Parcerias

Curtir no Facebook

.

.

Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

Recicle!

.

.

Energia solar vai gerar entre 60 e 99 mil empregos no Brasil até 2018

Energia solar vai gerar entre 60 e 99 mil empregos no Brasil até 2018

Os projetos de energia solar podem resultar em pelo menos 60 mil oportunidades de trabalho até 2018. Até o momento, as usinas solares vão instalar uma capacidade de 3,3 gigawatts (GW) incluindo as previstas para serem instaladas no Brasil nos próximos dois anos, considerando os empreendimentos contratados via leilões de energia de reserva e os que foram viabilizados no mercado livre pelo Estado de Pernambuco, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O setor estima que para cada megawatt solar instalado sejam criados entre 20 e 30 postos de trabalho (diretos e indiretos). Sendo assim, calcula-se que algo entre 60 mil e 99 mil novas oportunidades de emprego deverão ser criadas com o desenvolvimento do mercado de energia solar brasileiro.

 
Estudantes criam sistema que promete aposentar ar-condicionado e ventilador

Estudantes criam sistema que promete aposentar ar-condicionado e ventilador

Viver em um país tropical como o Brasil (ainda mais agora no verão) sem ar-condicionado ou ventilador é muito difícil, não é mesmo? Provavelmente, você tem ao menos um desses aparelhos em sua casa. O problema é que eles custam cada vez mais e, como se não bastasse, contribuem para o aumento do consumo de energia.

Ao pensar nisso, um grupo de estudantes do IAAC (Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha) desenvolveu um novo tipo de material que interage com a temperatura atmosférica: a cerâmica de hidrogênio.

 
Nível do mar subiu mais nos últimos cem anos que nos três milênios anteriores

Nível do mar subiu mais nos últimos cem anos que nos três milênios anteriores

O nível dos oceanos subiu mais rapidamente ao longo do século 20 do que nos três últimos milênios, devido às alterações climáticas, indica um estudo publicado na segunda-feira, 22 de fevereiro.

Entre 1900 e 2000, os oceanos e os mares do planeta subiram cerca de 14 centímetros, por causa do degelo, principalmente no Ártico, revelaram os autores do estudo publicado na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

 
Startup aposta nos 'bike negócios' e cria cadastro nacional para bicicletas

Startup aposta nos  bike negócios  e cria cadastro nacional para bicicletas

Ao contrário dos automóveis – que podem ser identificados pelo Renavan ou placas, por exemplo – as bicicletas ainda não tinham um sistema de controle e rastreamento. Ao perceberem o problema do grande volume de roubo de bicicletas, quatro colegas de trabalho de Brasília resolveram largar os empregos que tinham para criar a Bike Registrada, uma startup voltada para um cadastro nacional das 'magrelas'.

 
Aplicativo gratuito ensina a fazer e cultivar hortas em casa

Aplicativo gratuito ensina a fazer e cultivar hortas em casa

Uma startup de Portugal aproveitou a tecnologia para facilitar a vida de quem pretende desenvolver uma horta em casa. O aplicativo Plantit – Horta em Casa dá informações e dicas práticas sobre o cultivo biológico de rúcula, coentro, salsa e morango, entre 28 variedades de hortaliças, frutas e ervas aromáticas.

Ao clicar na planta escolhida, o usuário vai aprender a cultivá-la com informações sobre a exposição solar, o tipo de solo e a estação do ano adequados, além de saber em que pratos adicioná-las.

 
Bateria da Tesla pode ameaçar rede elétrica tradicional

Bateria da Tesla pode ameaçar rede elétrica tradicional

A Tesla Motors Inc., mais conhecida por fabricar o sedã totalmente elétrico Model S, está usando a tecnologia das baterias de íons de lítio para se posicionar como líder do mercado emergente de armazenagem de eletricidade, que complementa, e até poderia chegar a ameaçar, a rede elétrica tradicional.

“Vamos lançar a bateria doméstica Tesla, uma bateria de consumo pensada para uso em residências ou empresas, muito em breve”, disse o CEO Elon Musk durante uma teleconferência de lucros com analistas, na quarta-feira.

 
Células orgânicas solares: nova tecnologia é leve e pode gerar energia solar em praticamente qualquer superfície

Células orgânicas solares: nova tecnologia é leve e pode gerar energia solar em praticamente qualquer superfície

Uma escolha ecológica: os painéis solares fotovoltaicos são uma ajuda tecnológica na luta para diminuir o impacto humano no planeta. Utilizando a própria luz solar, esses painéis trazem um estilo de vida mais ambientalmente amigável e consideravelmente mais barato, em longo prazo, para quem decide adotá-los.

Questões pouco conhecidas
Porém, apesar de proporcionar um tipo de energia renovável, sua fabricação não é nada sustentável. O processo necessita de muita energia, que, geralmente, vem da queima de carvão, liberando VOCs na atmosfera. Durante esse procedimento, o mercúrio também é um subproduto. Além de tudo isso, os painéis são feitos, principalmente, de silício - eficiente e abundante, mas que encarece o produto e pode ser perigoso se combinado com elementos químicos.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 3 de 248