu terem uma chance maior de sucesso, ele efetivamente “aprendeu” a vencer um humano.

Até cerca de uma década atrás, o entendimento da maioria das pessoas sobre IA vinha da ficção científica e, especificamente, dos robôs vistos em programas de TV e filmes como 2001, The Matrix ou Star Trek. Os robôs fictícios e as máquinas inteligentes nesses programas geralmente eram mostrados como capazes do que chamamos de “IA geral” – o que significa que eles poderiam ter praticamente todas as facetas da inteligência natural (humana ou animal) – poderes de raciocínio, aprendizado, tomada de decisão e criatividade – e realizar qualquer tarefa que eles precisassem fazer. A IA (ou ML) do mundo real de hoje é quase sempre conhecida como IA “especializada” (ou fraca/estreita) – capaz apenas de realizar os trabalhos específicos para os quais foi criada. Alguns exemplos comuns disso são combinar clientes com itens que eles podem querer comprar (mecanismos de recomendação),

Computação quântica

A maioria das pessoas pode ser perdoada por isso. Obter uma compreensão de baixo nível da computação quântica geralmente requer conhecimento da física quântica que está além de qualquer um que não tenha estudado o assunto academicamente!

No entanto, em um nível superior, também existem muitos equívocos comuns. Os computadores quânticos não são simplesmente computadores muito mais rápidos do que os computadores “clássicos” comuns. Em outras palavras, os computadores quânticos não substituirão os computadores clássicos porque são melhores apenas em uma faixa estreita de trabalhos muito especializados. Isso geralmente envolve a resolução de problemas matemáticos muito especializados que geralmente não surgem como requisitos de computação de negócios do dia-a-dia. Esses problemas incluem simulação de sistemas quânticos (subatômicos) e problemas de otimização (encontrar a melhor rota de A para B, por exemplo, quando há muitas variáveis ​​que podem mudar). Uma área da computação cotidiana em que a computação quântica pode substituir a computação clássica é a criptografia – por exemplo, proteger as comunicações para que não possam ser hackeadas, criptografia quântica segura porque há temores de que algumas das proteções criptográficas mais avançadas usadas para segurança no nível do governo possam ser derrotadas trivialmente por computadores quânticos no futuro. Mas não vai deixar você rodar o Windows mais rápido ou jogar Fortnite com gráficos melhores!

Metaverso

O primeiro lugar em que muitas pessoas teriam ouvido o termo “metaverso” teria sido o romance distópico de ficção científica de 1992, Snow Crash, de Neal Stephenson. E quando o conceito se tornou popular em 2021 após a mudança de nome do Facebook para Meta, vários artigos o vincularam a ideias encontradas no romance que virou filme com foco em realidade virtual (VR) Ready Player One. Mas, na verdade, o conceito relacionado à tecnologia hoje não é necessariamente exclusivamente sobre VR. E espero que não precise ser distópico!

O fato é que ainda ninguém sabe exatamente como será o metaverso, pois ele ainda não existe em sua forma final. Talvez a melhor maneira de pensar sobre isso seja que ele encapsula uma coleção de ideias um tanto ambíguas sobre o que a internet irá evoluir a seguir. Seja o que for, é provável que seja mais imersivo, então VR, bem como tecnologias relacionadas como realidade aumentada (AR), podem muito bem desempenhar um papel nisso. No entanto, muitos proto-metaversos e aplicativos relacionados a metaversos, como a plataforma de jogos digitais Roblox ou os mundos virtuais Sandbox e Decentraland, ainda não envolvem RV. Também é provável que seja construído em torno do conceito de persistência de várias maneiras – por exemplo, é provável que os usuários usem uma representação persistente de si mesmos, como um avatar, à medida que se movem entre diferentes mundos e atividades virtuais.

Uma vez que faz parte de nossas vidas, é possível que nem o chamemos de metaverso – assim como ninguém mais usa o termo “worldwide web”. Isso é muito bem ilustrado pelo CEO da Apple, Tim Cook , dizendo que não acha que a ideia vai pegar porque “a pessoa comum” realmente não entende o que é. No entanto, ele acredita que as tecnologias individuais que fazem parte do metaverso – como AR e VR – farão parte da evolução da internet.

Web3

Web3, como é mais amplamente utilizado hoje, refere-se a outra ideia para a evolução do “próximo nível” da internet, mas que está ligada a conceitos envolvendo descentralização, tecnologia blockchain e criptomoedas. Isso é confuso porque existe outro grupo de ideias, chamado de “web 3.0”, proposto por Tim Berners-Lee – o homem muitas vezes referido como o pai da World Wide Web. Assim como o termo “metaverso”, tanto web3 quanto web 3.0 se referem ao que a internet pode evoluir. E embora as ideias estejam um tanto relacionadas e não necessariamente mutuamente exclusivas, cada uma delas descreve coisas diferentes! Confuso? Não se preocupe, todo mundo também!

Especificamente, porém, o web3 espera uma internet onde o poder e a propriedade não sejam centralizados em grandes corporações que, em última análise, possuem os servidores onde os dados são armazenados e os programas de software são executados. Por exemplo, muitos acreditam que grandes empresas de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, dominam demais o debate público, pois, em última análise, elas controlam quem tem ou não voz. Uma rede social web3 descentralizada seria, em teoria, controlada por seus usuários e funcionaria como uma verdadeira democracia, sem nenhuma figura de Mark Zuckerberg ou Elon Musk com a capacidade de cortar qualquer um que eles achassem que não deveria ter uma plataforma.

Uma internet orientada para o metaverso poderia ser executada nos princípios da web3 – descentralizada – mas não necessariamente precisaria ser. Da mesma forma, uma internet web3 poderia ser organizada como um metaverso (com imersão e avatares como recursos principais), mas, novamente, não precisaria ser. Portanto, as ideias são visões compatíveis com o que a internet pode se tornar, mas não estão necessariamente relacionadas.

5G

A chegada de uma nova geração de tecnologia de internet móvel trouxe consigo sua própria cota de mal-entendidos. Isso inclui preocupações sobre seu possível impacto na saúde. Muitas pessoas temiam que ondas de rádio de alta potência emitidas por telefones ou mastros transmissores pudessem levar a problemas de saúde, incluindo câncer. No entanto, centenas de estudos realizados em todo o mundo por governos e organizações de pesquisa independentes não conseguiram mostrar nenhuma evidência de que isso seja verdade.

Também é um equívoco comum pensar que o 5G é uma peça única de tecnologia ou padrão que foi implementado e agora estamos apenas esperando para ver os resultados, que serão principalmente uma internet mais rápida em nossos telefones. Na verdade, o 5G é um padrão em evolução. A maior parte da infraestrutura existente hoje depende de uma forma mais lenta de 5G, que efetivamente “pega carona” na infraestrutura 4G LTE existente. É verdade que o 5G “autônomo” está sendo implementado gradualmente, o que permitirá atingir todo o seu potencial nos próximos anos. Isso incluirá permitir que muito mais usuários se conectem dentro de uma geografia física limitada, como um shopping center ou estádio esportivo, eliminando em teoria os problemas de conectividade que geralmente ocorrem em locais densamente povoados.

Fonte:

Bernard Marr
Forbes

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.