Pesquise no Site

Boletim Sustentável

Preencha seu e-mail abaixo para receber nossa newsletter:

Recicle!

.

.

Mineração sustentável é possível? Tragédias recentes colocam setor em xeque

Mineração sustentável é possível? Tragédias recentes colocam setor em xeque

A mineração é responsável por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Seu produto equivale a um quinto de tudo que é exportado pelo país e o setor emprega, direta e indiretamente, 2,6 milhões de pessoas.

Depois de duas tragédias recentes causadas pelos rompimentos de barragens de rejeito de minério da Vale em Mariana e Brumadinho, que já deixaram, somadas, mais de 170 mortos e um enorme impacto ambiental, a pergunta que fica é: é possível, de fato, que a atividade de mineração seja sustentável?

 
B3 exclui ações da Vale de seu índice de sustentabilidade

B3 exclui ações da Vale de seu índice de sustentabilidade

A operadora da bolsa de valores de São Paulo, B3, afirmou que a ação da mineradora Vale será excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) a partir de 12 de fevereiro, após o desastre do rompimento de barragem de rejeitos da empresa em Brumadinho (MG), que até agora registra saldo de 157 mortos e 182 desaparecidos.

A decisão foi tomada na quinta-feira (7) e, segundo a B3, "não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia".

 
A importância de indivíduos e empresas trabalharem juntos para incrementar a sustentabilidade

A importância de indivíduos e empresas trabalharem juntos para incrementar a sustentabilidade

Muitas empresas ao redor do mundo estão mudando suas estratégias visando um novo mundo mais sustentável. A mentalidade "extrair-produzir-descartar" dominadora das últimas décadas, já encontra bastante resistência nos dias atuais. Grandes organizações já se deram conta de que é preciso mudar seu jeito de fazer negócios. Através de seus líderes, impõem objetivos dentro das suas organizações na busca de superar os desafios econômicos, ambientais e sociais com que se defrontam rotineiramente.

Podemos chamar de Liderança Sustentável esses líderes que criam oportunidades e tomam iniciativas inovadoras para a mudança.

 
Permacultura, o sistema de cultivo ecologicamente viável

Permacultura, o sistema de cultivo ecologicamente viável

Criada nos anos 1970, a permacultura propõe aliar conhecimentos ancestrais sobre a terra a saberes científicos e técnicas desenvolvidas para melhorar o manejo da terra. Para isso, é preciso observar os ecossistemas, saber ler a paisagem que os compõem, reconhecer os padrões que se repetem neles e usar os recursos (água, solo, energia) de maneira consciente, buscando o equilíbrio entre ser humano, terra e trabalho.

A permacultura envolve diversos setores da comunidade, pois utiliza conhecimentos em ciências agrárias mas também se vale de conhecimentos populares – engenharias (sanitária, ambiental, civil, mecânica etc.), arquitetura, geografia e ciências humanas, como estudos sociais. A união desses saberes é que torna o modelo da permacultura mais sustentável.

 
Liberdade, igualdade, fraternidade... e sustentabilidade

Liberdade, igualdade, fraternidade... e sustentabilidade

Há 15 anos, participava de um grupo que reunia executivos de diversas empresas. Nossa missão era decidir o posicionamento do setor sobre questões de responsabilidade ambiental. Naquela época, acreditava que o papel de uma empresa no caso de qualquer responsabilidade (social, ambiental) era uma questão de governança e compliance. Empresas deveriam cumprir rigorosamente as leis. Se isso não bastasse, que o Estado mudasse a regulação.

Mudei de ideia. Um law enforcement (aplicação da lei) não é mais suficiente quando se trata de sustentabilidade. Em um mundo no qual diariamente são publicadas previsões alarmantes sobre o aquecimento global, em que a biodiversidade está em permanente risco, em que a riqueza está cada vez mais concentrada, em um mundo em que a população urbana não para de crescer, vivendo em cidades cada vez mais poluídas, em que a água se torna rapidamente um elemento escasso, seguir as leis simplesmente não vai garantir um futuro promissor às novas gerações.

 
Sustentabilidade: que chato?!

Sustentabilidade: que chato?!

Desde a década de 70, sustentabilidade é um termo muito discutido, e eu diria que, para muitos, já está batido. Virou assunto chato, estagnado, mal entendido e mal interpretado. Muitas vezes, relacionado a um produto feio, uma falsa estratégia de marketing ou a uma sucata. Mas, calma, vamos reconstruir essa imagem juntos.

O que, afinal, é a sustentabilidade e por que ela importa? Vai mudar a minha vida? Depende. Você gosta de conforto? Gosta da sua empresa, de boa comida, de viajar, de fazer compras? Gosta de estar em um lugar limpo, seguro e planejado com inteligência para que você aproveite todas as comodidades? Hum, então você se importa e esse é o primeiro passo.

 
No futuro o chassis de um carro elétrico funcionará como bateria

No futuro o chassis de um carro elétrico funcionará como bateria

Ao mesmo tempo em que o mundo todo busca desenvolver uma cultura de proteção ao meio ambiente, os carros elétricos são uma das mais importantes ferramentas nesse processo, pois o carro é um dos maiores vilões no que se refere à poluição, já que os mais de um bilhão de carros existentes no mundo poluem de forma absurda.

Os carros elétricos funcionam sem emitir nenhum gás poluente, no entanto as barreiras para a produção em massa de carros elétricos estão impedindo que a transição para essa tecnologia ocorra de forma mais rápida.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 262