.

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

.

.

Mundo da Sustentabilidade
Campus Sorocaba da UFSCar oferece MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Campus Sorocaba da UFSCar oferece MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

O curso de especialização Master in Business Administration (MBA) em Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para a formação de nova turma, com início neste primeiro semestre de 2018. O objetivo do MBA é compartilhar conhecimentos em gestão tendo como foco a sustentabilidade, uma vez que a demanda contemporânea por produtos e serviços que utilizam recursos naturais exige uma responsabilidade socioambiental cada vez maior das instituições públicas e privadas e dos profissionais que nelas atuam.

O curso oferece disciplinas com tópicos em Economia, certificação e licenciamento ambiental, planejamento ambiental participativo, gestão de recursos, gestão de projetos e negócios, dentre outros. O corpo docente é formado por professores da UFSCar que atuam na área de sustentabilidade, além de outros especialistas e profissionais com reconhecida competência no setor.

 
Humanidade sustentável

Humanidade sustentável

Desenvolvimento sustentável significa alcançar um crescimento económico que seja largamente partilhado e que proteja os recursos vitais da Terra. Com mais de mil milhões de pessoas a não beneficiarem do progresso económico e com o ambiente a sofrer danos terríveis da actividade humanas, a actual economia global não é sustentável. O desenvolvimento sustentável exige a mobilização de novas tecnologias baseadas em valores sociais comuns.

 
Quais os principais benefícios dos relatórios de sustentabilidade para as empresas?

Quais os principais benefícios dos relatórios de sustentabilidade para as empresas?

Um bom relatório de sustentabilidade, construído dentro de regras claras, como as do Global Reporting Iniciative (GRI), é um diferencial importante para a análise da posição da empresa em seu mercado, além de ser um fator de valorização de suas ações. É também um bom instrumento de prestação de contas à sociedade, mas é, principalmente, uma excelente ferramenta que reflete a reputação de uma organização.

A pesquisa Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2017, divulgada pela empresa B3, aponta que do total de 443 empresas listadas, 147, ou seja, 33%, responderam à pesquisa, das quais apenas 13% fazem o relatório usando os critérios ODS. O estudo faz parte dos esforços da B3 para estimular as empresas listadas a publicar relatórios de sustentabilidade ou integrado os conceitos ODS, um conjunto de 17 objetivos globais definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 
Sustentabilidade do alumínio diminui desemprego e incentiva a reciclagem

Sustentabilidade do alumínio diminui desemprego e incentiva a reciclagem

O alumínio é usado na maioria dos itens do dia a dia, está presente em janelas, equipamentos tecnológicos, na indústria metalúrgica, alimentar, farmacêutica, além de ser usado em outros objetos por ser uma material maleável e resistente a corrosão. Devido sua abundância na natureza, encontrado em rochas, argila, minerais, solo e granitos, o ser humano aproveita para usá-lo da melhor maneira para facilitar seu cotidiano. Além de ser fácil achar, esse material é um produto sustentável.

Há pouco anos, as Nações Unidas criaram um programa que incentiva empresas para que produzam materiais sustentáveis com baixa emissão de carbono, previnam perdas na biodiversidade e que suas linhas de produção fizessem o mesmo.

 
App 'Mudamos' é democracia on-line, diz juiz autor da Lei da Ficha Limpa

App  Mudamos  é democracia on-line, diz juiz autor da Lei da Ficha Limpa

O juiz aposentado Márlon Reis, 47, é um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, fruto de uma das maiores mobilizações para que uma proposta de iniciativa popular fosse aprovada pelo Congresso Nacional, em 2010.

Ao longo desse processo, ele identificou as dificuldades de aprovar um projeto desse tipo. "Não tem como demonstrar autenticidade, não dá para saber se aquela pessoa realmente corresponde à assinatura que está ali."
Para ampliar a participação popular, ele se juntou ao ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade), finalista do Prêmio Empreendedor Social, para desenvolver o aplicativo "Mudamos".

Na plataforma, cidadãos propõem projetos de lei para apreciação nas Casas Legislativas. E a autenticidade da assinatura pode ser verificada pela tecnologia "blockchain" –sistema capaz de criar banco de dados único, seguro e certificado.

"O aplicativo representa uma grande inovação e um chamado", afirma. "Foram mais de 500 mil pessoas que já fizeram o download."

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 358